Envelhecimento Saudável: Prevenção, Tratamento e Cuidado | Unifai Pular para o conteúdo principal

Envelhecimento Saudável: Prevenção, Tratamento e Cuidado

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Aulas on-line ao vivo 

 

O curso tem como proposta oferecer uma visão ampla sobre os aspectos do envelhecimento e justifica-se pela explosão demográfica do envelhecimento da espécie humana no século XXI.

O aluno do curso de Pós-graduação em ENVELHECIMENTO SAUDAVEL: PREVENÇÃO, TRATAMENTO E CUIDADO, estuda as mudanças ocorridas no processo de envelhecimento do ser humano e procura adaptar essas mudanças para que o idoso tenha uma vida mais tranquila nos aspectos físicos, psicológicos e biológicos.

O curso visa discutir as possibilidades de envelhecimento com qualidade de vida, objetivando a identificação, a compreensão e a análise dos problemas no processo do envelhecimento.

 

 

Porque fazer o curso no UNIFAI

O curso do UNIFAI se propõe a oferecer ao profissional as ferramentas para atuar em instituições públicas e privadas na área do envelhecimento, tais como Centros-Dia, Instituições de Longa Permanência e residências para Idosos, Unidades Geriátricas em Instituições Hospitalares, Unidades de Reabilitação, Unidades de Saúde, Unidades de Cuidados Paliativos, Centros Educacionais, academias para terceira idade e Programas direcionados ao público idoso, bem como na Gestão de Negócio próprio na área da Gerontologia.

 

Público-alvo

Enfermeiros, Pedagogos, Psicopedagogos, Psicomotricistas, Sociólogos, Educadores, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Educadores Físicos e portadores de diploma de ensino superior que tenham interesse em atuar na área do envelhecimento.

 

Turmas e horários

Terças e quintas, das 19h10 às 22h45
 

Duração

3 semestres

 

Modalidade

O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.

 

Carga Horária

360 horas

 

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

clique aqui

Corpo Docente

Maria Cristina Soares Esteves

Maria Cristina Soares Esteves

Acesse o Lattes

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2009), mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP (2001) e graduada em Pedagogia pela USJT. Especialista em Formação Humana (Escola de Formadores - CRB) pela Faculdade Vicentina/FAVI (2021). Especialista em Counseling (Formação Humana em Aconselhamento) pela Faculdade Vicentina/FAVI (2015). Especialista em Psicopedagogia, Didática do Ensino Superior, Administração Escolar pela USJT. Aperfeiçoamento em Counseling terapêutico pelo IATES (2009). É docente da graduação e pós-graduação no UNIFAI desde 2004.

Corpo Docente Convidado

Andréa Moreno Pacheco

Andréa Moreno Pacheco

Acesse o Lattes

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), especialista em Psicomotricidade pela Universidade São Camilo (1994), mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006), Terapeuta Neurocognitiva pelo método Perfetti (2019). Atualmente é professora da disciplina de Clínica Psicomotora e coordenadora da supervisão clínica na pós-graduação em Psicomotricidade; professora das disciplinas de Neurociências e Motricidade e Síndromes, Transtornos, Distúrbios na pós-graduação em Neurociências, Saúde Mental e Aprendizado no Centro Universitário Assunção-UNIFAI; atua como Fisioterapeuta nas áreas de Ortopedia, Neurologia, Pediatria e Geriatria; como Terapeuta Psicomotora e Neurocognitiva, como consultora na área de Educação Inclusiva e como supervisora em Terapia Psicomotora na abordagem neurofuncional.

Foto do Prof. Me. Carlos Eduardo Vieira

Carlos Eduardo Vieira

Acesse o Lattes

Coordenador e professor da Pós-Graduação em Neurociências, Saúde Mental e Educação do Centro Universitário Assunção - Unifai. Professor do Unifai: Psicopedagogia e Psicomotricidade. Extensão em Maturidade. Professor do Unisal: Centro Universitário Salesiano/SP: Pós-graduação em Neurociências e Educação, Cursos de Extensão e da Idade Ativa. Professor Centro de Estudos do Colégio Santa Maria - Prisma - Formação de Professores nas áreas de Neurociências, Saúde Mental e Educação. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento: Mackenzie. Psicanalista: Formação pelo IBP/SP. Especialização em Medicina Tradicional Chinesa: Acupuntura. Extensão Universitária e Aperfeiçoamento em: Pilates, RPG, Hidroterapia, dentre outros. Graduação em Educação Física. Graduação em Fisioterapia. Atendimentos clínicos em psicanálise, acupuntura, rpg. Áreas de pesquisa: Neurociências, Saúde Mental, Educação.

