Cinema e Debate | Unifai Pular para o conteúdo principal

Cinema e Debate

No sábado, dia dezenove de março, teve início o projeto Cinema & Debate, organizado pelos profs. Neide Boëchat, Sidnei Vares e  José Rubens Demoro. O filme apresentado nesse primeiro módulo, cujo tema trata da Revolução Francesa, foi "A Queda da Bastilha" dos diretores Jack Conway e Robert Z. Leonard. O evento contou também com a participação de uma mesa redonda composta pelos profs Kátia Curtis do curso de História, pelo Prof. Luiz Santiago, Mestrando em cinema e com o Prof. Hermógenes Saviani da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cujos comentários foram muito esclarecedores. A tarde contou com a presença dos alunos provenientes de diversos cursos do UNIFAI, de alunos  e professores provenientes de outras instituições de ensino e membros da comunidade que cerca a nossa instituição.

Queremos agradecer a presença de todos que nos prestigiaram e que se interessaram em fazer parte desse momento cultural e convidá-los para o nosso próximo encontro no dia 09/04 com a apresentação do filme "A Marselhesa" do diretor Jean Renoir.

Comentários  dos nossos alunos:

          "Adorei as explanações da professora Kátia que nos situou no contexto
da Revolução Francesa de forma explendorosa. O filme é maravilhoso e com uma riqueza de detalhes que, para 1935, deixa qualquer diretor atual hipnotizado. Parabéns por cada cena mostrada, pelas observações posteriores ao filme, pelos convidados e o debate". (Marcelo de Luna).
           "É de total importância, parabenizar a Professora Neide Boëchat (Coordenadora do curso de filosofia) e também os Professores Sidnei Vares e José Rubens Demoro, desta instituição, pela grande iniciativa, do projeto CINEMA E DEBATE. Projeto este voltado para uma maior aprendizagem dos alunos. Foi muito importante e providencial a introdução feita pela Professora de História Kátia Curtis (UNIFAI) que nos situou muito bem no contexto do filme. Ao término da apresentação, ouvimos o comentário competente do Professor de História  Hermógenes Saviani (Federal do Rio Grande do Sul). Foi uma grande oportunidade tê-lo conosco, prestigiando este projeto. Em resumo, quero dizer que foi muito formativo para mim, esse primeiro filme do projeto CINEMA E DEBATE". (Carlos Eduardo Garcia Pedroso (Ordem dos Padres Teatinos).Curso de Filosofia, 1o semestre - Período Matutino).