Sobre o Papa Bento XVI

Foto ilustrativa do Papa Bento XVI

O último dia do ano traz a notícia do falecimento do Papa emérito Bento XVI. Bento, nome de um dos principais místicos do ocidente latino e, simultaneamente, de papas atentos às necessidades de reformas eclesiais, é o que foi escolhido pelo cardeal Joseph Ratzinger ao assumir a responsabilidade de presidir a Santa Sé como sucessor de São Pedro. Um nome que denota uma percepção de fé, muitas vezes, distinta da que encontramos no senso comum, ou seja, comungar do olhar de Jesus de Nazaré.

A fineza desse olhar pode ser alcançada por uma espiritualidade alimentada tanto por uma sincera devoção, quanto pela prática de uma ascese que se dá, por exemplo, por uma vida de estudo. Fé e razão, asas que elevam o ser humano a Deus. Dois elementos da vida, quase sempre tratados como antônimos, nele encontraram não só morada, como também perfeita harmonia. Inclusive, em várias partes do globo, o adágio se faz realidade, inclusive no Brasil, de “fé cega, faca amolada”. Nada mais distante da proposta de Bento XVI!

O volume de seu trabalho teológico é comparável, não só em número, como em qualidade, aos grandes autores do cristianismo antigo e medieval, como São Tomás de Aquino. Bento não olhava para os antigos pensadores com uma percepção de “arqueólogo da fé”, mas como interlocutores capazes de iluminar o pensamento contemporâneo. Da mesma forma, dialogou com pensadores que não comungavam da mesma fé, não com desconfiança, mas como alguém que compartilhava do mesmo desejo de conhecer a verdade. Sua contribuição ao pensamento cristão é incalculável.

Articular fé e razão, e criar meios de tornar isso acessível a todas as pessoas. Todo trabalho intelectual e pastoral do Papa Bento caminhou nessa direção, o que faz dele uma importante referência para o UNIFAI, em sua missão de acolher e servir às pessoas pela competência no ensino e compromisso social. Assim, embora o ano de 2022 termine com a notícia de seu ocaso, é certo que seu legado nos iluminará por muitos anos. Obrigado, Bento XVI! Descanse em paz!

Prof. Dr. Pe. Rodrigo Pires Vilela da Silva
Coordenador do Curso de Filosofia