Pastoral Universitária | Unifai Pular para o conteúdo principal

Pastoral Universitária

A Pastoral Universitária do UNIFAI assume o desafio de testemunhar a fé em Jesus Cristo e os valores do Reino segundo as exigências próprias da vida acadêmica e comunitária nos termos da missão institucional, “[...] comprometida com a educação, inspirada nos valores evangélicos [...], atenta às diretrizes da Doutrina Social da Igreja», priorizando o atendimento aos alunos, professores e funcionários em suas necessidades religiosas, em sintonia com a Pastoral da Igreja no Brasil, especialmente da Arquidiocese de São Paulo.


2023

 

18/04/2023

Palestra "A relação entre religião e política no combate à fome", com Pe. Júlio Lancellotti
 

No dia 18 de abril de 2023 aconteceu no UNIFAI a palestra "A relação entre religião e política no combate à fome", que contou com a participação dos ativistas pelos Direitos Humanos Pe. Júlio Lancellotti e Sheik Rodrigo Jalloul.

Conduzido pelo Pe. Leomar Nascimento de Jesus, coordenador da Pastoral Universitária e do curso de Pós-graduação em Religião e Diversidade Cultural, o bate-papo provocou reflexões sobre a responsabilidade da sociedade e das instituições, sejam elas públicas ou privadas, religiosas ou não, no enfrentamento às desigualdades sociais.

Na ocasião também foi exibido o curta documental “Júlio Lancellotti, o padre mais anarquista do Brasil”, produzido pelo aluno Caio Castor, do curso de Licenciatura em Filosofia do UNIFAI. O vídeo está disponível em: www.caiocastor.com.br

Quem não conseguiu comparecer ao evento ainda pode assistir à transmissão, que está disponível em nosso canal do YouTube!

Padre Júlio Lancellotti sentado em uma cadeira

 

Pe. Leomar, Pe. Júlio Lancellotti e o Sheik Rodrigo Jalloul em cima do palco no auditório do UNIFAI. Pe. Júlio fala ao microfone.

 

Alunos do UNIFAI na plateia do auditório.

Imagem do auditório do UNIFAI, com os convidados no palco e os alunos na plateia.

 

MISSA DE ABERTURA DO ANO LETIVO NO UNIFAI

04/04/2023

Todos
Musicos
Todos 2

No dia 16 de março de 2023, quinta-feira, às 10h30 e às 18h30, no auditório do Centro Universitário Assunção, foram celebradas as missas de abertura do ano letivo do UNIFAI.

Tanto a missa da manhã quanto a da noite foram presididas pelo Pe. Leomar Nascimento, coordenador da Pastoral Universitária. A celebração das 10h30 foi animada pelos estudantes de filosofia, em sua maioria seminaristas, e concelebrada pelos padres Arlindo Teles, aluno de Filosofia, e Hamilton Gomes, reitor do seminário de filosofia da Diocese de Santo André. A celebração das 18h30 foi animada pelos membros da Pastoral Universitária do período noturno e contou com a presença de nossa reitora, a Profa. Dra. Karen Ambra, de alunos e outros professores dos vários cursos ministrados no UNIFAI, bem como de funcionários e colaboradores.

Em comunhão com a Igreja no Brasil, destacamos a Campanha da Fraternidade de 2023, cujo tema é “Fraternidade e Fome” e cujo lema é “Dai-lhes vós mesmos de comer (Mt 14,16)”. Também rezamos pela paz no mundo, referindo-nos especialmente ao conflito entre Rússia e Ucrânia, e intercedemos por algumas intenções especiais, sobretudo por professores, alunos, funcionários e seus familiares.

Foi um momento de espiritualidade e fraternidade no qual pedimos a Deus força, discernimento e sabedoria neste novo ano letivo que se inicia. Agradecemos a todos e todas que, de alguma maneira, tomaram parte na organização destes belos encontros, especialmente a equipe de eventos e audiovisual do UNIFAI.