Foto da Profa. Esp. Carla Santos Tenório

Carla Santos Tenório

Acesse o Lattes

Psicóloga clínica CRP 114655 (2013 - atualmente). Professora do curso de Pós-graduação em Neurociências, saúde mental e educação, Psicopedagogia Clínica e Escolar e Psicomotricidade, todos no UNIFAI. Psicóloga com especialização em Psicologia Junguiana pela FACIS (2015). Docente em cursos de formação técnica profissional - Global Mackenzie (2015 - 2020) Autora do livro: Sobre viver o combo da vida (2019). Atuação na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, em projetos que foram publicados em congressos e em livro e sobre Treinamento, Desenvolvimento e educação de pessoas (2008-2015), Autora do cap. 1 do Livro: Temas em educação corporativa - "Perfis Psicológicos no treinamento e desenvolvimento de pessoas" (2014) Colunista de artigos voltados para a educação corporativa e a saúde dos trabalhadores na revista digital Norminha (2014-2017) Parceria com uma consultoria que atua em treinamentos na área de Psicologia e Gestão por competências (2009-2015) Atuação por 06 anos em HSE (Higiene, saúde & segurança do trabalho e meio ambiente), diretamente envolvida no projeto (2011) e implantação (2012) do sistema de gestão ambiental e certificação ISO14001 (2014). 

Carlos Lima Rodrigues

Carlos Lima Rodrigues

Acesse o Lattes

Possui Doutorado em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública/USP (2013), tese com foco no tema envelhecimento e sexualidade. Mestrado em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), dissertação com foco nos temas aposentadoria, envelhecimento, masculinidade, gerontologia e velhice. Tem experiência na área de Psicologia, gestão e elaboração de políticas públicas direcionadas a pessoas idosas. Atualmente é Vice-Presidente do OLHE - Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento, atua como professor em cursos de formação para Cuidadores de Idosos, e cursos de Especialização em Gerontologia. Implantou e foi Gerente do Programa Acompanhante de Idosos - PAI - de 2008 a 2017, e do Programa Acompanhante de Saúde da Pessoa com Deficiência - APD, de 2010 a 2017, na Associação Saúde da Família em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde/SP. Foi Coordenador do Plano Estadual para a Pessoa idosa de São Paulo - Futuridade, na Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (2007/2008). Foi Gerente do Projeto Agentes Idosos de Prevenção às DST/AIDS para pessoas idosas. Tem experiência em atendimento clínico a adultos e idosos, e também em Saúde Pública e Promoção da Saúde atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde pública e envelhecimento; Sexualidade e Envelhecimento; Violência contra a Pessoa Idosa. Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CETCC (2017)

Foto do Prof. Marco Antonio Gomes Del’Áquilla

Marco Antonio Gomes Del’Áquilla

Acesse o Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1989), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005) e doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Atualmente é rpa da Universidade Cruzeiro do Sul, rpa - Núcleo de Formação Profissional Irene Maluf - F.I. Ciencias Sociales, rpa da Fundação São Paulo/UNIFAI, professor convidado do Instituto Saber, professor do Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental, pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor da Universidade Paulista, colaborador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento e colaborador - Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neuroimagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, connectivity, anatomia cerebral, avaliação e sistema nervoso central.

Marília Anselmo Viana da Silva Berzins

Marília Anselmo Viana da Silva Berzins

Acesse o Lattes

Possui graduação em Serviço Social - Faculdades Metropolitanas Unidas (1983) e mestrado em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2009). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Assistente social. É Presidente de ONG - Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE). Desenvolve pesquisas na área de Gerontologia e violência contra a pessoa idosa. Presta consultoria e assessoria a municípios e empresa na área de gerontologia. Palestrante em diversos eventos da área do envelhecimento. Membro Suplente do Conselho Estadual do Idoso de SP. Membro do ILC-Brasil - Centro Internacional da Longevidade. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção São Paulo. Autora de livros e capítulos sobre velhice e envelhecimento. Professora em cursos de pós-graduação em gerontologia. Membro do Canal Youtube O Que Rola na Geronto. Funcionária pública aposentada da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Ficou com dúvidas?