Banca para apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) do Curso de Administração

EDINEIDE MARIA DE OLIVEIRA

As bancas examinadoras de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC  do curso de Administração eram destinadas apenas para os alunos indicados pelos orientadores, porém alguns alunos, coordenação e professores acreditaram ser importante que todos os discentes apresentassem a sua produção acadêmica a qual celebraria o encontro do corpo docente e discente da instituição.

Os trabalhos foram apresentados no período 02 a 08 de dezembro de 2010 respeitando a disponibilidade dos professores, que foram muito receptivos para atender aos alunos e à coordenação no tocante à leitura e contribuições para os trabalhos. Os trabalhos apresentados estimularam a iniciação científica, e proporcionou aos alunos um novo conhecimento sobre o tema escolhido. A grande maioria dos alunos informou que não sabiam que seria tão gratificante a apresentação dos trabalhos, e se soubessem da importância gostariam de ter tido mais tempo para aprimorar os capítulos.

Para que o evento acontecesse foi necessária uma organização minuciosa, bem como desafiadora.  Contamos com a dedicação dos seguintes alunos: 4º semestre turma A: Erika Domingo Teixeira, Rubens José da Silva, Tamiris Domingos dos Santos e Wilton Isuhio Suzuki Wilton; turma B: Dayane Ap. da Rocha, Frederico Martins de Camargo, Henriete Magnabosco, Jaqueline Araújo Serafim, Joyce Lima de Andrade e Sérgio Agostinho Asbahr; turma C: Bianca Giulia P. de Lima, Bruno Carlos dos Santos, Raquel Amorim do Vale, Rosana Maris Palmieri, e Roberto Rosário da  Silva; 6º semestre turma A: Ana Rybarczyk, Daiana Freitas Cavin, Patrícia Menezes dos Santos e Reinaldo Sabia. Também tivemos a participação da turma única do 8º semestre do curso de Ciências Econômicas: Andreza Torres Gualceroni, Fernanda Abrahão Kleinfelder e Marcela Constantino Borges. A equipe foi liderada pela aluna Maria Cristina Dalberto, do 8º semestre turma A, auxiliada pela aluna Marta da Rocha, do 8º semestre turma C. A equipe organizadora foi dinâmica, criativa e capaz de solucionar quaisquer desafios. O evento concentrou  24 salas no  total, em média 5 salas por noite, com cerca de 3 a 5 apresentações por sala, que resultou num total de  92 trabalhos apresentados.

Contamos com a participação dos seguintes professores: Adriano Antônio Postal, Alessandra Hissa Ferrari, Aline Bento, Alvair Silveira Torres Junior, Ana Maria Nunes Gimenez, Antonieta Freitas, Antônio de Oliveira Siqueira, Carlos Alberto Alves Quintino, Claudemir Gimenez, Edneide Maria de Oliveira, Eurípedes Paziani, Fabiano Fernandes Perecin, Fernando Vidoi Barboza, Hellinton Hatsuo Takada, João Aparecido Dantas, José Emílio Laporta, José Ricardo Verrengia, Lindenberg Isac da Silva, Miroel Gonzalez, Mônica Batista Peruzzo, Orivaldo Aparecido Soares, Paulo Cezar Sericow, Regiane Balestra Vieira, Renato Manzini Camargo, Ricardo Marques, Roberto Kovacsik, Rodrigo Lopes Nabarreto (convidado),  Rogério Alexandre G. Sousa, Sandra Vicentina C. Rabaça, Sidney Antônio Longhini, Simone Ziantonio Proetti, Telma Nunes de Oliveira Ximenes, Terezinha de Jesus N. G. Coelho, Vanessa Beatriz Bortulucce e Vera Lúcia de Jesus.

Os professores orientadores dos trabalhos foram: Aline Bento, Ana Maria Diniz Rosalini, Jacqueline de Oliveira Lameza, Marco Antônio da Silva, Maria Cecília Lima, Maria Luiza Abrantes, Sidney Antônio Longhini, Renato Manzini Camargo, Ricardo Marques e Roseli Gabriel.

Alunos de outros cursos, familiares e pessoas da comunidade compareceram para assistir às apresentações dos trabalhos acadêmicos, tornando o evento grandioso.

Assuntos apresentados: Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável na Visão da Empresa Natura, Qualidade de vida nas organizações,  Marketing, Franquias, Integração da Pessoa com Deficiência Auditiva no Mercado de Trabalho, Uso do Business Intelligence como Ferramenta para Tomada de Decisão em Investimentos, A Importância do Feedback Relacionado à Janela de Johari na Comunicação Empresarial, todos muito elogiados pelos membros das bancas:

Os alunos romperam barreiras, visto que realizaram uma exposição segura, mostrando que participaram da pesquisa e da elaboração do trabalho, pois responderam adequadamente as argüições dos membros das bancas examinadoras.

Parabéns à todos os alunos e professores que participaram desse acontecimento importante, visto que é uma etapa muito significativa para a vida acadêmica.