PASTORAL UNIVERSITÁRIA
MARÇO/2023

03/2023

Agenda de atividades

Data Evento Local
20/03/2023
Segunda-feira
às 7h30
Missa Capela
22/03/2023
Quarta-feira
às 18h30
Missa Capela
27/03/2023
Segunda-feira
às 7h30
Missa Capela
29/03/2023
Quarta-feira
às 18h30
Missa Capela
30/03/2023
Quinta-feira
às 18h30
Roda de Conversa
Bíblica

Prof. Domingos Zamagna e Prof. Leomar Nascimento
Capela

2022

Confraternização do Projeto Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes e Refugiados

15/12/2022

Foto Equipe Confraternização do Projeto
Foto Geral Confraternização
Foto Nelly Wilma e Amanda
Said Jeff

No último sábado, 10 de dezembro de 2022, professores e demais voluntários se reuniram para um momento de celebração junto aos alunos e alunas do Projeto Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes e Refugiados. Aos estudantes foram conferidos os certificados do semestre e aos voluntários as declarações de trabalho voluntário. Com a ajuda de nossos parceiros, pudemos nos confraternizar em torno de uma mesa repleta de delícias brasileiras, como bolos e uma variedade de salgados. Também houve cantos em português, espanhol e inglês, e até uns passinhos animados de dança. Agradecemos à reitoria, à equipe de eventos, aos nossos parceiros e a todos os voluntários e voluntárias por sua disponibilidade e dedicação carinhosa a esse grande serviço de amor e solidariedade. Parabenizamos aos alunos por seu empenho e perseverança no aprendizado de nosso idioma, bem como por seu esforço de adaptação ao contexto brasileiro. Aproveitamos para desejar a vocês todos um Natal abençoado e um ano de 2023 repleto de paz, alegria e saúde.

Pe. Leomar Nascimento.

Visita ao Museu de Arte Sacra de São Paulo

25/10/2022

Foto em grupo ao ar livre da visita ao museu de arte sacra
Foto do presépio no museu de arte sacra
Foto em grupo da visita ao museu de arte sacraFoto em grupo da visita ao museu de arte sacra 2
Foto da Igreja na visita ao museu de arte sacra

No último dia 15 de outubro de 2022, às 15h, a Pastoral Universitária do UNIFAI, em parceria com o curso de pós-graduação Religião e Diversidade Cultural, promoveu a segunda visita ao Museu de Arte Sacra de São Paulo (o primeiro foi em 2019). A visita foi organizada pelo Prof. Leomar Nascimento de Jesus, e teve participação de alunos da graduação do UNIFAI (história, filosofia, pedagogia e direito), da pós-graduação Religião e Diversidade Cultural, da Profa. Vera de Jesus, de candidatos aos cursos de pós e de graduação do UNIFAI, de membros da Pastoral Universitária, bem como de amigos e convidados do Prof. Leomar. Todos fomos muito bem acolhidos pela equipe do museu e pudemos completar o circuito da visita em duas horas.

Dentre as maravilhosas exposições, muito nos chamaram a atenção aquela do bicentenário da Independência e do Presépio Napolitano. Vale a pena incluir, na programação de fim de semana, uma visita ao Museu de Arte Sacra. Confira alguns de nossos registros.

Roda de Conversa Bíblica com o Prof. Dr. Domingo Zamagna

06/10/2022

Bíblias
Foto do grupo

Para a Igreja Católica Romana no Brasil, o mês de setembro é um tempo especial, dedicado à Bíblia, uma vez que é no dia 30 de setembro que se celebra a festa de São Jerônimo, do século IV de nossa era que, por solicitação do Papa Dâmaso, traduziu a Bíblia para o latim.

Justamente para comemorar o mês da Bíblia, a Pastoral Universitária promoveu, no dia 29 de setembro de 2022, uma Roda de Conversa Bíblica, conduzida pelo amigo, Prof. Dr. Domingos Zamagna. O encontro aconteceu na capela do UNIFAI e contou com a presença de mais de 20 pessoas, entre alunos, professores e funcionários. Também houve uma exposição de várias traduções da Bíblia e de obras referentes a ela, graças ao trabalho de nossa coordenadora de campus Profa. Jô Camãrgo e sua equipe; bem como de nossa bibliotecária Lilian Oliveira Gentil Lopes e sua equipe.

