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Letras: Português (Licenciatura)

Sobre o Curso

Objetivo Geral

O Curso de Licenciatura em Letras - Português tem como objetivo formar professores de língua portuguesa e suas literaturas para atuar na escola básica (Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos). Sua estrutura curricular está organizada de forma a oferecer ao aluno uma formação que contemple a articulação entre a teoria e a prática, focalizando por um lado a reflexão sobre os temas abordados, as correntes de pensamento, a organização e a atuação crítica e consciente impostas pela sociedade contemporânea e, por outro, os princípios didáticos e pedagógicos do ensino-aprendizagem de língua portuguesa e suas literaturas.

Objetivos Específicos

De modo mais específico, o curso visa a uma formação em Letras que abarque, por um lado, os estudos de língua e literatura latina, os estudos literários, os estudos da linguagem e da língua portuguesa e, por outro, os estudos que contemplam os conhecimentos que fundamentam a atuação pedagógica do profissional de Letras na sociedade atual, tais como as teorias de ensino-aprendizagem mais relevantes nesse campo, as teorias de linguagem, as políticas governamentais relativas ao ensino de línguas e suas literaturas, aspectos da relação entre língua, literatura e ensino, bem como os temas transversais (PCN). Os conteúdos respectivos dos campos do saber anteriormente referidos estão organizados de forma a permitir que o aluno identifique, ao longo de sua formação acadêmica, as orientações e as possibilidades profissionais que melhor correspondam às suas aspirações, sem abrir mão, no entanto, de uma formação básica comum.

Perfil do Profissional

Competências Gerais:

● desenvolver e/ou aperfeiçoar suas capacidades de expressão oral e escrita em português, assim como a aptidão para síntese, análise crítica e elaboração discursiva em suas diversas variações;

● refletir sobre língua, literatura e patrimônio cultural e suas relações com a produção e a aquisição do conhecimento, os processos de aprendizagem e a constituição do sujeito;

● identificar as relações entre língua, literatura e cultura e refletir sobre elas;

● construir e articular um repertório epistemológico, estético e cultural fundamental para a leitura, interpretação, análise e crítica de textos de variados gêneros e registros;

● elaborar uma visão crítica e atualizada das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias;

● articular, teórica e epistemologicamente, os conhecimentos que julgar necessários nas distintas atuações profissionais que lhe serão possíveis;

● refletir criticamente sobre o papel da língua portuguesa na comunidade em que exerce a sua função de professor;

● utilizar, para fins de pesquisa na área de Letras, as tecnologias disponíveis (Resolução CNE/CP 2/2015), problematizando-as quanto a suas implicações na constituição dos objetos de conhecimento, na elaboração dos discursos e nos processos de reflexão crítica e de construção histórica do conhecimento.

Habilidades Específicas:

● domínio de ferramentas e recursos de análise crítica da língua portuguesa em suas diferentes modalidades, oral e escrita, nos registros formal e informal;

● compreensão crítica das condições de uso e capacidade de domínio da norma culta da língua portuguesa nas suas manifestações oral e escrita, nas perspectivas sincrônica e diacrônica, bem como a compreensão livre de preconceitos e estereótipos a respeito da variação constitutiva de todas as línguas naturais;

● reflexão sobre a linguagem como um fenômeno semiológico, psicológico, social, político, artístico e histórico;

● domínio de um repertório representativo das abordagens crítico-teóricas referentes às literaturas em língua portuguesa, com vistas à reflexão e abordagem crítica dos fenômenos literários de diversos gêneros e das mais variadas épocas;

● domínio e articulação de um repertório científico, estético e cultural que se constitua em ferramenta de leitura, análise, interpretação e crítica de textos de variados gêneros, considerando suas implicações para os processos de ensino-aprendizagem e de formação docente, no Ensino Fundamental II, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos;

