Educação Inclusiva | Unifai Pular para o conteúdo principal

Educação Inclusiva

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Presencial

 

O contexto educacional na atualidade solicita dos profissionais da área a especialização no setor inclusivo. A inclusão traz uma demanda em conhecimentos técnicos, humanos e sociais na escola da contemporaneidade. Educar e incluir são processos que incidem, também, pela compreensão das diversidades, diferenças e análises constantes das potencialidades humanas, que devem ser desenvolvidas. A compreensão dos seus direitos e a percepção da sua competência social coloca na pessoa com alguma deficiência a recomendação para a aprendizagem, necessitando que seja bem orientada e atendida por profissionais envolvidos na inclusão e educação especial.

 

Porque fazer o curso no UNIFAI:

O curso de educação inclusiva especializa o profissional para atuar no contexto escolar e educacional. Qualifica para a compreensão e o trabalho prático no âmbito da educação especial e da inclusão. Fornecendo aos participantes os elementos consistentes para o atual desafio na amplitude da inclusão, sejam nas escolas regulares ou especiais, nas famílias, em consultórios, clínicas especializadas, hospitais, instituições específicas, necessárias no desenvolvimento neurológico, cognitivo, motor, psicológico e social. Por meio de aulas que estimulam a aprendizagem e corpo docente devidamente especializado, o aluno terá nessa pós-graduação o conteúdo técnico, a prática, o diálogo e a convivência com os professores, que são fundamentais para sua capacitação.

Público-alvo

Pedagogos, Professores de diversas áreas, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escolas, Orientadores Educacionais, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psicomotricistas, e demais profissionais interessados no universo educacional.

Turmas e horários

Terças e quintas, das 19h10 às 22h45
 

Duração

03 semestres

 

Modalidade

Presencial

 

Carga Horária

360 horas

 

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR:

clique aqui

Corpo Docente

Foto da Ana Carla de Oliveira Mello Costa Pinho

Ana Carla de Oliveira Mello Costa Pinho

Acesse o Lattes

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora do Centro Universitário Assunção lecionando no curso de Direito as disciplinas Direito Civil I e II, Direito Internacional Público I e II, Direito da Integração, Meios Extrajudiciais de Solução de Controvérsias, Direito Empresarial, Introdução ao Estudo do Direito. Nos cursos de Turismo, Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação a disciplina de Língua Inglesa Instrumental, no curso de Secretariado Executivo, Direito a disciplina de Metodologia Científica, no curso de Ciências Contábeis e Administração de Empresas a disciplina de Noções de Direito I e II,. Professora Supervisora da Câmara de Mediação e Conciliação do Núcleo de Práticas Jurídicas e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito do Centro Universitário Assunção. Professora da disciplina de Noções de Direito na Pós Graduação de Políticas Públicas do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar e Empresarial em Direitos Humanos no Unifai, Ouvidoria do UNIFAI. Palestrante na área de gestão de conflitos. 

Foto da Profª Dra. Vania Ramos

Vania Ramos

Acesse o Lattes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Grande ABC (1981), Mestrado em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Pós-graduação em Psicomotricidade (1998), Psicopedagogia (1997) e Gestão e Implantação em EaD (2020). Atualmente é Coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Psicomotricidade e Gerontologia Social do Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Professora titular nos cursos de Pedagogia e Serviço Social da mesma instituição, professora convidada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e dos cursos de Pos-graduacao da UNIP e UniPaulistana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Psicomotora, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, arte e movimento corporal, aprendizagem, gerontopsicomotricidade, envelhecimento e educação.

Corpo Docente Convidado

Foto da Profa. Ma. Ana Cecilia Oñativia

Ana Cecília Oñativia

Acesse o Lattes

Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI. Especialista em Neuropsicologia e transtornos do Aprender pela Faculdade Potencial. Professora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Salta (Argentina). Psicodramatista e Tatadramatista.  Longa experiência como professora de Pós-graduação em cursos de Especialização em Psicopedagogia, Neurociência na Educação e Educação Especial. Ministra aulas nas disciplinas relacionadas à Neurociência na Educação, Neurodidática, Emoções e Aprendizagem, Alfabetização, Educação Especial (T.E.A., D.I. e D.V.), Desenvolvimento e Aprendizagem, Fundamentos da Psicopedagogia e Intervenção Psicopedagógica. Orientadora de monografias e artigos científicos. Experiência em docência no Ensino Superior e coordenação de Pós-graduação Lato Sensu. Na área Psicopedagógica e de Educação Especial possui experiência em atendimento psicopedagógico clínico e institucional e supervisão psicopedagógica. Conteudista nas áreas de Neurociência na Educação, Psicopedagogia, Alfabetização e Educação Especial. Atuou como professora de cursos de pós-graduação da UNIFIEO, UNISA, UNIABC, UNIP e atualmente atua na graduação em Pedagogia na Faculdade Sequencial e na pós graduação: UNISA, UNIFAI e INSTITUTO SINGULARIDADES e é Diretora pedagógica da ESCOLA TRILHA-GDA-Educação Especial. Na UNIFAI ministra as disciplinas de Fundamentos da Psicopedagogia Clínica e Escolar, Linguagem Escrita e Desenvolvimento e Intervenção Psicopedagógica Clínica. 

