Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Mantenedora

Mantenedora

O Centro Universitário Assunção - UNIFAI tem como entidade mantenedora a Fundação São Paulo, fundada em 10 de outubro de 1945, tendo sido seu instituidor o Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, então Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

A Fundação São Paulo é pessoa jurídica de fins não lucrativos, filantrópica e Comunitária, tendo sua sede  a Capital do Estado de São Paulo, no bairro das Perdizes, Edifício Franco Montoro, Rua João Ramalho, 182, inscrita no CNPJ/MF sob o número 60.990751/0001-24.

 

Histórico

Ao olharmos para o passado, podemos dizer que a semente da instituição foi lançada por ocasião da fundação do antigo Seminário Arquidiocesano de São Paulo, situado no bairro da Luz.

Em 1934, ao atender à demanda de melhores condições de estada e ensino para os seminaristas das dioceses dos Estados de São Paulo, do Paraná e do Rio de Janeiro, o seminário foi transferido para um amplo campus situado no bairro do Ipiranga.

Em 1965, logo após o encerramento do Concílio Vaticano II - convocado pelo Papa João XXIII por meio da Bula “Humanae Salutis” (25/12/1961) -, relevantes mudanças se fizeram sentir nas atividades pastorais da Igreja, inclusive na área de educação.

No início da década de 70, um pequeno grupo de sacerdotes, à testa do Seminário Central do Ipiranga e à luz das novas diretrizes da Igreja, fundou o Instituto Educacional Seminário Paulopolitano (IESP), sociedade civil sem fins lucrativos voltada à Educação e ao Ensino em todos os graus. Este, por sua vez, criou, em 1971, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, doravante denominada FAI (Faculdades Associadas Ipiranga). Posteriormente, as atividades da FAI foram ampliadas e direcionadas não só aos candidatos ao sacerdócio, como também aos leigos que desejavam usufruir da experiência da Instituição, dirigida sob um enfoque humanístico, calcado nos valores evangélicos.

Em julho de 2002, ao ser constituído o Centro Universitário Assunção – UNIFAI, as instalações se ampliaram, estendendo-se também para o moderno campus Vila Mariana que, a partir de julho de 2010, passou a concentrar todas as atividades da instituição.

Neste sentido, podemos dizer que o binômio TRADIÇÃO E MODERNIDADE aplica-se sem equívocos ao UNIFAI e que, ao longo dos anos, ele vem merecendo lugar de destaque entre as Instituições de Ensino Superior na cidade de São Paulo e nos municípios adjacentes.

Em janeiro de 2019, o Centro Universitário Assunção (UNIFAI) passou a ser mantido pela Fundação São Paulo, que também é a mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).