Pedagogia (Licenciatura) | Unifai Pular para o conteúdo principal

Pedagogia (Licenciatura)

Sobre o Curso

Esta Licenciatura está voltada para o exercício da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (incluindo a Educação de Jovens e Adultos – EJA) e no Ensino Médio (Modalidade Normal). Também habilita para as atividades executadas nas  área de serviços e apoio escolar e nas funções que necessitam de conhecimento pedagógico para implementar tarefas próprias da área da Educação.

Com relação à docência na Educação Básica, o profissional estará capacitado para ser mediador do processo de aprendizagem de seus alunos e da produção de conhecimento, compreendendo e preparando para os alunos as condições didáticas fundamentais à educação escolar de qualidade.

A Estrutura Curricular do Curso proporciona ao aluno entendimento dos princípios e métodos de ensino, que são primeiramente embasados em conhecimentos históricos, antropológicos, psicológicos, linguísticos, políticos, econômicos filosóficos, sociológicos e ecológicos, bem como as dimensões administrativas e pedagógicas da escola. Assim, ela pode planejar, avaliar e executar as atividades educativas.

O currículo traz embasamento humanista/crítico, estimulando o pensar e intervir na sociedade, provocando reflexões para um posicionamento contra as desigualdades sociais, entendendo o processo educativo como propulsor da garantia de oportunidades iguais a todos. Por meio da formação específica, o curso oferece subsídios ao educador para que possa fazer conexões da teoria com a prática e, assim, proporcionar uma atuação transformadora nos ambientes escolares e extraescolares.

 

Perfil do Profissional

Polivalente e multifuncional; capacidade para lidar com situações-problema; espírito crítico e respeito às manifestações e diversidades sociais e de opinião, gênero, crença e religião; envolvimento e responsabilidade; compromisso ético para a construção de uma sociedade igualitária, seja nos espaços escolares, seja fora dele.

Em que trabalha o Profissional

Como docente...

desenvolve atividades na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e nas disciplinas pedagógicas do Curso Normal.

 

Ainda no ambiente escolar...

pode atuar na coordenação e gestão pedagógica, supervisão escolar e como assistente educacional em órgãos públicos. Também estará capacitado para a elaboração de projetos educacionais de aplicação geral ou específica.

 

Pode atuar como pedagogo hospitalar...

e empresarial, desenvolver treinamento e seleção em RH, prestar assessoria e consultoria educacional em instituições, atuar na elaboração e análise de materiais didáticos, brinquedos e outros, trabalhar em equipes multidisciplinares (sociais, mídia, etc.).

 

DEPOIMENTOS

Matriz Curricular

Estrutura Curricular


Curso: 00007 - Pedagogia

Habilitação: 1 - Licenciado em Pedagogia

Grade: 7 - grade 2019/1

 

