Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Histórico

Breve Histórico da Instituição

O Instituto Educacional Seminário Paulopolitano (IESP) foi fundado em 26 de agosto de 1970, para atender à política educacional brasileira e às propostas do Concílio Vaticano II presentes na Constituição Apostólica Gaudium et Spes.

A finalidade principal da fundação, baseada nos valores cristãos, é a contribuição para a formação humana da sociedade brasileira, tendo como finalidade correlata a formação do clero, de religiosos e agentes de pastoral no pleno contexto universitário brasileiro.

O nome “Instituto Educacional Seminário Paulopolitano” foi escolhido para afirmar sua íntima conexão com o Seminário de São Paulo - fundado por D. Antônio Joaquim de Melo, em 09 de novembro de 1856 – cuja história é, de certo modo, continuada pelo IESP. Esse seminário teve a primeira sede no bairro da Luz, a segunda na Freguesia do Ó e, em 1934, passou para o imóvel da Avenida Nazaré, no Ipiranga, transformado pela Santa Sé no Grande Seminário Central da Imaculada Conceição do Ipiranga. Em sua longa história, o Seminário teve a honra de abrigar, a partir de 1908, a primeira Faculdade de Filosofia do Brasil, concedida pela Santa Sé, com direito de oferecer graus acadêmicos de Licenciatura e Bacharelado. Teve o mérito de formar, além de inúmeros leigos, milhares de sacerdotes das Províncias Eclesiásticas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e de outras partes do Brasil. Com as mudanças introduzidas pelo Concílio Vaticano II, o grande imóvel do Seminário Ipiranga foi reservado e ampliado para funcionar como um novo e grande Centro de Estudos.

Assim, o IESP, em seus direitos, deveres e finalidades, implanta as Faculdades Associadas do Ipiranga – FAI, em 1970, agregando as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1973, introduz nesse núcleo as Faculdades de Administração e Ciências Contábeis, possibilitando à FAI crescer com a criação de novos cursos ao longo dos anos seguintes. Em 1980, movido pela necessidade de novos espaços que pudessem abrigar, com conforto e acessibilidade, os novos alunos interessados na qualidade dos cursos ofertados pela FAI, o IESP criou um novo Campus no bairro da Vila Mariana para abrigar, paralelamente ao campus Ipiranga, os cursos de Pedagogia, História, Letras, Matemática e Geografia. Ao longo dos anos implementou os cursos de Direito, Biblioteconomia, Serviço Social entre outros. Em 06 de julho de 2000, a FAI passa a funcionar como Centro Universitário Assunção - UNIFAI e o IESP a investir em sua ampliação. Em 2010, o UNIFAI deixa o Campus Ipiranga e transfere-se definitivamente para o Campus Vila Mariana. 

Em 2019, o Centro Universitário Assunção - UNIFAI passa a fazer parte da Fundação São Paulo, entidade sem fins lucrativos, declarada filantrópica e de assistência social.