O encontro foi pautado por simplicidade, sabedoria, bom humor e profundidade, marcas registradas de nosso querido Prof. Domingos Zamagna. Ele fez uma breve, mas densa introdução ao livro mais lido no mundo, apresentando-o não somente como uma obra religiosa, mas como um patrimônio cultural da humanidade e depois respondeu às perguntas dos participantes. Aprendemos muito, em pouco mais de 40 minutos. Tudo foi tão proveitoso que houve solicitações imediatas para outros encontros nesse formato e já pensamos em dar continuidade. Em breve divulgaremos.

Programa Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes e Refugiados: de volta ao trabalho!

06/10/2022

Depois de quase dois anos de suspensão dos trabalhos do Programa Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes e Refugiados, por conta da pandemia, experimentamos, no UNIFAI, imensa alegria ao poder retomar esse importante serviço à comunidade, no último dia 03 de setembro de 2022.

Trata-se de uma iniciativa da Pastoral Universitária do Centro Universitário Assunção, há mais de 6 anos. Graças à solidariedade e disponibilidade de professores, ex-professores, alunos, ex-alunos, de outras pessoas de boa vontade, que atuam como voluntários no programa e de parceiros que atuam como financiadores do mesmo, podemos oferecer, a irmãos e irmãs imigrantes e refugiados, a possibilidade de aprimorar sua integração imediata em nosso país, através do aprendizado de nosso idioma e de uma maior aproximação de nossa cultura.

São mais de 20 alunos, provindos das mais variadas regiões do mundo: Afeganistão, Nigéria, Bolívia, República Democrática do Congo, Venezuela, Haiti, Camarões, entre outros. Os estudantes nos são enviados pelas instituições parceiras do UNIFAI: Cáritas Arquidiocesana, Missão Paz, Centro de Apoio e Pastoral dos Migrantes.

Agradecemos a todas e todos envolvidos neste importante serviço à comunidade e esperamos ampliar nossa rede de parcerias, para que o programa possa se aperfeiçoar e atender o maior número possível de irmãos e irmãs imigrantes e refugiados.

Prof. Pe. Leomar Nascimento de Jesus – Pastoral Universitária

Profa. Solange Magalhães, coordenadora do programa

Solenidade de Nossa Senhora da Assunção

19/08/2022

Solenidade nossa senhora

No dia 19 de agosto, na capela do UNIFAI, foram celebradas duas missas em louvor a Nossa Senhora da Assunção, nossa padroeira: às 10h e às 18h30. Juntos com Maria, elevamos a Deus nossas preces, confiando-lhe mais um tempo de intenso trabalho, bem como pedindo por nosso país, neste momento tão delicado de sua história. A celebração da manhã foi presidida pelo Pe. Leomar Nascimento, coordenador da Pastoral Universitária, e animada por seminaristas de várias dioceses e congregações religiosas. A missa das 18h30 foi presidida pelo Pe. Rodrigo Pires Vilela da Silva, coordenador do curso de Filosofia do UNIFAI, e animada por membros da Pastoral Universitária, alunos e professores dos cursos da noite. Foi realmente um momento de espiritualidade e fraternidade, no qual agradecemos a Deus pela força que tem nos dado até aqui e no qual, também, confiamos a intenções de nosso professores, alunos, funcionários e colaboradores, especialmente aqueles e aquelas que estão enfermos ou desempregados.


Visita ao Tempo Budista Higashi Honganji

10/08/2022

Foto Visita ao TemploFoto Templo Interna

A convite do monge budista, Jean Tetsuji, ex-aluno do UNIFAI, o curso de Pós-graduação Religião e Diversidade Cultural, em parceria com a Pastoral Universitária do Centro Universitário Assunção, promoveu a vista de alunos, professores, ex-alunos, amigos e candidatos aos cursos do UNIFAI ao Templo Budista Higashi Honganji, em São Paulo, no último sábado, dia 9 de agosto de 2022, na parte da manhã.

