Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Acontece

Vestibular 2023 terá descontos especiais para fiéis da Arquidiocese de São Paulo

Já conhece a nossa parceria com a Arquidiocese de São Paulo?

Para o processo seletivo de 2023, os fiéis das paróquias da Arquidiocese conseguem porcentagem de desconto nas mensalidades durante todo curso. Explicamos todas as condições e como garantir o benefício em uma matéria especial feita pelo o Jornal O SÃO PAULO

O vestibular 2023 do Centro Universitário Assunção, UNIFAI, instituição católica com 51 anos de tradição, está aberto. São oferecidos cursos de nível superior em diversas áreas como: Administração, Ciências Econômicas, Direito, História, Pedagogia, entre outros. Também estão abertas as inscrições para cursos de Pós-Graduação. 

O Centro Universitário é parceiro da Arquidiocese de São Paulo e, como em outros anos, para o processo seletivo de 2023, fiéis das paróquias da Arquidiocese terão porcentagem de desconto. Para o processo seletivo atual, o desconto é de 35%, aplicado durante todo o período de estudo, desde que não ocorram desistências ou trancamentos por parte do estudante.

Confira a matéria completa:

 

Como conseguir o desconto?

Seja para a graduação, seja para a pós-graduação, o primeiro passo do candidato para conseguir o desconto é solicitar uma carta nominal da paróquia que ele frequenta. A carta deve ser devidamente assinada em papel timbrado, contendo o encaminhamento para que se alcance essa condição especial conferida para os paroquianos.

Com a carta em mãos, o estudante poderá escolher o curso e se inscrever no site da instituição. Para isso, basta acessar a página do curso que tem interesse e clicar no botão verde de "inscreva-se", selecionando a forma de ingresso "Vestibular Online". Depois de preencher as informações, o candidato realizará, eletronicamente, uma redação classificatória.

Após a avaliação, e uma vez aprovado, ele será convocado pela instituição para efetuar, eletronicamente, sua matrícula. É neste momento que a carta de indicação da paróquia deve ser entregue, acompanhada dos demais documentos solicitados no ato da matrícula.

 

Prazos e taxas de inscrição

Os candidatos dos cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e curso tecnológico) podem realizar a inscrição até 23 de março de 2023 (mas as aulas das graduações do UNIFAI começarão no dia 6 de março). O valor da matrícula é de R$ 49,90 e corresponde à primeira parcela da semestralidade.

Já para candidatos interessados em pós-graduação, é importante notar que o desconto referente à parceria com a Arquidiocese de São Paulo é válido para os cursos de especialização e aperfeiçoamento. Já os cursos de extensão não contam com este desconto.

As inscrições podem ser feitas até quatro dias antes do prazo final de matrícula do curso pretendido, conforme indicado no site do UNIFAI. O valor da matrícula é de R$ 59,90 e, assim como na graduação, corresponde à primeira parcela da semestralidade.

 

O poder da educação 

Depois de dois anos de muitos desafios, por conta principalmente da pandemia de COVID-19, o Vestibular 2023 do UNIFAI chega com o objetivo de concretizar sonhos, transformando a carreira e a vida de centenas de candidatos, como explica a ex-aluna e agora advogada formada, Bruna Bianca.

"Cursar a faculdade de Direito sempre foi um sonho que cultivei no meu coração desde os meus 12 anos de idade. Mas, por ser de família simples, minha maior dificuldade era o custeio desse sonho, sendo assim, por anos adiei iniciar a faculdade por medo de não conseguir honrar com minha obrigação financeira. Quando conheci o UNIFAI, não tive dúvidas que a minha espera tinha chegado ao final, já que a mensalidade era muito mais acessível que as demais instituições. Ao iniciar o curso, essa certeza se confirmava a cada dia mais que conhecia a instituição", comentou.

Assim como Bruna, muitos jovens e adultos deixaram o sonho de estudar de lado por problemas financeiros. Para se ter ideia, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tem-se verificado queda no número de inscritos. Se em 2016, se inscreveram 8,6 milhões de candidatos de todo o Brasil, em 2021, ano em que a pandemia da COVID-19 estava em alta, o número foi 61% menor, com 3,1 milhões de candidatos. Mesmo com a vacinação e a volta às atividades, o cenário em 2022 não sofreu grandes alterações. Ao todo, foram 3,3 milhões de inscritos. 

A reitora do UNIFAI, Profa. Dra. Karen Ambra, reforça que o ensino superior é um instrumento de transformação: "O acesso ao conhecimento proporciona o direito a aprender. Não apenas leva alguém a se apropriar de um repertório de informações. O conhecimento ensina a sonhar, a realizar projetos, a conviver, a superar desafios, validar direitos e acima de tudo: leva à aprendizagem que nenhum de nós está determinado pelo destino, mas pelas escolhas feitas. Uma decisão tomada hoje reverberará no futuro. Uma das decisões mais acertadas é, certamente, permanecer aprendendo e, para isso, o ingresso e a permanência no Ensino Superior têm valor inestimável".

 

Tradição e Missão

Desde a sua criação, há mais de 50 anos, o Centro Universitário Assunção orienta-se pelos princípios da doutrina e moral cristã, assegurando a liberdade de investigação, de ensino e de manifestação de pensamento.

A formação acadêmica na instituição é marcada pela ética e pelo humanismo, como explica Maria Carolina Leisnock, advogada formada na instituição: "No UNIFAI, não nos sentimos só um número de matrícula, sentimos que temos um acompanhamento mais próximo muitas vezes até individualizado, sem contar a disponibilidade de todos os professores que sempre nos atendem para tirar dúvidas antes das aulas, no intervalo, e até mesmo depois da aula".

Os valores humanistas estão presentes nas missões do Centro Universitário, que tem como objetivo qualificar, da melhor forma, profissionais para o mercado de trabalho e preparar cada estudante para o exercício da cidadania. Pensando nisso, a própria instituição desenvolve projetos e propostas, formuladas a partir da diversidade dos alunos no campo social, cultural, ético, racial, portadores de necessidades especiais etc.

Além dos projetos internos, o UNIFAI também é parceiro de entidades beneficentes e realiza atividades desenvolvidas por professores e alunos, em projetos de extensão universitária, de prestação de serviços à comunidade e de inclusão, sendo esta uma das diretrizes do projeto educacional da instituição.

 

Ana Carolina Milagres ESPECIAL PARA O SÃO PAULO