Imersão no idioma e cultura nacionais para imigrantes e refugiados

“Curso Língua Portuguesa e Cultura Brasileira”, do Centro Universitário Assunção, proporciona acolhida, integração social e oportunidade de um novo começo a pessoas de diferentes nacionalidades.

Nova turma do curso de “Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes e Refugiados” iniciou suas atividades no último sábado (06/04), das 09h às 12h, no 4º andar, do bloco 01, no Centro Universitário Assunção. Programa está vigente desde 2016 e oferece condições de aprendizagem do idioma para o referido público, propiciando sua inserção ou ampliação da capacidade de comunicação e adaptação à realidade sociocultural do Brasil.

Na programação, conteúdos pedagógicos voltados ao aprendizado de costumes, legislação do País, regras de convivência e oportunidades de integração à sociedade, lecionados por professores voluntários, que dominam os idiomas inglês, francês e espanhol, para bem compreender as necessidades desses alunos. Tudo para contribuir com a inclusão de uma parcela de nossa sociedade a qual “frequentemente vive situações graves de vulnerabilidade social”, apontou o Prof. Dr. Leomar Nascimento de Jesus, um dos responsáveis pelo curso.

O Brasil tem muito a ganhar em inovação, diversidade cultural, saberes e desenvolvimento a partir da troca de contribuições entre essas populações, e o Centro Universitário Assunção é uma das instituições que promovem boas práticas na proteção aos direitos das pessoas refugiadas, o que impacta positivamente em sua acolhida e integração, garantindo-as oportunidade de um recomeço digno.

“O programa é expressão viva da educação ética e humanista, bem como do compromisso social do Centro Universitário Assunção. [...]como parte do trabalho da Pastoral Universitária, cumpre uma missão importante confiada por Jesus a seus discípulos, de acolher o estrangeiro: “Eu era estrangeiro e me acolhestes (Mt 25,35)”, explicou o Prof. Leomar.

Atualmente, há estudantes de nacionalidade venezuelana frequentando as aulas, mas há também afegãos e russos matriculados.

Para participar do curso, é necessário que o(a) interessado(a) apresente uma carta de encaminhamento fornecida por uma das instituições parceiras do centro universitário, como a Caritas, Missão Paz ou Centro de Apoio Pastoral do Migrante (CAMI). Nela, devem constar nome completo, CPF, nacionalidade, endereço residencial e telefone ou e-mail para contato.

Além do conhecimento, proporcionado pelo Centro Universitário Assunção, que possui estrutura física adequada e equipamentos tecnológicos de apoio ao aprendizado, os participantes recebem caderno, lápis, caneta, borracha e livro didático e, no intervalo das aulas, lanche reforçado.

Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas, contate o Prof. Leomar pelo e-mail: leomar.jesus@professor.unifai.edu.br.

Segundo a Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para refugiados no Brasil, há mais de 730 mil pessoas em necessidade de proteção internacional no País – o que representaria a 26ª maior cidade brasileira. São pessoas de mais de 160 nacionalidades que trazem consigo muitos conhecimentos e experiências.

Solidariedade, responsabilidade social e inovação para contribuir na busca de soluções para as pessoas forçadas a se deslocar: eis o compromisso do Centro Universitário Assunção.

Voluntários do curso voltado a imigrantes reunidos entorno de uma mesa debatendo.
Prof. Leomar, à direita (de branco), se reúne com voluntários para delinear estratégias para o curso.