Fomos muito bem acolhidos pelo Jean. Ele nos apresentou uma visão panorâmica do budismo, dando ênfase à escola à qual pertence. Pudemos entrar no templo e conhecer um pouco sobre o rico simbolismo da tradição budista. Em seguida, visitamos outros locais do templo e abriu-se espaço para perguntas. Na última etapa da visita, Jean e sua comunidade nos ofereceram um delicioso chá, acompanhado de saborosos doces feitos de arroz e feijão.

Agradecemos imensamente a acolhida e a fraternidade do monge Jean Tetsuji e de sua comunidade. Esta visita nos ajudou a entrar em contato com a bela e rica expressão da religião budista, contribuindo para nosso ideal de viver e valorizar a beleza da diversidade religiosa e do diálogo inter-religioso.

Prof. Leomar Nascimento, de Jesus

 

Missa da Páscoa do Senhor

28/04/2022

Altar
Altar2

No dia 19 de abril, terça-feira, de 2022, no auditório do Centro Universitário Assunção, foi celebrada a missa solene da Páscoa do Senhor, com a participação presencial de alunos, professores e funcionários do UNIFAI. Foi a primeira vez, em mais de dois anos, por conta da pandemia, que a celebração pode ser realizada com a participação irrestrita do público acadêmico.

Presidida pelo Pe. Leomar Nascimento, a missa contou com o auxílio da equipe de Tecnologia da Informação e Eventos, de alguns membros da Pastoral Universitária, de nossa reitora, a Profa. Dra. Karen Ambra, e de colaboradores da Paróquia Santa Catarina de Alexandria, Diocese de Santo Amaro, onde o Pe. Leomar atua como vigário paroquial.

Nesta mesma ocasião, rendemos graças a Deus pelo retorno presencial, pedimos pelo povo brasileiro, sobretudo pelos que mais sofrem, e intercedemos por algumas intenções especiais, especialmente por professores, alunos, funcionários e seus familiares.


Missa de Páscoa

13/04/2022

Missa Páscoa - Anuncio 2022

No dia 19 de abril de 2022, às 18h30, acontecerá a nossa Missa de Páscoa no Auditório do UNIFAI. Venha celebrar conosco o mistério central da fé cristã: a ressurreição de nosso Mestre e Senhor, Jesus Cristo. Ele é a vida que vence a morte, a luz que ilumina todo ser humano.

“Por que procurais Aquele vive entre os mortos? Ele não está aqui; ressuscitou.” (Lc 24,5)


Missa de Abertura do Ano Letivo no Unifai

03/03/2022

Missa Abertura Ano letivo

No dia 03 de março de 2022, quinta-feira, às 18h30, na Capela Nossa Senhora da Assunção, nas dependências do Centro Universitário Assunção, foi celebrada a missa de abertura do ano letivo do UNIFAI.

A celebração foi presidida pelo Pe. Leomar Nascimento e transmitida pelo canal do UNIFAI no Youtube, com o auxílio da equipe de Tecnologia da Informação e Eventos, de alguns membros da Pastoral Universitária e de colaboradores da paróquia Santa Catarina de Alexandria, Diocese de Santo Amaro, onde o Pe. Leomar atua como vigário paroquial.

Nesta mesma ocasião, rezamos pela paz na Ucrânia, intercedemos por algumas intenções especiais, sobretudo por professores, alunos, funcionários e seus familiares. Também refletimos sobre a Campanha da Fraternidade 20202, cujo tema é Fraternidade e Educação.

A Profa. Esp. Jô Camãrgo, diretora de campus, representou a reitora do UNIFAI, Profa. Dra. Karen Ambra, e dirigiu a todos uma palavra de acolhida e encorajamento ao final da celebração. Foi um momento de espiritualidade e fraternidade no qual pedimos a Deus força, discernimento e sabedoria neste novo ano letivo que se inicia.


A Pastoral Universitária do UNIFAI lhes deseja as boas-vindas!

