Pedagogia (Licenciatura) EAD | Unifai Pular para o conteúdo principal

Pedagogia (Licenciatura) EAD

Sobre o Curso


O Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância - tem como proposta a formação de futuros professores, coordenadores e gestores para atuar em espaços escolares e não escolares, que possam efetivamente desempenhar papéis que contribuam para o crescimento e desenvolvimento infantil, de adolescentes e de adultos, tornando-os profissionais conscientes, para exercer atividades educativas de qualidade e buscar a excelência na sua atuação profissional.

Com relação à docência na Educação Básica, o profissional estará capacitado para ser mediador do processo de aprendizagem de seus alunos e da produção de conhecimento, compreendendo e preparando os alunos dentro de condições didáticas fundamentais à educação escolar de qualidade.

A Matriz Curricular do Curso proporciona ao aluno domínio dos princípios e métodos de ensino, que são primeiramente embasados em conhecimentos históricos, antropológicos, psicológicos, linguísticos, políticos, econômicos filosóficos, sociológicos e ecológicos, bem como as dimensões administrativas e pedagógicas da escola. De modo que possa planejar, avaliar e executar as atividades educativas que resultem em efetivas aprendizagens.

O currículo traz embasamento humanista/crítico, estimulando o pensar e intervir na sociedade, provocando reflexões para um posicionamento contra as desigualdades sociais, entendendo o processo educativo como propulsor da garantia de oportunidades iguais a todos. Por meio da formação específica, o curso oferece subsídios ao educador para que possa fazer conexões da teoria com a prática e, assim, proporcionar uma atuação transformadora nos ambientes escolares e extraescolares.

Perfil do Profissional

Polivalente e multifuncional; capacidade para lidar com situações-problema; espírito crítico e respeito às manifestações e diversidades sociais e de opinião, gênero, crença e religião; envolvimento e responsabilidade; compromisso ético para a construção de uma sociedade igualitária, seja nos espaços escolares, seja fora dele.

Em que trabalha o Profissional

Como docente...

desenvolve atividades na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e nas disciplinas pedagógicas do Curso Normal.

 

Ainda no ambiente escolar...

pode atuar na coordenação e gestão pedagógica, supervisão escolar, orientador educacional e como assistente educacional em órgãos públicos. Também estará capacitado para a elaboração de projetos educacionais de aplicação geral ou específica.

 

E nos ambientes não escolares...

Pode atuar na coordenação e direção e também, como pedagogo hospitalar e empresarial, desenvolver treinamento e seleção em RH, prestar assessoria e consultoria educacional em instituições, atuar como pedagogo social em ONG’s e atuar em editoras, museus, espaços culturais na elaboração e análise de materiais didáticos, brinquedos e outros, trabalhando em equipes multidisciplinares (sociais, mídia, etc.).

DEPOIMENTOS

Matriz Curricular

Estrutura Curricular


Curso: 00132 - PEDAGOGIA - EAD

Habilitação: 1 - LICENCIADO(A) EM PEDAGOGIA

Grade: 2 - grade 2022/1

Matriz Aplicada: 11348

 

