Filosofia Judaica Medieval | Unifai Pular para o conteúdo principal

Filosofia Judaica Medieval

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Extensão

Aulas on-line ao vivo 

 

O curso Filosofia Judaica Medieval do UNIFAI, tem como proposta estudar os principais pensadores dos judeus no período medieval, a corrente racionalista do pensamento judaico, liderado por Saadia Gaon e Maimonides, bem como os representantes anti-racionalistas como Yehuda Halevi, Nachmanides e Hasdai Crescas. E, também apresentar uma primeira abordagem para a mística que floresceu na Idade Média e propiciar discussões cada uma dessas tendências e pensadores, considerando seu contexto geopolítico, relação com os grandes pensadores islâmicos e cristãos medievais.

O curso tem o objetivo de introduzir o aluno às correntes de pensamento judaicas medievais, proporcionando ao aluno um conhecimento inicial nesta área dos estudos judaicos e oferecendo aos alunos a oportunidade de conhecerem os principais expoentes do pensamento judaico do período antigo e medieval por meio de leitura de textos selecionados destes autores e, desta forma estabelecendo relação entre o pensamento judaico tradicional e a filosofia ocidental.

Inscreva-se

 

Porque fazer o curso no UNIFAI:

Somos uma instituição com mais de 50 anos, com ensino renomado e de excelência. O curso será ministrado pelo Rabino e pesquisador Alexandre Leone.

Público-alvo

Este curso é destinado para o público em geral que tenha interesse no tema abordado.

Turmas e horários

Segundas-feiras - das 20h às 22h
 

Modalidade

Aulas ao vivo e síncronas, com o uso da plataforma Teams.

 

Duração

Meses de março, abril e maio
3 meses

 

Carga Horária

20 horas

Observações

Nas aulas serão abordados os seguintes tópicos:

  • Introdução geral ao tema do pensamento judaico, em especial no período antigo e medieval.
  • O kalam, a teologia islâmica medieval.
  • A relação entre a falsafa, a filosofia islâmica medieval, e a filosofia judaica
  • Al Kindi, Al Farabi, Avicena, Al Gazali, Averroes
  • Saadia Gaon e o Kalam: Fé e razão
  • Neoplatonismo Judaico Isaac Israeli, Ibn Gabirol, As emanações do divino Yehudá Haleví A falácia da filosofia. A razão incapaz de alcançar a verdade máxima da Fé. Bahya Ibn Pakudá: os deveres do coração.
  • Maimônides: vida e obra. Seus escritos filosóficos e religiosos. Mishné Torá e o Guia dos Perplexos. A síntese com o aristotelismo.
  • A polêmica anti-maimoinidiana. Filósofos e anti-filósofos. As interdições ao estudo das obras filosóficas de Maimônides. Nahmanides
  • Gersonides, um racionalista radical. Desdobramentos posteriores do aristotelismo judaico.
  • Misticismo Judaico Medieval.
  • Hasdai Crescas As bases de suas críticas ao aristotelismo. O livro Or Hashem (A Luz de Deus). Os argumentos a favor do espaço infinito e do vácuo, a eternidade do mundo e o amor divino.
  • Panorama do Pensamento Judaico na passagem para o Renascimento: Eliah Delmedigo, Isaac Abravanel e Leone Ebreo.
  • Spinoza, o primeiro filósofo judeu moderno.

Matriz Curricular

Corpo Docente

Corpo Docente Convidado

Alexandre Goes Leone

Alexandre Goes Leone

Lattes

Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2018). Doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2008), com Pós-Doutorado em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da FFLCH - USP (2013). Master of Arts (Jewish Philosophy) pelo The Jewish Theological Seminary of America de N. York (2004), ordenado rabino pelo The Jewish Theological Seminary of America (2004). Mestre em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela FFLCH- USP (2000). Bacharel em Ciências Sociais pela FFLCH - USP (1991). Tem experiência de ensino e pesquisa na área da filosofia judaica medieval e moderna nos seguintes temas: ontologia, ética, Talmude, cultura e história medieval, com ênfase na pesquisa do pensamento judaico medieval. Destaque no estudo dos seguintes pensadores: Avicena, Averróis, Maimônides, Azriel de Gerona, Abner de Burgos, Gersonides, Hasdai Crescas, Leão Hebreu e Baruch Espinosa. Também pesquisa os filósofos contemporâneos Abraham Joshua Heschel e Emmanuel Lévinas.

Ficou com dúvidas?