PERÍODO DA DISCIPLINA CÓDIGO DA DISCIPLINA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (Hora Aula) CARGA HORÁRIA (Hora relógio)
1 152571 ATPD - Introdução ao Pensamento Teológico 12  
1 152564 ATPD - Métodos e Técnicas de Pesquisa 12  
1 152717 ATPD - Oficina de Interpretação de Textos Acadêmicos 12  
1 152567 ATPD - Práticas Pedagógicas Orientadas e caracterização 12  
1 151203 Filosofia da Educação 80  
1 151825 História da Educação: da pré-história à Idade Média 80  
1 150686 Introdução ao Pensamento Teológico 40  
1 150841 Métodos e Técnicas de Pesquisa 40  
1 150879 Oficina de Interpretação de Textos Acadêmicos 40  
1 151848 Práticas Pedagógicas Orientadas e Caracterização 40  
1 151854 Sociologia da Educação 80  
2 152709 ATPD - Diversidade Étnico Cultural 12  
2 152749 ATPD - Ética Aplicada à Prática Docente 12  
2 152710 ATPD - Oficina de Didática: Trajetória Histórica e Formação do Professor 12  
2 152750 ATPD - Práticas Pedagógicas Orientadas Educação Infantil e Ensino Fundamental 12  
2 152711 ATPD - Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 12  
2 152712 ATPD - Técnicas de Linguagem e Comunicação para Docentes 12  
2 150334 Diversidade Étnico Cultural 40  
2 151805 Ética Aplicada à Prática Docente 40  
2 151824 História da Educação: da modernidade à contemporaneidade 80  
2 150685 Introdução ao Pensamento Filosófico 40  
2 151835 Legislação da Educação Brasileira e as medidas socioeducativas 40  
2 151840 Oficina de Didática: Trajetória Histórica e Formação do Professor 40  
2 151847 Práticas Pedagógicas Orientadas Educação Infantil e Ensino Fundamental 40  
2 151853 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 40  
2 151856 Técnicas de Linguagem e Comunicação para docentes 40  
3 151781 Alfabetização e Letramento: concepção e perspectivas atuais 40  
3 152483 ATPD -  Avaliação Educacional 12  
3 152754 ATPD - Alfabetização e Letramento: concepção e perspectivas atuais 12  
3 152755 ATPD - Conteúdos e Práticas na Educação de Jovens e Adultos 12  
3 152753 ATPD - Fundamentos, Métodos e Práticas na Educação Infantil 12  
3 152752 ATPD - Mediação e Resolução de Conflitos no Ambiente Escolar 12  
3 152715 ATPD - Oficina de Didática: Reflexões da Docência 12  
3 152850 ATPD - Oficina de Produção de Textos Acadêmicos 12  
3 152718 ATPD - Práticas e Técnicas Assistidas à Inclusão 12  
3 152756 ATPD - Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem: aspectos pedagógicos 12  
3 150109 Avaliação Educacional 40  
3 151797 Conteúdos e Práticas na Educação de Jovens e Adultos 40  
3 151800 Currículos e Programas: das teorias tradicionais às teorias críticas 40  
3 150496 Fundamentos, Métodos e Práticas na Educação Infantil I 40  
3 152757 Lab - Alfabetização e Letramento: concepção e perspectivas atuais 12  
3 152796 Lab - Fundamentos, Métodos e Práticas na Educação Infantil 12  
3 152759 Lab - Oficina de Didática: Reflexões da Docência 12  
3 152758 Lab - Práticas e Técnicas Assistidas à Inclusão 12  
3 152751 Mediação e Resolução de Conflitos no Ambiente Escolar 40  
3 151839 Oficina de Didática: Reflexões da Docência 40  
3 151841 Oficina de Produção de Textos Acadêmicos 40  
3 151843 Práticas e Técnicas Assistidas à Inclusão 40  
3 152780 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem: aspectos pedagógicos 40  
4 151782 Alfabetização e Letramento: práticas pedagógicas e jogos de linguagem 40  
4 152794 ATPD - Alfabetização e Letramento: práticas pedagógicas e jogos de linguagem 12  
4 152799 ATPD - Atuação da Pedagogia em espaços não-escolares 12  
4 152722 ATPD - Fundamentos da Ética Natural e Direitos Humanos 12  
4 152800 ATPD - Fundamentos, Métodos e Práticas na Educação Infantil: Práticas Pedagógicas e Perspectivas 12  
4 152798 ATPD - Linguagem e Tecnologia aplicada à educação 12  
4 152721 ATPD - Oficina de Entendimento e Elaboração do Processo Avaliativo 12  
4 152539 ATPD - Política Educacional e Organização da Educação Brasileira  12  
4 151788 Atuação da Pedagogia em espaços não-escolares 40  
4 151801 Currículos e Programas: teorias do pós-estruturalismo às pós-modernas 40  
4 151803 Estudos e Desenvolvimento Sócio Emocional 40  
4 151806 Fundamentos da Ética Natural e Direitos Humanos 40  
4 151819 Fundamentos, Métodos e Práticas na Educação Infantil: práticas pedagógicas e perspectivas atuais 40  
4 152802 Lab -  Linguagem e Tecnologia aplicada à educação 12  
4 152801 Lab - Alfabetização e Letramento: Práticas Pedagógicas e Jogos de Linguagem 12  
4 152804 Lab - Fundamentos, Métodos e Práticas na Educação Infantil: práticas pedagógicas e perspectivas  12  
4 152803 Lab - Oficina de Entendimento e Elaboração do Processo Avaliativo 12  
4 151836 Linguagem e Tecnologia aplicada à educação 40  
4 150876 Oficina de Entendimento e Laboração do Processo Avaliativo 40  
4 150934 Política Educacional e Organização da Educação Brasileira 40  
4 151845 Práticas para Educação Orientada: Gestão, Supervisão e Coordenação Pedagógica 40  
5 152806 ATPD - Fundamentos e Práticas Orientadas da Matemática na Educação Infantil 12  
5 152807 ATPD - Fundamentos e Práticas Orientadas de Ciências na Educação Infantil 12  
5 152805 ATPD - Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Arte na Educação Infantil 12  
5 152809 ATPD - Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de História e Geográfia na Educação Infantil 12  
5 152810 ATPD - Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Língua Portuguesa na Educação Infantil 12  
5 152808 ATPD - Práticas Inclusivas para Surdos (LIBRAS) 12  
5 152811 ATPD - Projeto de Intervenção Prescritivo no Ambiente Escolar 12  
5 151798 Coordenação do Trabalho Pedagógico 40  
5 151809 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Matemática na Educação Infantil 40  
5 151811 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Arte na Educação Infantil 40  
5 151812 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Ciências na Educação Infantil 40  
5 151814 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de História e Geografia na Educação Infantil 40  
5 151815 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Língua Portuguesa na Educação Infantil 40  
5 151820 Gestão Escolar: práticas pedagógicas e formação de professores 80  
5 152812 Lab -  Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Arte na Educação Infantil 12  
5 152815 Lab -  Práticas Inclusivas para Surdos (LIBRAS) 12  
5 152813 Lab - Fundamentos e Práticas Orientadas da Matemática na Educação Infantil 12  
5 152814 Lab - Fundamentos e Práticas Orientadas de Ciências na Educação Infantil 12  
5 152816 Lab - Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de História e Geográfia na Educação Infantil 12  
5 152817 Lab - Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Língua Portuguesa na Educação Infantil 12  
5 151844 Práticas Inclusivas para Surdos (LIBRAS) 40  
5 151851 Projeto de Intervenção Prescritivo no Ambiente Escolar 40  
6 150046 Ambiente e Sustentabilidade 40  
6 151194 Atividades Complementares/Orientação 10  
6 152823 ATPD -  Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Matemática no Ensino Fundamental - Anos  24  
6 152818 ATPD - Ambiente e Sustentabilidade 12  
6 152830 ATPD - Fundamentos e Práticas Orientadas de Movimento Corporal 12  
6 152821 ATPD - Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Geografia no Ensino Fundamental - Anos 12  
6 152827 ATPD - Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da História no Ensino Fundamental - Anos Inicia 12  
6 152825 ATPD - Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Ciências no Ensino Fundamental - Anos Inici 12  
6 152819 ATPD - Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental 12  
6 152829 ATPD - Projeto de Intervenção Curativa no Ambiente Escolar 12  
6 151185 Estágio Curricular Supervisionado 40  
6 151807 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Geografia no Ensino Fundamental 40  
6 151808 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da História no Ensino Fundamental 40  
6 151810 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Matemática no Ensino Fundamental 80  
6 151813 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Ciências no Ensino Fundamental 40  
6 151816 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental 40  
6 151817 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Movimento Corporal 40  
6 152822 Lab -  Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Geografia no Ensino Fundamental - Anos Inici 12  
6 152828 Lab -  Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da História no Ensino Fundamental - Anos Inicia 12  
6 152831 Lab - Fundamentos e Práticas Orientadas de Movimento Corporal 12  
6 152824 Lab - Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Matemática no Ensino Fundamental - Anos  12  
6 152826 Lab - Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Ciências no Ensino Fundamental - Anos Iniciai 12  
6 152820 Lab - Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental 12  
6 151850 Projeto de Intervenção Curativa no Ambiente Escolar 40  
6 151855 Supervisão do Trabalho Pedagógico 40  
6 151178 Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação 40  
    Produção e Apresentação de TCC 40  
    Atividades Complementares   100
    Estágio in loco   300
    Laboratório de elaboração de material pedagógico   200
    Atividades Teóricas e Práticas vinculadas às disciplinas   420
    Projeto de Atendimento Pedagógico para crianças com dificuldades de aprendizagem   140
    Carga Horária Total do Curso 3.921 h/a 3.268 horas