Mensagem 2022

Caríssimos amigos, alunos, professores e funcionários do Centro Universitário Assunção. Em nome da Pastoral Universitária, desejo a vocês as boas-vindas. Acolhemos de modo especial os novos alunos, que se juntam a nós, tanto na graduação quanto na pós-graduação. A Pastoral Universitária é um serviço religioso prestado dentro do ambiente universitário. Embora se trate de uma instituição católica, nosso intuito, no UNIFAI, é acolher a todos e a todas e construir juntos projetos pautados pelo respeito e pela fraternidade. Num mundo marcado por tanta divisão e pela violência em nome de Deus, desejamos ser sinal de unidade na diversidade, de amizade social, como nos ensina o Papa Francisco na Fratelli Tutti.

Mais um ano letivo se inicia e, mais uma vez somos desafiados a encarar as alegrias e obstáculos que possam surgir. A pandemia ainda não deu trégua, é verdade. As coisas poderiam estar melhores, se não fosse o negacionismo e as falsas notícias que tanto confundem os brasileiros. Mas precisamos manter acesa a esperança. Afinal de contas, a maioria dos brasileiros têm consciência do quão importante é se vacinar e a maioria dos pais têm protegido suas crianças. Com a graça de Deus, com fraternidade, com consciência crítica e com muito trabalho, esperamos logo vencer estes tempos obscuros.

Venha fazer parte da Pastoral Universitária. Nós queremos ser um espaço onde todos, independentemente do seu credo (ou do seu não credo), possam se sentir acolhidos e construtores de um mundo mais justo e fraterno.

Nossos encontros começam online e, tão logo voltemos ao modo presencial, nos encontraremos na Capela Nossa Senhora da Assunção, no UNIFAI. Anote aí o meu e-mail, caso queira integrar nossa pastoral, e também as primeiras datas de nossos encontros.

Sintam-se acolhidos e abraçados por toda família UNIFAI!

Prof. Pe. Leomar Nascimento de Jesus
Coordenador da Pastoral Universitária

  • 03/03, quinta-feira às 18h30 – Missa pelo canal do UNIFAI no Youtube
  • 15/03, terça-feira às 18h30 – Papo fé e Cultura, pelo Teams
  • 29/03, terça-feira às 18h30 – Papo fé e Cultura, pelo Teams
 

Contato para integrar nossa equipe: leomar.jesus@professor.unifai.edu.br

Mais adiante informaremos a dinâmica dos encontros, a partir de abril.


2021

Missa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

No dia 09 de dezembro, às 18h30, na capela do UNIFAI, foi celebrada a missa em louvor a Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Juntos com Maria, elevamos a Deus nossa gratidão pelo término das atividades de 2021 e confiamos-lhe, desde já, os projetos para 2022. A celebração foi presidida pelo Pe. Leomar Nascimento e transmitida pelo canal do UNIFAI no Youtube, com o auxílio de nossa coordenadora de Campus, Prof. Esp. Jô Camãrgo, da equipe de Tecnologia da Informação e Eventos, de alguns membros da Pastoral Universitária e de jovens da paróquia Santa Catarina de Alexandria, Diocese de Santo Amaro, onde o Pe. Leomar atua como vigário paroquial. A Profª Drª Karen Ambra, reitora do UNIFAI, bem como o Prof. Dr. Alessandro Fuentes Venturini nos deram a honra de sua presença. Ao final da celebração, a reitora transmitiu uma mensagem de esperança e de encorajamento a todo “time” UNIFAI. Foi, de fato, um momento de espiritualidade e fraternidade no qual agradecemos a Deus pela força que tem nos dado até aqui e no qual também confiamos a intenções de nosso professores, alunos, funcionários e colaboradores, especialmente aqueles e aquelas que mais têm sofrido com a situação da pandemia.