● capacidade de relacionar, em uma perspectiva crítica de reflexão, os conteúdos básicos referentes às áreas/Unidades Curriculares de conhecimento com: (a) os fatos, tendências, fenômenos ou movimentos da atualidade; (b) os fatos significativos da vida pessoal, social e profissional dos alunos (Parecer CNE/CP nº 09/2001);

● capacidade de compartilhar saberes com docentes de diferentes áreas/ Unidades Curriculares de conhecimento, e articular em seu trabalho as contribuições dessas áreas (Parecer CNE/CP nº 09/2001);

● articulação teórico-epistemológica de conhecimentos linguísticos, literários, pedagógicos e aqueles advindos da experiência, com o domínio dos conteúdos, métodos e práticas pedagógicas que permitam a constituição de objetos de ensino/estudo, sua reelaboração e a aprendizagem, considerando os diferentes níveis de ensino em que poderá atuar;

● capacidade de criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos, utilizando o conhecimento das áreas ou disciplinas a serem ensinadas, das temáticas sociais transversais ao currículo escolar, dos contextos sociais considerados relevantes para a aprendizagem escolar, bem como as especificidades didáticas envolvidas (Parecer CNE/CP nº 09/2001);

● capacidade de analisar e mediar situações de ensino-aprendizagem de línguas e/ou literatura à luz de modelos teóricos que contemplem as especificidades dos objetos de 22 conhecimento da área de Letras, dos objetos de ensino elaborados no contexto escolar e as particularidades da apropriação de práticas de escrita, leitura, oralidade e análise linguística no Ensino Fundamental II, no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos;

● utilização de estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem e, a partir de seus resultados, a formulação de propostas de intervenção pedagógica, considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos (Parecer CNE/CP nº 09/2001);

● capacidade de resolver problemas, de tomar decisões, trabalhar em grupo e comunicar-se dentro da multiplicidade de saberes que compõem a formação universitária na área e a atuação do licenciado;

● utilização das tecnologias disponíveis (Resolução CNE/CP 2/2015) para fins de ensino e pesquisa na área de Letras, problematizando-as quanto a suas implicações sobre a constituição dos objetos de conhecimento, os processos de ensino-aprendizagem e a formação docente.

Em que trabalha o Profissional

Os egressos da Licenciatura em Letras - Português do UNIFAI estão habilitados primordialmente a atuar como professores de língua portuguesa e suas literaturas, trabalhando no campo dos estudos linguísticos e literários e de suas relações com a produção letrada, artística e cultural. Eles podem trabalhar na área editorial com a produção e avaliação de materiais didáticos dos mais diferentes tipos, tanto para o contexto presencial como a distância. Além disso, podem desenvolver outras atividades relacionadas ao ensino-aprendizagem prestando consultorias a instituições de diversas naturezas (bibliotecas, centros e instituições de pesquisa, arquivos públicos e privados, museus, fundações, meios de comunicação, ONG, centros culturais, centros de línguas, institutos de idiomas, etc.) e ainda ingressar em programas de Pós-Graduação para realizar pesquisas que propiciem intervenções que contribuam com a melhoria do ensino de língua portuguesa e suas literaturas no sistema educativo nacional.

DEPOIMENTOS

Matriz Curricular

Estrutura Curricular


Curso: 01345 - Letras - Português

Habilitação: 1 - Licenciado (a) em Letras - Português

Grade: 1 - GRADE 2023/1

 

