
Trabalho Social com Famílias: Fundamentos e Cotidiano Profissional
Sobre o Curso
Curso de Extensão
Aulas on-line síncronas
Os assistentes sociais em seu cotidiano nos mais diversos espaços sócio-ocupacionais têm sido requisitados a enfrentar complexos desafios colocados no trabalho social com famílias na reconfiguração da proteção social contemporânea.
O curso de extensão se propõe a abordar a processualidade do trabalho com famílias e suas determinações sócio-históricas contribuindo na construção de intervenções profissionais afiançadoras de direitos tendo como horizonte a concretização da perspectiva crítica colocada no projeto ético político contemporâneo do serviço social.
Porque fazer o curso no UNIFAI
O curso visa contribuir para construção de respostas profissionais afiançadoras de direitos as famílias que são atendidas pelos assistentes sociais, na perspectiva histórico crítica, para uma atitude teórico metodológica, ético política e técnico-operativa, apreendendo a complexidade das manifestações da questão social.
Além de possibilitar condições para construção de estratégias de ação no trabalho com as famílias a partir da análise das determinações sócio-históricas das famílias e da sociedade brasileira e dos fundamentos da profissão e auxiliar o entendimento das contradições e dos interesses antagônicos que, contraditoriamente, moldam as políticas sociais brasileiras e o trabalho social com famílias, a partir da formação capitalista e do movimento dialético da sociedade e do estado.
Público-alvo
Assistentes sociais de diversos espaços sócio-ocupacionais, estudantes de graduação.
Turmas e horários
Sábados - das 09h às 12h30
Dias: 16/09,23/09,30/09,7/10,21/10,28/10,11/11 e 18/11
Prazo de matrícula: até dia 22/09/2023
Modalidade
Aulas on-line síncronas pela plataforma Teams
Duração
3 meses (agosto/setembro/outubro)
Carga Horária
28 horas
Observações
Matriz Curricular
Corpo Docente
Corpo Docente Convidado

Joana Maria Gouveia Franco Duarte
Possui graduação (2002), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É docente em cursos de graduação e pós-graduação em Serviço Social. Participação em grupos de pesquisa. Consultoria, assessoria e supervisão técnica. Experiência profissional nas políticas de Assistência Social, Habitação, Saúde, questões socioambientais e resíduos sólidos. Assistente Social no TJ-SP.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021