Missa de Nossa Senhora da Assunção
Missa de Nossa Senhora da Assunção

Missa de Nossa Senhora da Assunção 2021

Missa Assunção de Nossa Senhora 2021

No dia 19 de agosto, às 18h30, na capela do UNIFAI, foi celebrada a missa em louvor a Nossa Senhora da Assunção, nossa padroeira. Juntos com Maria, elevamos a Deus nossas preces, confiando-lhe mais um tempo de intenso trabalho, ainda em meio à pandemia.  A celebração foi presidida pelo Pe. Leomar Nascimento e transmitida pelo canal do UNIFAI no Youtube, com o auxílio de nossa coordenadora de Campus, Profª Esp. Jô Camãrgo, da equipe de Tecnologia da Informação e Eventos, de alguns membros da Pastoral Universitária e de jovens da paróquia Santa Catarina de Alexandria, Diocese de Santo Amaro, onde o Pe. Leomar atua como vigário paroquial.  A Profª Drª Karen Ambra, reitora do UNIFAI, nos deu a honra de sua presença e nos transmitiu uma mensagem de esperança e de encorajamento, ao final da celebração. Foi realmente um momento de espiritualidade e fraternidade no qual agradecemos a Deus pela força que tem nos dado até aqui e no qual também confiamos as intenções de nossos professores, alunos, funcionários e colaboradores, especialmente aqueles e aquelas que mais têm sofrido com a situação da pandemia.


 

Missa Assunção de Nossa Senhora


Papo Fé e Cultura 2021/2

Desde o começo de 2020, o “Papo Fé e Cultura” tem acontecido duas vezes por mês, pela plataforma Teams. Ainda num contexto de pandemia, continuamos nossos encontros nesse formato, buscando nos apoiar uns aos outros, refletir a respeito de temas diversos e realizar projetos.

Não fique de fora!

Venha participar conosco de um momento de reflexão descontraído e fraterno!

 

Confira nossos próximos encontros programados para o 2° Semestre de 2021, sempre às 18h30 de quintas-feiras:

19/08    Missa da Assunção (Via Youtube) 

02/09    Papo Fé e Cultura           

16/09    Papo Fé e Cultura           

30/09    Papo Fé e Cultura           

14/10    Papo Fé e Cultura           

28/10    Papo Fé e Cultura           

11/11    Papo Fé e Cultura           

25/11    Papo Fé e Cultura           

09/12    Missa da Imaculada Conceição
 

Para ser adicionado ao grupo “Papo Fé e Cultura”, favor enviar e-mail para:

leomar.jesus@professor.unifai.edu.br

(Prof. Leomar Nascimento)





Ato inter-religioso pelo fim da pandemia e pela paz entre as religiões

Ato inter-religioso

No último dia 29 de maio, a Pastoral Universitária do Centro Universitário Assunção, em parceria com a Pós-graduação Religião e Cultura e com a colaboração de representantes de várias confissões religiosas, realizou o “Ato inter-religioso pelo fim da pandemia e pela paz entre as religiões”. O encontro ocorreu às 15h daquele sábado, pelo canal do Youtube do UNIFAI e foi antecedido pela calorosa acolhida de nossa reitora, a Profa. Dra. Karen Ambra. Na sequência, o Prof. Pe. Leomar Nascimento, coordenador da Pastoral Universitária e mediador do ato inter-religioso, reafirmou as boas-vindas e manifestou a motivação do encontro: rezar pela pandemia e também pela paz entre as religiões, sobretudo no atual contexto marcado por tanta intolerância religiosa.  O ritmo da celebração foi pautado por orações (Profa. Dra. Valéria Batista e Profa. Me. Jô Camãrgo), por belas canções (musicistas Leonice Angela e sua filha Maria Elisa), por uma bonita mensagem de paz de cada representante religioso e por uma bênção especial de envio, realizada pelo Côn. Me. José Bizon. Estiveram presentes os representantes das seguintes confissões religiosas:

 

  • Rev. Jean Tetsuji – Budismo;
  • Sr. Raul Meyer – Judaísmo;
  • Ir. Marivone Miranda, membro da Pastoral Universitária - Catolicismo Romano;
  • Sacerdote Jáder Freire de Macedo Júnior – Umbanda;
  • Pastora Eliad Dias dos Santos - Cristã Metodista;
  • Prof. Me. Atilla Kuch – Islamismo.