PERÍODO DA DISCIPLINA CÓDIGO DA DISCIPLINA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (HORA AULA) CARGA HORÁRIA (HORAS)
1 155974 Diversidade Étnico Cultural 40 33,33
1 155978 Introdução ao Pensamento Teológico 40 33,33
1 155971 Língua Portuguesa I 80 66,67
1 155972 Línguística I 80 66,67
1 155975 Métodos e Técnicas de Pesquisa 40 33,33
1 155976 Neurociência e Aprendizagem 40 33,33
1 155977 Práticas Ped. Orientadas: atividades científico cultural e caracter. do campo educacional 40 33,33
1 155973 Teoria da Literatura I 40 33,33
2 156206 História da Arte e da Cultura 40 33,33
2 156202 Introdução ao Latim 80 66,67
2 156205 Língua Portuguesa II 80 66,67
2 156204 Linguística II 40 33,33
2 156207 Oficina de Didática: Trajetória Histórica e Formação do Professor 40 33,33
2 156243 Práticas de Multiletramento: Mídias e Linguagens 40 33,33
2 156208 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 40 33,33
2 156203 Teoria da Literatura 40 33,33
3 156209 Língua Portuguesa III 80 66,67
3 156210 Línguística III 40 33,33
3 156211 Literatura Brasileira I 80 66,67
3 156215 Literatura Portuguesa I 40 33,33
3 156259 Mediação e Resolução de Conflitos no Ambiente Escolar 40 33,33
3 156212 Oficina de Didática: Reflexões da Docência 40 33,33
3 156213 Oficina de Produção de Textos Acadêmicos 40 33,33
3 156214 Práticas e Técnicas Assistivas à Inclusão 40 33,33
4 156219 Fundamentos da Ética Natural e Direitos Humanos 40 33,33
4 156217 Língua Portuguesa IV 80 66,67
4 156216 Literatura Brasileira II 80 66,67
4 156260 Literatura Infantil e Prática de Contação de História 40 33,33
4 156220 Literatura Portuguesa II 40 33,33
4 156218 Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas I 40 33,33
4 156221 Oficina de Entendimento e Elaboração daPrática do Processo Avaliativo 40 33,33
4 156222 Política Educacional e Organização da Educação Brasileira 40 33,33
5 156262 Ação Cultural em Bibliotecas 40 33,33
5 156227 Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 40 33,33
5 156224 Língua Portuguesa V 80 66,67
5 156263 Linguagem Audiovisual 40 33,33
5 156223 Literatura Brasileira III 80 66,67
5 156226 Literatura Portuguesa III 40 33,33
5 156225 Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas II 40 33,33
5 156261 Noções de Direito 40 33,33
6 156228 Ambiente e Sustentabilidade 40 33,33
6 156265 Editoração 80 66,67
6 156264 Filosofia da Linguagem 80 66,67
6 156229 Fundamentos da Redação Persuasiva 40 33,33
6 156230 Língua Portuguesa VI 40 33,33
6 156231 Literatura Brasileira IV: Oficina Literária 40 33,33
6 156232 Literatura Portuguesa IV 40 33,33
6 156233 Planejamento e Produção de Eventos 40 33,33
7 156235 Análise do Discurso I 40 33,33
7 156267 Ensino Híbrido e Metodologias Ativas 40 33,33
7 156236 Estudos Clássicos 40 33,33
7 156266 Linguagem de Documentário 40 33,33
7 156237 Literatura Brasileira V 80 66,67
7 156234 Literatura Comparada I 80 66,67
7 156238 Literatura Portuguesa V 40 33,33
7 156239 Oficina de Literatura Juvenil 40 33,33
8 156246 Análise do Discurso II 80 66,67
8 156240 Atividades Complementares/Orientação 10 8,33
8 156241 Estágio Supervisionado 40 33,33
8 156270 Intervenção Preventiva e Curativa na Escola 80 66,67
8 156244 Literatura Comparada II 80 66,67
8 156245 Literaturas e Culturas de Expressão em Língua Portuguesa 80 66,67
8 156269 Oficina de Oratória 40 33,33
8 156268 Podcast: Técnicas de Sonorização e Roteirização 40 33,33
8 156242 Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação 40 33,33
    Produção e Apresentação de TCC 40 33,33
    Atividades Complementares 240 200,00
    Estágio in loco 480 400,00
    Carga Horária Total do Curso 4.050 h/a 3.375 horas

Corpo Docente

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Por que fazer o curso no unifai

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