Ana Maria Garcia de Mello

Ana Maria Garcia de Mello

Acesse o Lattes

Graduação em Educação Física - UNISA (1990). Extensão Universitária em EFA (Educação Física Adaptada) - USP (1992). Pós-Graduação em Psicomotricidade - UNIP (2000). 2001 - 2014: Educadora Física e Psicomotricista na área Educacional, ministrando aulas, cursos e palestras. Assessoria Educacional em Psicomotricidade.

Foto da Profa. Esp. Carla Santos Tenório

Carla Santos Tenório

Acesse o Lattes

Psicóloga clínica CRP 114655 (2013 - atualmente). Professora do curso de Pós-graduação em Neurociências, saúde mental e educação, Psicopedagogia Clínica e Escolar e Psicomotricidade, todos no UNIFAI. Psicóloga com especialização em Psicologia Junguiana pela FACIS (2015). Docente em cursos de formação técnica profissional - Global Mackenzie (2015 - 2020) Autora do livro: Sobre viver o combo da vida (2019). Atuação na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, em projetos que foram publicados em congressos e em livro e sobre Treinamento, Desenvolvimento e educação de pessoas (2008-2015), Autora do cap. 1 do Livro: Temas em educação corporativa - "Perfis Psicológicos no treinamento e desenvolvimento de pessoas" (2014) Colunista de artigos voltados para a educação corporativa e a saúde dos trabalhadores na revista digital Norminha (2014-2017) Parceria com uma consultoria que atua em treinamentos na área de Psicologia e Gestão por competências (2009-2015) Atuação por 06 anos em HSE (Higiene, saúde & segurança do trabalho e meio ambiente), diretamente envolvida no projeto (2011) e implantação (2012) do sistema de gestão ambiental e certificação ISO14001 (2014). 

Foto do Prof. Me. Carlos Eduardo Vieira

Carlos Eduardo Vieira

Acesse o Lattes

Coordenador e professor da Pós-Graduação em Neurociências, Saúde Mental e Educação do Centro Universitário Assunção - Unifai. Professor do Unifai: Psicopedagogia e Psicomotricidade. Extensão em Maturidade. Professor do Unisal: Centro Universitário Salesiano/SP: Pós-graduação em Neurociências e Educação, Cursos de Extensão e da Idade Ativa. Professor Centro de Estudos do Colégio Santa Maria - Prisma - Formação de Professores nas áreas de Neurociências, Saúde Mental e Educação. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento: Mackenzie. Psicanalista: Formação pelo IBP/SP. Especialização em Medicina Tradicional Chinesa: Acupuntura. Extensão Universitária e Aperfeiçoamento em: Pilates, RPG, Hidroterapia, dentre outros. Graduação em Educação Física. Graduação em Fisioterapia. Atendimentos clínicos em psicanálise, acupuntura, rpg. Áreas de pesquisa: Neurociências, Saúde Mental, Educação.

foto da Profª. Ma. Claudia Eunice Neves de Oliveira

Claudia Eunice Neves de Oliveira

Acesse o Lattes

Fisioterapeuta licenciada no Brasil e na Alemanha. Graduada pela Universidade do Grande ABC (2000), Extensão Universitária em Genética da Deficiência Mental e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003), atualmente sou doutoranda em Neurociência e Cognição pela Univ. Federal do ABC pesquisando sobre Ajustes Posturais Antecipatórios em sujeitos com doença de Parkinson. Tenho experiencia profissional na área de Fisioterapia Geral, com ênfase em Fisioterapia Neurológica adulto, infantil e dor. Possuo publicações e cursos ministrados e frequentados em diversos países, principalmente Brasil, Alemanha e Espanha permeando pelos seguintes temas: neuroplasticidade; desenvolvimento neural, cognitivo e motor; distúrbios do movimento. Atuo principalmente com as seguintes técnicas e conceitos terapêuticos: Neuromodulação não-invasiva (tDCS - estimulação transcraniana por corrente contínua e TMS - estimulação magnética transcraniana), terapia neuroevolutiva (Bobath), proprioceptiva (Kabath), integração sensorial, Pediasuit Protocolo e Terapia Intensiva, Manuseio e adequação de atividades funcionais (MAAF), terapia sobre a esteira com suspensão parcial de peso, forced use, imagética, realidade virtual, bandagem funcional e terapia com espelho. Sou sócia-proprietária da Clínica de Habilitação e Reabilitação Neurológica BraINcite.

Foro da Profª. Esp. Daniele Cordeiro de Almeida D'Onofrio

Daniele Cordeiro de Almeida D'Onofrio

Acesse o Lattes

Possui Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Assunção Unifai/SP. Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Assunção Unifai/SP. Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário assunção Unifai/SP. Especialista em Psicomotricidade pelo Centro Universitário Assunção Unifai/SP. Cursando especialização em Neurociências e Saúde Mental e Educação pelo Centro Universitário Assunção/SP. Especialista em Neuropsicopedagogia clínica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Professora de Educação Infantil do Colégio Lumen. Atendimentos clínicos em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Palestrante em cursos livres e de extensão universitária em práticas psicopedagógicas e psicomotoras. Atuação clínica como psicopedagoga e psicomotricista.

Foto do Prof. Esp. James Gonçalves de Oliveira

James Gonçalves de Oliveira

Acesse o Lattes

Graduação em Psicologia pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2018); especialização em Neurociências, Saúde Mental e Aprendizado pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2019). Extensão Universitária em Psicofarmacologia Clínica pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo – ICB USP (2020). Capacitado em Psicologia do Sono pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP (2021). Palestrante nos temas: Saúde Mental, Psicologia do sono,  Prevenção e Pósvenção ao Comportamento Suicida, e A importância do Sono na Saúde Mental e Aprendizado. Atualmente é Psicólogo Clínico atuando com fundamentação na Terapia Cognitiva Comportamental – TCC.

Foto da Profa. Esp. Maria das Graças de Paiva Siracusa

Maria das Graças de Paiva Siracusa

Acesse o Lattes

Atualmente Coordenadora e fonoaudióloga na  SOMAR-Terapias Integradas; Professora na UNIFAI na disciplina Linguagem oral  e desenvolvimento; Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Especialista em Voz pelo CEV – Centro de Estudos da Voz;  Formação em Dramaterapia pelo Sagres – Centro Antroposófico de Educação- Florianópolis; Exerceu Docência como Professora convidada para cursos de formação de profissionais de saúde - UNIFESP, UNIBAN, UNI SÃO CAMILO; Atuou como Fonoaudióloga na Clínica Tobias; Atuou como Fonoaudióloga na Clínica Padovan; Atuou em clínica ampliada pela Antroposofia nos distúrbios da comunicação humana; Coordenadora e professora do Curso de Fonoaudiologia Ampliada pela Antroposofia – NEFAA - Núcleo de Estudos em Fonoaudiologia Ampliada pela Antroposofia.   Na UNIFAI será docente  no curso de Psicopedagogia Clínica  e Educacional na disciplina Linguagem Oral e Desenvolvimento.

Profª Dra. Tathiane Cecília Enéas de Arruda

Tathiane Cecília Enéas de Arruda

Acesse o Lattes

Graduada em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Doutoranda em Educação no Programa Educação e Currículo da PUC-SP. Atuou como Diretora de Graduação e de Projetos Especiais na Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP. Professora de Ensino Superior e Pós-Graduação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL na área de formação de professores, Educação Infantil, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Avaliação da aprendizagem, Educação Especial Gestão Educacional e Currículo. Foi coordenadora dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Neurociências e Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL e professora dos cursos de Pós-Graduação do SENAC e UNIFAI. Atuou como Supervisora Educacional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, na formação e desenvolvimento de docentes, atendimento e orientação a alunos, bem como nos registros escolares/acadêmicos e redação de documentos institucionais e legislação educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Educação Profissional (Ensino Médio e Superior), Formação de Professores, Transtornos de Aprendizagem, Inclusão, Estratégias de Ensino, Metodologias Ativas, ensino por competências e habilidades socioemocionais. Possui experiência em EAD e ensino remoto. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de São Paulo - IFSP na Diretoria de Ensino e Consultora Pedagógica no SENAC no desenho de currículos e professora no curso de Pós-Graduação em Neurociências, Saúde Mental e Aprendizado na UNIFAI. Atua nas linhas de pesquisas relacionadas nos seguintes temas: Educação Profissional, Educação, Trabalho, Interdisciplinaridade, Inovação curricular, Processo de Inclusão, Formação de Professores, Estratégias de Ensino e Metodologias Ativas no Ensino Superior, Ensino por competências, educação e habilidades Socioemocionais e Desenho de Currículos.

Ficou com dúvidas?