Pesquisa CPA ajuda a manter e ampliar a qualidade de ensino do Centro Universitário

O instrumento de avaliação acadêmica está disponível no “Portal do Aluno” e é considerado o “melhor caminho para a identificação de pontos de melhoria na instituição”

Desde 01º de abril, última segunda-feira, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) disponibiliza no “Portal do Aluno” pesquisa voltada a levantar demandas da comunidade acadêmica que precisam ser levadas em consideração para o aprimoramento de processos internos e da infraestrutura institucionais. A “Pesquisa CPA”, instrumento de avaliação institucional, é o “melhor caminho para a identificação de pontos de melhoria”, do Centro Universitário Assunção, e só o é devido à participação maciça dos atores acadêmicos, sobretudo corpo discente e docente.

Para se ter uma ideia do impacto da pesquisa, basta analisar as últimas conquistas advindas dos resultados obtidos nos últimos levantamentos, tais como a disponibilização de um espaço para refeições com geladeira e micro-ondas para alunos que trazem sua alimentação; a implantação de um bicicletário para quem utiliza este meio de transporte; troca dos computadores dos laboratórios de informática; o aprimoramento do cabeamento da rede de Wi-FI; a disponibilização de recursos educacionais virtuais, como pacote Office, Teams e a Minha Biblioteca; disponibilização de refeição para alunos bolsistas por intermédio da Bolsa-Alimentação; além de outras ações que não são tão visíveis, mas impactam em processos administrativos e educacionais.

“Muitas vezes, aquilo que [o aluno] indicou como ponto de necessidade de melhoria também foi indicado pelos demais alunos, o que resultou em um aprimoramento que trouxe benefício para todos”, explica o Prof. Me. Marcelo Monte de Oliveira, presidente da CPA.

A CPA existe para pensar a realidade da comunidade acadêmica e planejar transformações no âmbito institucional, a partir da ação dos agentes que nela atuam, sintetizando uma multiplicidade de interesses que se expressam no cotidiano do centro universitário. Ela procura conhecer, orientar, melhorar e transformar os aspectos avaliados.

E para garantir a existência de uma CPA atuante é necessária a participação e o envolvimento de toda a comunidade acadêmica nos processos avaliativos, delineando o perfil da nossa instituição. Por esse motivo, a pesquisa é essencial nesse processo, e a participação de alunos, professores e colaboradores faz toda a diferença.

Quando questionado acerca dos principais desafios a serem enfrentados pela comissão, Prof. Marcelo citou desenvolver experiências com grupos focais para complementação de informações e dados coletados nas pesquisas, assim como a ampliação da abrangência da pesquisa para além da comunidade acadêmica, atingindo o público do entorno do centro universitário, sobretudo aquele impactado pelos projetos e atividades de extensão.

“O caminho para se chegar nestes objetivos foi pavimentado no final de 2023, quando a CPA passou a integrar o plano anual de atividades da instituição, onde é possível definir metas e propor ações para atingi-las”, esclareceu o presidente.

SOBRE A CPA

A comissão é composta por 02 (dois) representantes do corpo técnico-administrativo; 02 (dois) dos discentes; 02 (dois) docentes; e 01 (um) representante da comunidade civil organizada (externo); além do presidente. Como ela não é uma área da instituição, mas, sim, uma comissão, não existe um horário ou processo determinado para atendimento, entretanto, os membros são acessíveis e solícitos, imbuídos da vontade de prestar esse serviço para a comunidade acadêmica.

Portanto, se precisar obter mais informações sobre a CPA e, até mesmo, se engajar na comissão no intuito de contribuir com seus trabalhos acadêmicos no Centro Universitário Assunção, procure já um de seus membros em sua sala, na área de coordenações de graduação, no bloco 04, ou envie e-mail para o presidente: marcelo.oliveira@professor.unifai.edu.br

Também é possível interagir por intermédio das redes sociais, principalmente na divulgação das ações da CPA, comentando as postagens, além de enviar sugestões pelos canais de atendimento, ou mesmo as colocando nas tradicionais caixas de sugestões.

“Ajude a melhorar a sua instituição de ensino e participe da pesquisa da CPA. A sua voz precisa ser ouvida”, convidou Prof. Marcelo.

Sua opinião é muito importante para nós, e ela contribuirá para que o Centro Universitário Assunção continue a oferecer um ensino de qualidade. No "Portal do Aluno", vá para a área de "Avaliação Institucional" e faça valer sua participação. VOCÊ TEM ATÉ O DIA 15 DE ABRIL PARA PARTICIPAR.

Clique no link a seguir: