História e Pensamento Medieval | Unifai Pular para o conteúdo principal

História e Pensamento Medieval

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Aulas on-line ao vivo 

 

O curso apresenta uma abordagem histórica, sociológica, filosófica e teológica, com foco na Idade Média e nos elementos que norteiam o processo civilizatório que marcou o Ocidente por mais de mil e quinhentos anos. Além de apresentar ênfase na história do cristianismo e nos modos de vida naquele período, o conteúdo mostra a influência do pensamento judaico-cristão na cultura, destacando os principais centros urbanos e patrimônios religiosos, universidades e o sofisticado pensamento filosófico sob a influência Patrística e Escolástica. E também, apresenta enfoque ao papel social e familiar das mulheres nessa sociedade patriarcal e às representações simbólicas do período medieval.

 

Porque fazer o curso do UNIFAI

O curso conta com um corpo docente qualificado, composto por mestres e doutores especializados na história e no pensamento Medieval e oferece um conteúdo rico em propostas para pesquisa, artigos e trabalhos de pós-graduação stricto-sensu, além da ampliação de tendências historiográficas e novas perspectivas dos Estudos Medievais.

 

Público-alvo

Graduados na área de Ciências Humanas, professores, pesquisadores e demais interessados no tema que possuam ensino superior. 

 

Turmas e horários

Sábados, das 7h30 às 14h30
 

Duração

3 semestres

 

Modalidade

O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.

 

Carga Horária

360 horas

 

 

Observações

Depoimentos

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

clique aqui

Corpo Docente

Antonio Ruzza

Acesse o Lattes

Possui graduação em Filosofia pela USJT (2005) e pós-graduação em "Formação de docentes para o ensino superior" pelo UNIFAI (2006). É Mestre em Filosofia, linha de pesquisa "Epistemologia da Política e do Direito", pela USJT (2007). É Doutor em Filosofia, linha de pesquisa "Questões temáticas da Filosofia das Ciências Humanas" pela PUC (2018). Possui também graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Politécnico de Torino (Itália). Publicou 4 livros na área de Filosofia: Rousseau e a moralidade republicana no Contrato Social (2010); Em nome das luzes: um desafio à religião (2012); A crítica de MacIntyre à Modernidade: Liberalismo, Individualismo e teorias da Justiça (2018); Dois Ensaios. Populismo. Antissemitismo (2021). Atualmente é professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em “Pensamento Político Contemporâneo”, além de atuar na Graduação (Licenciatura e Bacharelado).

Jean Rodrigues Siqueira

Jean Rodrigues Siqueira

Acesse o Lattes

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017) e Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (desde 2020), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Licenciado em História pelo Centro Universitário Nove de Julho (2007) e Bacharel em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2001). Atualmente é professor do curso de Graduação em Filosofia do Centro Universitário Assunção e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização, Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo” da mesma instituição. 

Rodrigo Pires Vilela da Silva

Rodrigo Pires Vilela da Silva

Acesse o Lattes

Coordenador dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia do Centro Universitário Assunção (UniFAI); Coordenador da Pastoral Universitária da PUC-SP (2016 - atual); Professor de Patrologia, Latim e Grego na Faculdade de Teologia da PUC-SP (2016-atual), também de Grego Clássico, Filosofia Patrística e Filosofia Medieval do Centro Universitário Assunção (UniFAI)(2016-atual); professor no curso de Especialização em História e Pensamento Medieval (2017-atual) no Centro Universitário Assunção (UniFAI). Na PUC-SP, membro do CONSUN (Conselho Universitário da PUC-SP), do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da PUC-SP); do CECOM (Conselho Comunitário da PUC-SP); e do Comitê de Ética da PUC-SP. Tradutor de textos patrísticos e medievais em latim, grego, copta e siríaco, com pesquisa nessa área. Doutor em História da Ciência pela PUC-SP(2020), Mestre em Ciências Patrísticas pelo Instituto Patrístico de Roma (2015); Mestre em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade de São Paulo (2014); Bacharel em pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2002).