 

Graças à equipe de eventos e à nossa diretora de campus, Profa. Me. Jô Camãrgo, este foi um momento de muita fraternidade e de comunhão, acompanhado de modo síncrono por vários internautas, alunos, professores, amigos, membros de nossas comunidades religiosas entre outros. Estamos certos do testemunho de amizade que tal encontro porta e esperançosos quanto à nossa súplica, em uníssono, pelo fim da pandemia e pela paz entre as religiões.

Pe. Me. Leomar Nascimento




Papo Fé e Cultura 2021/1

Desde o começo de 2020, o “Papo Fé e Cultura” tem acontecido duas vezes por mês, pela plataforma Teams. Ainda num contexto de pandemia, continuamos nossos encontros nesse formato, buscando nos apoiar uns aos outros, refletir a respeito de temas diversos e realizar projetos.

Não fique de fora:

Venha participar conosco de um momento de reflexão descontraído e fraterno!

Confira nossos próximos encontros:

Quinta-feira, 11 de março às 18h30 (via Teams)

Quinta-feira, 25 de março: às 18h30 (via Teams)

Quarta-feira, 07 de abril: Missa de Páscoa (via Youtube)

Quinta-feira, 06 de maio à 18h30 (via Teams)

Quinta-feira, 20 de maio às 18h30 (via Teams)

 

Para ser adicionado ao grupo “Papo Fé e Cultura”, favor enviar e-mail para:

leomar.jesus@professor.unifai.edu.br

(Prof. Leomar Nascimento)
 

Equipe P.U 2021

 


Bem vindos ao UNIFAI!

Que em 2021 possamos todos juntos, enfrentar os desafios acadêmicos, pessoais e coletivos que a vida nos reserva, com muita saúde e discernimento, buscando sempre um mundo melhor em todos os aspectos.

Confira em nosso canal do Youtube a mensagem de boas vindas gravada pelo Pe. Leomar, coordenador da Pastoral Universitária e professor do UNIFAI.

Clique aqui e confira o vídeo

Missa de Colação de Grau

 

No dia 24 de fevereiro, às 18h30, na Capela Nossa Senhora da Assunção, nas dependências do Centro Universitário Assunção, foi celebrada a missa de Colação de Grau de 93 alunos dos seguintes cursos oferecidos pelo UNIFAI: Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Filosofia, História, Pedagogia e Serviço Social.

A celebração foi presidida pelo Pe. Leomar Nascimento e transmitida pelo canal do UNIFAI no Youtube, com o auxílio da equipe de Tecnologia da Informação e Eventos, de alguns membros da Pastoral Universitária e de jovens da paróquia Santa Catarina de Alexandria, Diocese de Santo Amaro, onde o Pe. Leomar atua como vigário paroquial.

O Prof. Dr.  Alessandro Venturini, vice-reitor, representou a reitora do UNIFAI, Profa. Dra. Karen Ambra, acompanhando a celebração remotamente. Foi um momento de espiritualidade e fraternidade no qual agradecemos a Deus pelo empenho dos professores e pela conquista dos formandos, nesses tempos adversos. Também confiamos suas intenções, bem como de suas famílias, especialmente por aqueles que mais sofrem com a situação da pandemia.

Missa colação


 

Missa de Colação de Grau 2021



 

MISSA DE ENCERRAMENTO DO SEMESTRE - UNIFAI

 

No dia 27 de novembro, às 16h, tivemos a Celebração Eucarística de encerramento dos trabalhos acadêmicos de 2020 na capela do Centro Universitário Assunção. A missa foi presidida pelo Pe. Leomar Nascimento, coordenador da Pastoral Universitária, com a participação especial da reitora e do vice-reitor do UNIFAI, Profª Karen Ambra e Prof. Alessandro Venturini. Por causa das restrições impostas devido à pandemia da Covid-19, o número de participantes foi limitado e a missa transmitida pelo canal do Youtube do Centro Universitário Assunção.

Neste encontro em torno da Palavra e da Eucaristia, fazendo memória de Nossa Senhora das Graças, Pe. Leomar elevou o pensamento a Deus, lembrou o difícil ano que se finda, com suas agruras e desencontros, e agradeceu ao Senhor pela força que Ele nos deu para o superarmos e nos reinventarmos neste contexto de pandemia mundial.

