Conto, com a Reitora

Mensagem de Fim de Ano

É do lugar onde estou, imbuída das minhas vivências e crenças, que hoje me manifesto. Também aqui escrevo como forma de compartilhar tanto o sentimento de gratidão pelas conquistas como os vários desejos que tenho para 2023: de que novos projetos sejam semeados e realizados, de que a vocação institucional de transformar modos de viver, de pensar e – principalmente – futuros, se reafirme, e de que o anseio pela justiça social e a busca por minimizar o sofrimento se mantenham.

Conquistas acadêmicas variadas abrilhantaram a trajetória de professores e estudantes, contribuindo para a construção da história e do legado do Centro Universitário, como Instituição que se comprometeu, em cada dia de 2022, a trabalhar com excelência e dedicação ao próximo.

Livros foram lançados, palestras ocorreram e uma delas, de grande importância para o UNIFAI, foi a proferida pelo embaixador e ex-ministro, Rubens Ricupero, sobre o Bicentenário da Independência do Brasil. Ele que é autor de vários livros, e no intuito de continuar contribuindo, gentilmente, enviou um texto que poderá ser acessado pelo link, ao final desta página.

No mês de outubro, o UNIFAI recebeu a visita virtual in loco, de comissão do MEC, com o intuito de avaliar o curso de Bacharelado em Filosofia, para fins de reconhecimento. Com alegria, sensação de dever cumprido e ânsia pelo contínuo aperfeiçoamento, recebemos o resultado (da nota 4), o que colocou o referido curso entre as melhores do Brasil.

Complementarmente, a avaliação externa do Guia Quero | Estadão da Faculdade de 2022 apontou bons resultados para a Graduação, reafirmando a busca pela qualidade acadêmica. Receberam 4 estrelas os cursos de Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Filosofia (Bacharelado e Filosofia), Pedagogia, Serviço Social. Aos cursos de Administração Direito e História foram atribuídas 3 estrelas.

Ainda neste ano, o UNIFAI teve seu projeto selecionado para o Programa de Residência Pedagógica, da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com foco no aprimoramento da formação dos estudantes nos cursos de Licenciatura em História e em Pedagogia. No fim de 2022, os alunos participantes, designados residentes, receberam o primeiro pagamento da bolsa, pela participação no Programa.

Concorremos também ao Edital do PARFOR, que é o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, voltado para os docentes da rede pública de ensino, e tivemos o mérito do projeto reconhecido, com a concessão de vagas para o curso de História.

Neste ano estreamos com reuniões e tratativas com diferentes Instituições, de Portugal, da Argentina, do Uruguai e de Jerusalém, com vistas à internacionalização, e o primeiro convênio geral foi assinado com a UCU (Universidade Católica do Uruguai).

Tais notícias mostram alguns dos feitos que resultam do investimento, de tempo e de energia, em trabalho diário e em projetos que foram ganhando corpo em 2022. Contudo, é impossível narrar todas as conquistas em um só texto ou ser justa se optasse por agradecimentos nominais. Assim sendo, reitero a minha gratidão pelas pessoas com as quais trabalhei, que fazem parte dos vários departamentos e setores, dentro do UNIFAI, da Fundação São Paulo e da PUC/SP, com que sempre interagimos, trocamos, obtivemos conhecimento e experiência. Agradeço aos diferentes atores que fazem o UNIFAI brilhar e se manter vivo, dentro dos diversos cursos da Instituição, em seus diferentes níveis, professores e alunos, além dos prestadores de serviços.

De novo: do lugar que ocupo e das crenças que tenho, à frente de uma Instituição Confessional Católica, revestida da fé que me anima a seguir em frente, revitaliza os meus dias, me encoraja nos momentos de fragilidade e me conforta diante dos insucessos, desejo a todos um Feliz Natal. Que o nascimento do Deus menino nos abrace e renove a nossa fé, as nossas esperanças e o desejo de seguir no caminho do bem, do amor e da caridade. Que em 2023 possamos ser luz na vida das pessoas e façamos o nosso UNIFAI brilhar cada vez mais.

Profa. Karen Ambra

São Paulo, 23/12/2022

Imagem de uma mulher branca, loira de cabelos lisos, sorrindo com um fundo escuro.

Profª. Drª. Karen Ambra

Reitora do Centro Universitário Assunção - UNIFAI