Thiago Rodrigues

Thiago Rodrigues

http://lattes.cnpq.br/9987473970854660

Realizou pesquisa de Pós-doutorado (2020-2022) pela Universidade de São Paulo - USP sob a supervisão do professor Franklin Leopoldo e Silva. Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2018 e 2012, respectivamente). Especialista em Filosofia Contemporânea e História pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2010). Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2008). Professor e coordenador dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea", "História e Pensamento Medieval", "Pensamento Político Contemporâneo" (UNIFAI). Professor dos cursos de graduação em Filosofia, Pedagogia e História (UNIFAI). Autor dos livros "Fenomenologia crítica, filosofia e literatura: uma incursão nos primeiros textos de Sartre" (2014) e "A necessidade do ensaio: o ensaio como experiência filosófica" (2023). 

foto da Profa. Vanessa Beatriz Bortulucce

Vanessa Beatriz Bortulucce

Acesse o Lattes

Historiadora da imagem, da arte e da cultura. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Líbero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nas áreas da cultura do século XX: Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, arte e política. No ensino e na pesquisa, também desenvolve estudos nas seguintes áreas : Educação (História da Educação, Sociologia da Educação), Cultura de Massa, História da Cultura, História Contemporânea. Pesquisadora e curadora independente. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e do ICOM Brasil.

Corpo Docente Convidado

Diego dos Anjos Azizi

Diego dos Anjos Azizi

Acesse o Lattes

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com ênfase em história da filosofia moderna e ética e filosofia política. Pós-graduado (especialista) em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). Doutorando em Filosofia pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização e Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo” da mesma instituição. Diretor e professor do Instituto Welt_Abaeté. 

Douglas Rodrigues Barros

Douglas Rodrigues Barros

Acesse o Lattes

Psicanalista e participante do Fórum do Campo Lacaniano. É doutor em ética e filosofia política pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor filiado ao Laboratório de experiências coloniais comparadas, ligado ao Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização e Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo”. É escritor com três romances publicados e autor dos livros Lugar de negro, lugar de branco? Esboço para uma crítica à metafisica racial, Hegel e o sentido do político e Racismo. 

Edson Dognaldo Gil

Edson Dognaldo Gil

Acesse o Lattes

Mestre em Filosofia (PUC-SP) e bacharel em Administração de Empresas (ESAN/FEI). Formação em pedagogia Waldorf no Witten/Annen Institut für Waldorf-Pädagogik (1991-4), Alemanha. Tradutor (alemão e castelhano) e revisor de livros, periódico científico (Revista Cognitio – PUC-SP). Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização e Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo”. 

Sandra Lucia Lopes Lima

Sandra Lucia Lopes Lima

Acesse o Lattes

Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade São Paulo; Mestrado em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1982) e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1991). Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (1996) e Advogada. Foi Professora Titular do Centro Universitário Assunção - UNIFAI, atuando principalmente nas áreas de: Brasil Colônia, Brasil Império, Idade Média. Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "História, Civilização e Pensamento Medieval".

Said Tuma

Said Tuma

Acesse

Possuo graduação em engenharia civil pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP (1994), bacharelado em música com habilitação em piano pela Escola de Comunicações e Artes – USP (1999) e mestrado (2008) e doutorado (2016) em Artes pela mesma instituição. Meu tema principal é a escrita da história da música, com particular atenção às obras de história da música brasileira publicadas no Brasil entre 1908 e 1942. Minha abordagem do tema da História da Música se constrói sobre uma perspectiva interdisciplinar. Investigo também as relações entre a literatura e a música, desde aspectos mais estruturais como ritmo e forma, até questões ligadas à prática musical e à história do Brasil. Lido principalmente com os seguintes temas: música brasileira, nacionalismo musical brasileiro, história cultural, nacionalismo, estética musical, historiografia musical brasileira e literatura. Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "História, Civilização e Pensamento Medieval".

Ficou com dúvidas?