Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

LINHA DE MONTAGEM

Trabalho realizado para a disciplina Teoria da Administração I  

     Os alunos do 3° semestre do curso de Administração do UNIFAI, Vila Mariana, período matutino, tiveram como atividade a realização de um café da manhã, a pedido da professora da disciplina de Teoria da Administração, cujo objetivo foi o entendimento de uma linha de montagem.

A atividade foi executada na sala de aula, e cada aluno ficou responsável em levar um material de apoio, como também exercer uma função a sua escolha. Foi possível observar os efeitos que levam a entender as diversas fases de um processo produtivo.

 O procedimento foi semelhante ao de uma montadora, os colaboradores foram contratados por terceiros e coube-lhes a tarefa de realizar, por meio de uma pretensa linha de montagem, a organização de um café da manhã.

Os alunos puderam identificar que, para que haja uma produção em série é preciso que  se identifique perfeitamente um fluxo. Os passos desse fluxo é que determinarão os ganhos de produtividade, aumentando o lucro em função de seu melhor aproveitamento unidade/tempo.

Um fluxo perfeito e otimamente planejado determina o não retrabalho, aumentando assim  a eficiência produtiva. A idéia é que as falhas de processo sejam mínimas, tendendo a zero. Logo, deseja-se que a produção seja realizada de forma que o produto desenvolvido não tenha falhas, ou seja, que não retorne ao inicio,  mas prossiga corretamente as seqüências, evitando assim, a perda de tempo.

Outro fator observado foi a necessidade de ritmo, e o entendimento de que para isso é necessário que os produtos estejam armazenados corretamente, para que o próximo colaborador não saia prejudicado, evitando descompassos e a própria desorganização do processo produtivo.

O gerenciamento e o planejamento de uma linha de montagem devem levar em conta os aspectos ergonômicos, a fim de tornar a produtividade tão elevada quanto o bem estar do operador. Se isso for observado e alcançado, todos terão o devido sucesso: empregador e empregados.

As críticas ao processo de produção da linha de montagem, devem-se ao fato de que o trabalhador conhece apenas uma parte do processo, mas não o domina como um todo, tornando-se assim, um ignorante processual. Atualmente, há novas formas de processo produtivo que levam em conta o aspecto anteriormente citado que quando aplicado adequadamente gera o sucesso absoluto.