ENADE | Unifai Pular para o conteúdo principal

ENADE

 

O QUE É?

Parte essencial da tríade que compõem o  Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SiENADEnaes), o ENADE é um exame aplicado pelo INEP para avaliar o rendimento dos alunos finalistas dos cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos nas matrizes curriculares dos seus respectivos cursos, bem como a presença das competências necessárias a atuação profissional e o conhecimento da realidade brasileira e mundial.

O desempenho dos alunos na prova, consequentemente, oferece uma ferramenta para se avaliar o curso e a instituição. Seu resultado é indicador de qualidade e impacta diretamente na nota do curso ajudando a valorizar os diplomas associados à cursos bem avaliados.

Para os candidatos a ingressantes serve referência para balizar suas escolhas já que aponta as condições dos cursos e das IES. Para as Instituições fornece orientação institucional e para o governo norteia a criação de políticas públicas.

O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a conclusão do curso.
 

+ Edital - Clique aqui

+ Portaria Nº41 - Clique aqui

+ Diretrizes Formação Geral Enade - Portaria Nº298- Clique aqui

+ Diretrizes Prova Enade Administração - Portaria Nº290- Clique aqui

+ Diretrizes Prova Enade Ciências Contábeis - Portaria Nº271- Clique aqui

+ Diretrizes Prova Enade Ciêmcias Econômicas - Portaria Nº272- Clique aqui

+ Diretrizes Prova Enade Direito - Portaria Nº273- Clique aqui

+ Diretrizes Prova Enade Serviço Social - Portaria Nº291- Clique aqui

 

QUEM FARÁ O ENADE 2022?

Deverão ser inscritos no ENADE 2022 os estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado e de Licenciatura que tenham integralizado oitenta por cento (80%) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado o grau até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2022; ou aqueles que tenham previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2023.

Também deverão ser inscritos os concluintes de cursos superiores de tecnologia que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2022; ou com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2022.

logo
Em 2022 a prova acontecerá no dia 27 de novembro para os estudantes inscritos representantes dos cursos do UNIFAI de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Serviço Social.

 

 

 

COMO É FEITA A INSCRIÇÃO DOS ESTUDANTES?

A Instituição de Educação Superior (IES), por meio dos coordenadores dos cursos participantes e os Expedientes das respectivas Faculdades, deverão inscrever seus estudantes habilitados no Sistema ENADE conforme cronograma que será divulgado pelo MEC.

 

O QUE OS ESTUDANTES DEVEM FAZER?

Os estudantes concluintes inscritos deverão, obrigatoriamente, acessar o Sistema ENADE no endereço http://ENADE.inep.gov.br e realizar o cadastro de informações pessoais conforme cronograma que será divulgado pelo MEC.

O estudante habilitado, deverá identificar sua inscrição no Exame ou a ausência dela, a partir do primeiro acesso ao Sistema ENADE, estando responsável por conhecer e acompanhar os atos, editais e comunicados referentes ao ENADE 2022, informados no Portal do INEP e/ou Sistema ENADE.

Atenção! Estudantes com mais de uma inscrição em cursos avaliados pelo ENADE 2022 deverão indicar o curso para o recebimento da prova no local de aplicação do Exame conforme cronograma que será divulgado pelo MEC.

Os estudantes inscritos deverão preencher o questionário do estudante no Sistema ENADE (http://ENADE.inep.gov.br ), que dá acesso ao Cartão de Informação de Inscrição, necessário para conhecer o local de prova.

Vale lembrar:

Os estudantes concluintes que precisarem de atendimento especializado, específico e/ou tratamento pelo nome social no dia do exame, deverão solicitar essas questões conforme cronograma que será divulgado pelo MEC.

QUANDO SERÁ O EXAME?

A prova do ENADE 2022 será aplicada aos estudantes concluintes no dia 27 de novembro. Os ingressantes inscritos serão dispensados da participação.

 

Fique atento a divulgação do calendário oficial do MEC para não perder nenhum prazo!