Trabalho Social com Famílias | Unifai Pular para o conteúdo principal

Trabalho Social com Famílias

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Aulas on-line ao vivo 

 

A especialização em Trabalho Social com Famílias, forma profissionais para atuarem em órgãos da administração pública direta ou indireta, e em organizações da sociedade civil de diferentes segmentos (saúde, assistência social, educação, habitação etc.).
O curso é constituído por disciplinas que pretendem conduzir profissionais de diferentes áreas do saber, à compreensão sobre as transformações sociais e históricas pelas quais as Famílias passaram ao longo do tempo, assim como problematizar o tema no contexto da realidade brasileira contemporânea, considerando também sua interlocução com as políticas sociais em diferentes segmentos.

Ao concluir o curso, o(a) profissional estará apto(a) a:

  • ANALISAR as famílias a partir de fundamentos teóricos e metodológicos adequados.
  • CONHECER o contexto social e histórico de desenvolvimento do tema.
  • PROBLEMATIZAR o tema Famílias no âmbito da questão social.
  • COMPREENDER a importância do tema no contexto das políticas sociais em diferentes segmentos.
  • UTILIZAR diferentes metodologias de trabalho com famílias.
  • ABORDAR, de forma interdisciplinar, as famílias em perspectiva.

 

Porque fazer o curso no UNIFAI:

O curso no UNIFAI conta com professores mestres e doutores, que possuem ampla experiência na área de atuação profissional.

Público-alvo

Profissionais interessados(as) em aprimorar seus conhecimentos na área social, por meio da atuação junto a famílias em diferentes organizações da sociedade civil ou órgãos governamentais.

São bem-vindos, profissionais com formações diversas, tais como assistentes sociais, psicólogos(as), administradores(as), cientistas sociais, advogados(as), jornalistas, educadores, entre outros.

Turmas e horários

2ª e 4ª feiras, das 19h10 às 22h55*
*Aulas remotas e síncronas via MS Teams, às segundas e quartas-feiras, das 19h10 às 22h55 (horário de Brasília).

 

Duração

18 meses

 

Modalidade

O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.

 

Carga Horária

360 horas

Observações

Matriz Curricular

NOME DA DISCIPLINA C/H
HORAS RELÓGIO
1º SEMESTRE  
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Trabalho Social com Famílias 28
Contexto Sociohistórico das Famílias 28
Famílias e Questão Social 28
Famílias e Políticas Sociais: Particularidades no Brasil 28
2º SEMESTRE  
Expressões Contemporâneas das Famílias 28
Desafios e Possibilidades do Trabalho Social com Famílias 28
Aspectos Legais do Trabalho Social com Famílias 28
Planejamento Social e Trabalho com Família 28
3º SEMESTRE  
Estratégias Interventivas do Trabalho com Famílias 28
Abordagens Interdisciplinares no Trabalho com Família 28
Família e Território 28
Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior 28
Seminário de Pesquisa Aplicada 14
Trabalho de Conclusão de Curso 10
TOTAL DE HORAS DO CURSO 360 horas

 

Corpo Docente

Corpo Docente Convidado

Gracielle Feitosa de Loiola

Gracielle Feitosa de Loiola

Acesse o Lattes

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (2006). Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre em Serviço Social (2017) e Doutora em Serviço Social (2022) pelo PEPGSS da PUCSP, com bolsa de fomento à pesquisa da CAPES. Gestalt-terapeuta e Arte terapeuta. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade? NEPI, coordenado pela professora Dra. Maria Lúcia Martinelli, e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes - Ênfase no Sistema de Garantia de Direitos, coordenado pela professora Dra. Eunice Fávero, ambos vinculados ao PEPGSS/PUCSP. Atualmente é Assistente Social do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em exercício na Comarca de Vargem Grande Paulista/SP. Temas de estudo: Políticas Sociais para a Infância e Adolescência; Estudo Social e seus Registros: Laudos, Relatórios e Pareceres Sociais; Interface entre a área Sociojurídica e a Política de Assistência Social; Trabalho com famílias; Convivência Familiar e Comunitária.

Rita de Cassia Silva Oliveira

Rita de Cassia Silva Oliveira

Acesse o Lattes

Graduada em Serviço Social pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1985), Mestre (2001) e Doutora (2015) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP, participa como pesquisadora convidada do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente com ênfase no Sistema de Garantia de Direitos - NCASGD-PUCSP (coord. Eunice Fávero). Trabalhou como Assistente Social no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo de 1993 a 2022 e passou a atuar como perita em Serviço Social particular, cadastrada no banco de perícias do TJSP. Docente desde 2002, em cursos de graduação e pós-graduação em Serviço Social. Realiza cursos, oficinas e supervisões sobre a elaboração de estudos e perícias em Serviço Social, relatórios, pareceres e laudos em Tribunais de Justiça de vários estados brasileiros. A partir da experiência de trabalho com família, infância e juventude na área sociojurídica, vem realizando estudos, pesquisas, publicações e consultorias sobre a convivência familiar e comunitária, o sistema de garantia de direitos e as particularidades do trabalho do assistente social nessa área. Destacam-se entre essas ações, a coordenação da pesquisa sobre as instituições de acolhimento de crianças e adolescentes realizada na cidade de São Paulo em 2004, a publicação "Quero voltar para casa: o trabalho em rede e a garantia do direito à convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes que vivem em abrigos", AASPTJSP, 2007, o livro Serviço Social na Justiça de Família: demandas contemporâneas do exercício profissional (em parceria), Cortez (2019);o livro Perícia em Serviço Social (em parceria), Papel Social (2021) e a publicação Registros da Opinião Técnica, CFESS, 2022 (em parceria).

Joana Maria Gouveia Franco Duarte

Joana Maria Gouveia Franco Duarte

Acesse o Lattes

Doutora, mestra e graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e capacitação para concurso em Serviço Social. Participante em grupos de pesquisa e estudos. Consultoria, assessoria e assistência técnica em políticas públicas. Atualmente é assistente social no TJ-SP. Experiência no sociojurídico, assistência social, habitação, saúde, socioambiental e empresas.

Elizabete Terezinha Silva Rosa

Elizabete Terezinha Silva Rosa

Acesse o Lattes

Graduada em Serviço Social (1983), bacharela em Direito (1991), mestra em Serviço Social pela PUC-SP (1997) e doutora em Serviço Social pela PUC-SP (2016). Tem experiência em Serviço Social, atuando principalmente nas seguintes áreas e segmentos: serviço social no campo sociojurídico; assistência social; saúde; criança/adolescente; famílias. Conferencista em eventos, sobre temáticas referidas às áreas acima mencionadas e ao ensino de Serviço Social. Membro da direção da ABEPSS (2019-2020). Docente de Cursos de Graduação e Pós-graduação de Serviço Social (lato sensu).

Ficou com dúvidas?