Cursos de Políticas Públicas, Educação e Espiritualidade | Unifai Pular para o conteúdo principal

Cursos de Políticas Públicas, Educação e Espiritualidade

Aos interessados em atuar ou enriquecer seus conhecimentos na área social, o UNIFAI – Centro Universitário Assunção, a Cáritas Arquidiocesana de São Paulo e a Região Episcopal Belém oferecem cursos de Extensão em Políticas Públicas, Educação e Espiritualidade.

A proposta é capacitar os educadores sociais na atuação de políticas públicas de defesa, garantia de direitos e enfrentamento das vulnerabilidades sociais, culturais, econômicas e políticas. “Os cursos permitirão não apenas um alinhamento no trabalho pastoral, político e pedagógico com crianças, adolescentes, jovens e adultos, mas um olhar humanizado e cristão às organizações que os atendem”, resume Pe. Edelcio Ottaviani, Reitor do UNIFAI e um dos idealizadores do programa.

São seis cursos de 32 horas cada, apresentando uma atualização das políticas públicas e principais legislações que regem a área social, bem como seus conceitos, políticas e desafios, noções sobre políticas de saúde, educação comunitária, espiritualidade, cidadania e inclusão e estatuto do idoso. Serão ministrados no Centro Pastoral São José – Av. Álvaro Ramos, 36, no bairro do Belém.

Cursos perfeitos para quem quer atuar na defesa da justiça social e desenvolver ações que melhorem as condições de vida de pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade social.

6 cursos:

• Politicas públicas: conceito, história e atualidade (início em 2020)
  • Educação Comunitária (início em 2020)
  • Políticas de saúde: noções gerais (início em 2020)
  • Legislação social: cidadania e inclusão (início em 2020)
  • Mediação de Conflitos (início no 2º Semestre de 2019)*
  • Gestão social  de Recursos Humanos (início no 2º Semestre de 2019)*

32 horas cada curso.

Aula inaugural: 03 de Outubro de 2019, das 18h30 às 21h30.

De 03 de Outubro à 12 de Dezembro de 2019  (todas as QUINTAS), de 18h30 às 21h30.

Encerramento: 12 de Dezembro de 2019, das 18h30 às 20h30.

*Dias e horários válidos para os dois cursos que se iniciarão no 2º Semestre de 2019.

Os cursos serão ministrados no Centro Pastoral São José, e não no UNIFAI.

O Centro Pastoral São José está localizado na Av. Álvaro Ramos, 366 (ao lado da Estação Belém do Metrô).

EXTENSÃO – PARCERIA: UNIFAI, CÁRITAS E BOMPAR

POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE

CURSO 1 - POLÍTICAS PÚBLICAS: CONCEITO, HISTÓRIA E ATUALIDADE

CARGA HORÁRIA: 32h

Objetivo: discutir os principais conceitos e políticas que pautam a atuação na área social.

• A Construção das Políticas Públicas: História e Sociedade
  • Evolução dos Sistemas de Proteção Social e sua configuração no Brasil e no mundo
  • Política de Assistência Social - História: da benemerência ao status de direito. Noção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Proteção Básica e Proteção Especial Tipificação dos serviços
  • Desafios contemporâneos para o trabalho social - Análise de conjuntura da cidade de São Paulo e do país. Levantamento dos desafios com saídas coletivas e possibilidades de superação

CURSO 2 - EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA

CARGA HORÁRIA: 32h

Objetivo: apresentar o conceito de educação comunitária e formas de intervenção para o fortalecimento da cidadania.

• Educação Comunitária: principais conceitos
  • Interface educação e assistência social
  • Educação formal e educação não formal: conceitos e exemplos de experiências exitosas
  • Educar para uma nova sociedade - cidadania e inclusão social como pilares para a construção da educação comunitária
  • O papel do educador comunitário e formas de intervenção

CURSO 3 - POLÍTICAS DE SAÚDE: NOÇÕES GERAIS

CARGA HORÁRIA: 32h

Objetivo: apresentar noções sobre a política de saúde para subsidiar a atuação na área social

• Saúde: um direito conquistado, Lei 8080. Divisão dos serviços de saúde (UBS, CAPS, etc.)
  • Saúde mental: principais conceitos
  • Noções de primeiros socorros
  • Dependência química: tipos de drogas e seus efeitos
  • Principais tratamentos

CURSO 4 - LEGISLAÇÃO SOCIAL: CIDADANIA E INCLUSÃO

CARGA HORÁRIA: 32h

Objetivo: atualização sobre as principais legislações que permeiam a área social, para instrumentalizar a atuação de diferentes profissionais.

• A Constituição Federal de 1988: a constituição cidadã, direitos sociais e princípios fundamentais garantidos pela Constituição
  • Estatuto da Criança e do Adolescente: resgate histórico do pensamento do Código de Menores e o rompimento deste paradigma com o ECA. Principais atualizações do ECA. Princípio da convivência familiar e comunitária
  • Estatuto do Idoso: concepção atual de atendimento ao idoso nas políticas públicas
  • Estatuto do Deficiente: concepção atual de atendimento ao deficiente nas políticas públicas
  • Lei Maria da Penha: tipos de violência. Feminicídio
  • Leis recentemente aprovadas e com interface na área social: Lei do Bullying e aplicação das legislações trabalhadas no cotidiano das organizações sociais

CURSO 5 - MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

CARGA HORÁRIA: 32h

Objetivo: Introduzir o aluno no universo da mediação como uma forma de solução de conflitos e melhoria na comunicação interpessoal.

CURSO 6 - GESTÃO SOCIAL E DE RECURSOS HUMANOS

CARGA HORÁRIA: 32h

Objetivo: Apresentar o conceito de gestão social, bem como instrumentalizar o aluno a melhorar sua capacidade gerencial, em especial, de organizações do terceiro setor.

COORDENADORAS

Profª. Drª. Alessandra Medeiros, coordenadora de curso de graduação em Serviço Social e pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas e Projetos Sociais do UNIFAI.

Profª Drª. Vania Ramos, professora dos cursos de Pedagogia, Serviço Social e coordenadora geral da pós-graduação do UNIFAI.