Universidad Pontificia de Salamanca, no UNIFAI, para convênio internacional

Parceria inédita visa internacionalizar a instituição disponibilizando oportunidades aos alunos em áreas distintas, tais como Inteligência Artificial e Direitos Humanos.

Diretor do Instituto Europeu de Estudos e Direitos Humanos da Universidad Pontificia de Salamanca, Prof. Mário Léon Torres Jarrín, esteve no Centro Universitário Assunção – UNIFAI, na última quinta (21/03), à tarde, em reunião com membros da Reitoria, para compartilhar ideias e projetos referentes ao convênio firmado com a Fundação São Paulo (FUNDASP) – mantenedora do Centro Universitário Assunção e PUC-SP. A visita proporcionou debate acerca do que ambas as instituições podem construir juntas, unindo o que cada uma tem a oferecer à comunidade acadêmica, sobretudo ao alunado. Durante o encontro, Jarrín, acompanhado da gerente de Relações Internacionais da FUNDASP, Rebeca Ciorniavei, teve a oportunidade de conhecer as instalações do UNIFAI. “Estou muito feliz em estar aqui e espero que realmente todas as negociações se materializem”, declarou o professor.

O convênio foi formalizado no final do ano passado e trata-se de um acordo de intenções, no qual a mantenedora e as mantidas desenvolverão com Salamanca atividades diferentes, em áreas diversas de atuação, como, por exemplo, Inteligência Artificial, Direitos Humanos, entre outras, respeitando o público, perfil e individualidades de cada Instituição de Ensino Superior (IES).

“O objetivo principal é internacionalizar a instituição por meio do ensino. E a internacionalização acontece de diversas formas. O foco é acolher os alunos do UNIFAI para serem beneficiados. A gente verificará o que nosso aluno precisa e o que é viável pra ele, ou seja, o que agregará na formação dele tanto pessoal e profissional, quanto acadêmica”, esclareceu Rebeca.

Essa aproximação com a Universidad Pontificia de Salamanca almeja preparar o aluno do UNIFAI a ser cidadão global, num mundo cada vez mais globalizado e sem fronteiras. Segundo a gerente, essa visão se fortaleceu no pós-pandemia, uma vez que aprendemos a permanecer cada vez mais on-line, no mundo digital, e isso aproximou todos os países, reduzindo fronteiras. “Essa parceria vem no sentido de quebrar um pouco barreiras e mostrar que a gente consegue ir muito mais longe do que imagina. Todos podem ganhar, e não tem como fingir que não existe internacionalização atualmente”, explicou.

Inteligência Artificial, temática em alta, debatida pela comunidade internacional, é um dos projetos já em desenvolvimento pelo Instituto Europeu, dentro da referida universidade, com potencial para ser inserido no Brasil, com essa parceria, no intuito de agregar mais conhecimento para as mantidas.

“A internacionalização é boa por isso, porque a gente consegue atingir qualquer área, como a Inteligência Artificial, mas também temos olhado para outras áreas tentando relacionar o que Salamanca tem em comum com nossas instituições para, a partir daí, juntarmos e verificarmos o que podemos construir em união”, pontuou Rebeca.

Participaram do encontro, além da Reitora do UNIFAI, Profa. Dra. Karen Ambra e do Vice-Reitor, Prof. Dr. Alessandro Fuentes Venturini, as professoras doutoras Alessandra Medeiros (Pró-Reitora de Graduação) e Valéria Batista (Pró-Reitora de Pós-Graduação) e o Prof. Dr. Rodrigo Pires Vilela da Silva, coordenador do curso de Filosofia.

SOBRE O INSTITUTO

O Instituto Europeu de Estudos e Direitos Humanos da Universidad Pontificia de Salamanca é um centro de investigação, ensino, promoção e divulgação de estudos e pesquisas, fundado em 1981, totalmente vinculado à Reitoria da referida IES, com o objetivo de promover a investigação em estudos de integração europeia e direitos humanos numa perspectiva acadêmica e interdisciplinar, além da formação acadêmica nas áreas de especialização do Instituto, nos níveis de graduação e pós-graduação.

O instituto difunde o conhecimento por meio de atividades acadêmicas, bem como atividades de divulgação dirigidas ao público em geral, e é um fórum que aborda os principais temas da agenda internacional, bem como os problemas e desafios globais.

A parceria só está começando. Aguarde para mais novidades nos próximos meses.

ORGULHE-SE! É o UNIFAI contribuindo para ampliar sua formação acadêmica, extrapolando barreiras internacionais.

Conecte-se ao movimento #SouUNIFAI.

Oito pessoas reunidas na sala da reitora, sentadas, posam para foto.
Da esq. p/ dir.: Rebeca Ciorniavei, Profa. Alessandra Medeiros, Prof. Rodrigo Vilela, Mario Jarrin, Profa. Valéria, Reitora Profa. Karen Ambra e Vice-Reitor Prof. Alessandro Venturini.