Carga Total Curso 3.268 horas
Autorização: Decreto n°. 68.450 de 31/03/1971
Reconhecimento: Decreto Federal nº. 73.531, de 22.01.1974 (D.O.U. em 23.01.1974)
Renovação: Portaria MEC nº. 1091, de 24.12.2015 (D.O.U. em 30.12.2015)

Legenda: (ATPD - Atividades Teóricas e Práticas das Disciplinas referente aos cursos de Licenciatura; SELET - Disciplinas Seletivas referente ao curso de Filosofia; SitDisc - Descrição da Situação da Disciplinas no curriculo.)

Corpo Docente

Mestre(a)
18 anos e 1 mês
Horista
Mestre(a)
37 anos e 7 meses
Horista
Mestre(a)
13 anos
Integral
Mestre(a)
27 anos e 1 mês
Horista
Mestre(a)
Especialista
Desde 1998
Parcial
Mestre(a)
11 anos e 7 meses
Horista
Doutor(a)
13 anos e 8 meses
Integral
Doutor(a)
13 anos e 11 meses
Integral
Mestre(a)
12 anos 1 mês
Horista
Doutor(a)
12 anos e 2 meses
Horista
Doutor(a)
12 anos 1 mês
Horista

Por que fazer o curso no unifai

O curso de Pedagogia do UNIFAI apresenta muitos diferenciais. Existe há 44 anos e formou muitos profissionais que atuam em escolas reconhecidas pelo mercado, como Instituto Presbiteriano Mackenzie, Colégio Arquidiocesano, Colégio Dante Alighieri, Colégio São Luiz, e Colégio Lumen Vitae, bem como na Rede Pública de Educação. Prima por atividades teóricas e práticas a partir do 3º semestre, o que possibilita ao aluno desenvolver, além do conhecimento formal, habilidades imprescindíveis à função.

Atrelado ao curso há o Projeto de Atendimento Pedagógico e Psicopedagógico às Crianças com Dificuldade de Aprendizagem. Com ele, os alunos de Pedagogia, sob supervisão constante dos professores das diversas disciplinas da Pedagogia, podem colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

O aluno estará qualificado para exercer a docência na educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores do Ensino Médio, e para participar de atividades de gestão em processos educativos nas escolas e demais organizações da sociedade, como organizações não governamentais, hospitais e empreendimentos públicos ou privados que atendem crianças, adolescentes, jovens e idosos que necessitam de atendimento educacional específico. É reconhecido pelo MEC, sendo sistematicamente bem avaliado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE. O curso recebeu três estrelas pelo Guia do Estudante 2015, da Editora Abril.