Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Acontece

Lançamento de três livros marca aulas inaugurais dos cursos de História e Filosofia

Livros lançados são de professores do UNIFAI, sendo uma das obras sobre o filósofo Sartre e o outro de Émile Durkheim.

Alunos dos cursos de História e Filosofia, do Centro Universitário Assunção – UNIFAI, reunidos no Auditório Maria Rosa Mística, na noite de ontem (18/03), das 19h às 22h, participaram de aula inaugural, magna, e acompanharam o lançamento dos livros “Algo Sobre Como Criar Pássaros”, do Prof. Dr. Thiago Rodrigues, e “Émile Durkheim e a Política – Diálogos com Aristóteles, Montesquieu, Rousseau e Saint-Simon”, do Prof. Dr. Sidnei Ferreira de Vares, ambos docentes do UNIFAI, cujas obras são da Editora Fibra.

Antes das apresentações dos livros, com mediação do Prof. Dr. Jean Siqueira, houve sessão de autógrafos e lançamento do e-book “Onde está Ele? Ele está aqui”, do aluno do 5º semestre de Filosofia do UNIFAI, Guilherme Ribeiro da Fonseca., que conta a história de um jovem que está perdido após um triste acontecimento e que depois de uma longa conversa com diversas reflexões e questionamentos, na companhia de um senhor desconhecido, verá a sua vida se transformar, fazendo-nos perguntar: será que também já não ocupamos o lugar desse garoto?

Ainda antes de iniciarmos os lançamentos da noite, houve a participação de convidado especial, o Prof. Dr. José Renato Polli, responsável pela editora. Polli foi professor do UNIFAI por 21 anos, lecionando no curso de Pedagogia. Em poucas palavras, emocionado, contou sobre a alegria em retornar à instituição após mais de duas décadas, e da satisfação em reencontrar o Prof. Sidnei, que foi seu aluno.

Na sequência, o primeiro a apresentar seu livro a uma plateia atenta e lotada foi o Prof. Thiago, que logo explicou o título da obra “Algo Sobre Como Criar Pássaros”, criado como uma brincadeira com os livros de autoajuda de títulos semelhantes, a exemplo de “Como ser feliz e influenciar pessoas”.

A obra, segundo o Prof. Franklin Leopoldo e Silva, um dos maiores especialistas sobre o pensamento sartriano, no Brasil, “é uma contribuição inestimável para a compreensão do pensamento de Sartre, e reforça a imagem do filósofo não como alguém que se dividiu entre Filosofia e Literatura ou entre o intelecto e a imaginação, mas como um autor que conseguiu uma confluência necessária entre esses dois gêneros”.

Thiago aproveitou a oportunidade para declamar alguns poemas inseridos na obra, especialmente para os alunos, entre eles o “Guardar”. “...melhor se guardar o voo de um pássaro, do que pássaros em voo; por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica, por isso se declara e se declama um poema, para guardá-lo”, eis um pequeno trecho. O livro “Algo Sobre Como Criar Pássaros”, de 400 páginas, tese de doutorado do Prof. Thiago, do ano de 2018, foi indicado, na época, ao Prêmio CAPES de melhor tese.

Prof. Sidnei iniciou sua apresentação já destacando o objetivo de sua obra: “Analisar qual é a visão que Durkheim nutre sobre os quatro autores Aristóteles, Montesquieu, Rousseau e Saint-Simon, numa linguagem mais técnica e acadêmica, sem poesia, como no livro do Prof. Thiago”, declarou.

“Émile Durkheim e a Política” é resultado de uma pesquisa iniciada anos atrás, cujo objeto é o pensamento político de Durkheim, composto de quatro capítulos, que se dedicam a compreender o modo como o sociólogo francês interpretou alguns dos mais importantes filósofos da tradição ocidental. A obra visa abrir a possibilidade de discutir, sob a ótica durkheimiana, as diversas e possíveis formas de organização política e social.

“No segundo capítulo do livro, por exemplo, há análise do que Durkheim pensa a respeito das ideias políticas do Montesquieu. Embora não possamos afirmar, em hipótese alguma, que Montesquieu seja um sociólogo, mas transita e gravita em torno daquilo que podemos dizer de Filosofia Social, quase uma Protosociologia. Durkheim tenta captar isso”, explicou Sidnei.

Foram três horas de muito compartilhamento de conteúdos para alunos e também veteranos dos cursos de História e Filosofia, um verdadeiro aulão, em homenagem ao corpo discente.

 

Professores, no palco, discutem os livros lançados na noite do aulão.
Prof. Polli. da Editora Fibra, com a palavra, comenta sobre a importância das obras lançadas.

 

 

Professores, no palco, discutem os livros lançados na noite do aulão.
Mediador do evento, Prof. Dr. Jean Siqueira, apresenta os professores autores das obras lançadas,