PERÍODO DA DISCIPLINA CÓDIGO DA DISCIPLINA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (Hora Aula) CARGA HORÁRIA (Hora relógio)
1 152589 Filosofia da Educação 80 66,67
1 152590 História da Educação: da pré-história à Idade Média 80 66,67
1 152585 Introdução ao Pensamento Teológico 40 33,33
1 152586 Métodos e Técnicas de Pesquisa 40 33,33
1 152587 Oficina de Interpretação de Textos Acadêmicos 40 33,33
1 155240 Práticas Pedagógicas Orientadas: Atividade-científico cultural e caracterização do campo educacional 40 33,33
1 152591 Sociologia da Educação 80 66,67
2 152592 Diversidade Étnico Cultural 40 33,33
2 152599 Ética Aplicada à Prática Docente 40 33,33
2 152596 História da Educação: da modernidade à contemporaneidade 80 66,67
2 152597 Introdução ao Pensamento Filosófico 40 33,33
2 152600 Legislação da Educação Brasileira e as medidas socioeducativas 40 33,33
2 152595 Oficina de Didática: trajetória histórica e formação de professor 40 33,33
2 152598 Práticas Pedagógicas Orientadas: Educação Infantil e Ensino Fundamental 40 33,33
2 152593 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 40 33,33
2 152594 Técnicas de Linguagem e Comunicação para docentes 40 33,33
3 152606 Alfabetização e Letramento: concepção e perspectivas atuais 40 33,33
3 152609 Avaliação Educacional 40 33,33
3 152610 Conteúdos e Práticas na Educação de Jovens e Adultos 40 33,33
3 152608 Currículos e Programas: das teorias tradicionais às teorias críticas 40 33,33
3 152607 Fundamentos, Métodos e Práticas na Educação Infantil 40 33,33
3 152605 Mediação e resolução de Conflitos no ambiente escolar 40 33,33
3 152601 Oficina de Didática: Reflexões da docência 40 33,33
3 152603 Oficina de Produção de Textos Acadêmicos 40 33,33
3 155241 Práticas e Técnicas Assistidas à Inclusão 40 33,33
3 152604 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem: aspectos pedagógicos 40 33,33
4 152615 Alfabetização e Letramento: práticas pedagógicas e jogos de linguagem 40 33,33
4 152619 Atuação da Pedagogia em espaços não-escolares 40 33,33
4 152617 Currículos e Programas: teorias do pós-estruturalismo às pós- modernas 40 33,33
4 152614 Estudos e Desenvolvimento Sócio Emocional 40 33,33
4 152613 Fundamentos da Ética Natural e Direitos Humanos 40 33,33
4 152616 Fundamentos, Métodos na Educação Infantil: Práticas pedagógicas e perspectivas atuais 40 33,33
4 152618 Linguagem e Tecnologia aplicada à educação 40 33,33
4 152611 Oficina de Entendimento e elaboração do Processo Avaliativo 40 33,33
4 152612 Política Educacional e Gestão da Educação Brasileira 40 33,33
4 155242 Práticas para Educação Orientada: Gestão, Supervisão e Coordenação Pedagógica escolar e espaços não 40 33,33
5 152623 Coordenação do Trabalho Pedagógico 40 33,33
5 152657 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Matemática na Educação Infantil 40 33,33
5 152627 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Arte 40 33,33
5 152628 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Ciências na Educação Infantil 40 33,33
5 152625 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Língua Portuguesa na Educação Infantil 40 33,33
5 152626 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas História e geografia na Educação Infantil 40 33,33
5 152622 Gestão Escolar: práticas pedagógicas e formação de professores 80 66,67
5 150739 Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 40 33,33
5 152624 Projeto de Intervenção Preventiva no Ambiente Escolar 40 33,33
6 152629 Ambiente e Sustentabilidade 40 33,33
6 152635 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Geografia no Ensino Fundamental-Anos Iniciais 40 33,33
6 152634 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da História no Ensino Fundamental-Anos Iniciais 40 33,33
6 152637 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Ciências no Ensino Fundamental-Anos Iniciais 40 33,33
6 155243 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental- Anos Inici 40 33,33
6 152633 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Matemática no Ensino Fundamental-Anos Iniciais 80 66,67
6 152636 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Movimento Corporal 40 33,33
6 152631 Projeto de Intervenção Curativa no Ambiente Escolar 40 33,33
6 152630 Supervisão do Trabalho Pedagógico 40 33,33
7 152644 Atendimento Educacional Especializado (AEE) 40 33,33
7 152783 Ensino Híbrido e metodologias ativas 40 33,33
7 152642 Laboratório de Confecção de Materiais Pedagógicos na Educação de Jovens e Adultos 40 33,33
7 152639 Literatura Infantil e as práticas de leitura na escola 80 66,67
7 152645 Neurociência Aplicada à Educação 40 33,33
7 152652 Pensamento Pedagógico Brasileiro 80 66,67
7 152641 Projeto de pesquisa e Organização do Trabalho acadêmico 40 33,33
7 152640 Psicomotricidade 40 33,33
8 151194 Atividades Complementares/Orientação 10 8,33
8 151185 Estágio Curricular Supervisionado 40 33,33
8 152650 Gerontologia Aplicada à Educação 40 33,33
8 152648 Laboratório de materiais pedagógicos e recursos tecnológicos 80 66,67
8 152643 Oficina de Musicalização 40 33,33
8 152647 Práticas de Gestão Escolar: Projeto político-pedagógico 80 66,67
8 152646 Projeto de Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem 80 66,67
8 152651 Projetos Interdisciplinares e Transdisciplinares 40 33,33
8 152649 Resolução de problemas e o letramento matemático 40 33,33
8 151178 Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação 40 33,33
    Produção e Apresentação de TCC 40 33,33
    Atividades Complementares 240 200
    Estágio in loco 480 400
    Proj de Atend Ped e Psicoped para Crianças com Dif de Aprend 168 140
    Carga Horária Total do Curso 4.218 h/a 3.515 horas

Autorização: Decreto n°. 68.450 de 31/03/1971
Reconhecimento: Decreto Federal n.º 73.531, de 22.01.1974 (D.O.U. em 23.01.1974)
Renovação: Portaria MEC n.º 914 de 27.12.2018 (D.O.U. em 28.12.2018, Seção 1, p. 144)

Corpo Docente

Mestre(a)
18 anos e 1 mês
Horista

Ficou com dúvidas?

Por que fazer o curso no unifai

O curso de Pedagogia EAD do UNIFAI apresenta muitos diferenciais. Existe há 44 anos e formou muitos profissionais que atuam em escolas reconhecidas pelo mercado, como Instituto Presbiteriano Mackenzie, Colégio Arquidiocesano, Colégio Dante Alighieri, Colégio São Luiz, e Colégio Lumen Vitae, bem como na Rede Pública de Educação. Prima por atividades teóricas e práticas o que possibilita ao aluno desenvolver, além do conhecimento formal, habilidades imprescindíveis à função. 

Os materiais de apoio são de alta qualidade e foram elaborados por professores Mestres e Doutores do Curso de Pedagogia Presencial, contando com o domínio no conhecimento específico de cada disciplina e a experiência de anos nas diversas áreas de atuação.  

Atrelado ao curso há o Projeto de Atendimento Pedagógico e Psicopedagógico às Crianças com Dificuldade de Aprendizagem. Com ele, os alunos de Pedagogia, sob supervisão constante dos professores das diversas disciplinas da Pedagogia, podem colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. 

O aluno estará qualificado para exercer a docência na educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores do Ensino Médio, e para participar de atividades de gestão em processos educativos nas escolas e demais organizações da sociedade, como organizações não governamentais, hospitais e empreendimentos públicos ou privados que atendem crianças, adolescentes, jovens e idosos que necessitam de atendimento educacional específico.