Aula inaugural do curso de Administração debate sobre ENADE

Professores apresentaram relatórios com notas do exame realizado em 2022, deram aula de estatística e ainda orientaram alunos quanto ao mercado de trabalho.

“A importância do ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - para o desenvolvimento socioeconômico do País”. Com essa temática, a Profa. Dra. Edineide Maria de Oliveira e os professores mestres Sérgio Serino e Anísio Medeiros, docentes do curso de Administração do Centro Universitário Assunção – UNIFAI, ministraram “Aula Magna” do referido curso para calouros e veteranos, na última sexta (15/03), das 20h30 às 22h, na sala 201 do Bloco 01. O aulão teve objetivo de bem recepcionar os alunos ingressantes à rotina acadêmica e ressaltar o quão importante o exame é para o futuro profissional do corpo discente.

Durante a aula especial, os professores orientaram os estudantes quanto à importância de se participar e se atualizar dos procedimentos governamentais e do mercado de trabalho, sobretudo com atenção redobrada para com concursos públicos que já começam a abrir processos seletivos para trainees, e o quão relevante é fazer parte do desenvolvimento da educação brasileira, estando matriculado no Ensino Superior.

“ENADE é uma oportunidade para que possamos mostrar a participação do curso de Administração, do UNIFAI, para a sociedade”, explicou a Profa. Edineide, alertando ainda que “se o aluno não participar, no ano em que é selecionado, não cola grau”.

Ao apresentarem as notas de alguns cursos do UNIFAI no ENADE, com explicações sobre dados e conceitos numéricos utilizados pelo Ministério da Educação para o exame em questão, os docentes aproveitaram a oportunidade para darem aula de estatística, introduzindo-os aos ensinamentos da “Tábua de Francis Galton”, estatístico inglês que desenvolveu ao longo de sua vida métodos de pesquisa para coleta de dados, e instruindo-os quanto à Distribuição Normal (Gaussiana), desenvolvida pelo matemático e físico alemão Carl Friedrich Gauss.

Os professores focaram também em apresentar aos alunos sobre o impacto das soft skills para a conquista e manutenção de uma vaga de emprego, as quais são habilidades extras que os profissionais devem desenvolver, que vão além das conquistas acadêmicas e técnicas da área.

“As empresas me ligam e pedem indicação de bons alunos para uma determinada vaga. Mas o que é ser um bom aluno? É aquele que sabe se relacionar, consegue ter raciocínio lógico, possui boa interpretação de texto, redige bem um e-mail, memorandos e tem competências baseadas em inteligência emocional”, esclareceu a Profa. Edineide.

Para o sucesso de toda e qualquer empreitada, seja na educação, para conquistar uma boa nota no ENADE, ou até mesmo na vida pessoal, é necessário “investimento em estratégia e planejamento”, segundo a professora. E é exatamente o que os alunos e professores do UNIFAI constroem diariamente.

“Somos uma equipe e, para sermos vencedores, precisamos de união e estratégia, visto que o conteúdo e a aprendizagem são realizados e disponibilizados, mas necessitamos demonstrá-los por meio de indicadores, uma vez que tudo deve ser medido e mensurado”, declarou ela.

Aluno(a), participe do ENADE quando for selecionado(a) e dedique-se ao exame. A nota final não será apenas do centro universitário, mas sua também. “A nota do ENADE é um cartão de visita para ser ostentado no futuro profissional. Não é uma prova à toa, é uma prova que vale para você mostrar o quanto, de fato, aprendeu”, orientou o Prof. Sérgio Serino.

Alunos acompanham a palestra-aula da professora de Administração Edineide Maria.
Calouros e veteranos acompanham a palestra-aula da Profa. Dra. Edineide Maria.