Também confiou a Deus e a Nossa Senhora o ano de 2021, pedindo pelas intenções de nossos alunos, funcionários, colaboradores e professores, especialmente pela Profª Karen Ambra e pelo Prof. Alessandro Venturini, bem como por toda a equipe de coordenação do UNIFAI, para que tenham um mandato feliz e fecundo. Ao final da celebração, a Profª Karen Ambra nos dirigiu uma bela mensagem de esperança e de agradecimento pelo empenho de toda a família UNIFAI nestes tempos de pandemia, particularmente dos professores e professoras, que não têm medido esforços para manter a presença junto aos alunos e a qualidade de ensino, não obstante os desafios que nos impõem os novos canais de ensino, mediados pela internet.

Abaixo, algumas fotos da celebração:


 

Karen e Alessandro

 

Início da celebração

 

Todos


 

Live - Religião e Estado: relações de poder / Relação entre Fé e Política

Live dezembro de 2020

Neste vídeo, a Pós-graduação de Religião e Cultura, em parceria com a Pastoral Universitária do UNIFAI, propõe duas reflexões que estão bastante relacionadas e dizem muito respeito ao nosso contexto atual. Num primeiro momento, o Prof. Dr. Jefferson Ramalho conversa conosco sobre o tema " Religião e Estado: relações de poder". Em seguida, toma a palavra o Prof. Dr. Valter L. Lara, que nos traz o tema "Relações entre fé e política".
O Prof. Pe. Leomar Nascimento, coordenador da Pós-graduação Religião e Cultura e da Pastoral Universitária é o mediador desta reflexão.

Assista aqui e Bom encontro!

 

 

MUITO OBRIGADO, Pe. Edelcio.

Abaixo, mensagens  de carinho e despedida dos membros participantes da Pastoral Universitária, ao nosso querido Pe. Edelcio Ottaviani.

 

Leomar

"Querido Pe. Edelcio, difícil encontrar palavras para expressar-lhe nossa gratidão pelo modo com que conduziu o Centro Universitário Assunção nestes oito anos de mandato com reitor. Espírito evangélico, respeito, competência, disponibilidade, dedicação, humildade, humanidade (entre tantos outros), sempre pautaram seu modo de presidir este árduo ofício.    Manifestamos-lhe um agradecimento especial por suas iniciativas, inspirações e apoio incondicional à Pastoral Universitária. Como coordenador atual, “peguei o bonde andando”, e sempre me impressionaram o seu carinho, cuidado e atenção para com este serviço pastoral tão necessário no contexto acadêmico. Seu olhar, ao mesmo tempo de pastor solícito e de acadêmico zeloso, fez sempre toda diferença neste precioso serviço eclesial, tanto em seu nível interno quanto no envolvimento da Pastoral Universitária com realidades ligadas à comunidade (de modo especial o Programa Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes e Refugiados).  Que Deus e Nossa Senhora da Assunção o abençoem profusamente no novo horizonte que se abre diante de sua vida. Desejamos-lhe sucesso. Abaixo, alguns rostos e algumas vozes que, em uníssono, lhe dizem um MUITO OBRIGADO sincero e cheio de afeto!!! Pe. Leomar Nascimento."
 

Profª. Dra. Valéria Batista.

Valéria

"Querido Edelcio. Sua contribuição ao UNIFAI foi ímpar e muito do que eu sou e sei passou por momentos que partilhamos juntos. A palavra que fica é GRATIDÃO! Que Deus continue abençoando sua jornada! Beijos: Valéria Batista."

 

Ivanice S. Santana (Serviço Social)

Ivanice

"Querido Pe. Edelcio, sou testemunha da sua entrega, fidelidade no serviço sacerdotal, tanto na faculdade quanto na missão Evangelizadora, na Pastoral carcerária a qual você me apresentou na Paróquia São Paulo e depois de muitos anos nos encontramos na UNIFAI. Mesmo com atribuições bastante comprometidas e desafiantes, a sua essência sacerdotal a serviço do Evangelho apostou e sustentou a Pastoral Universitária. A mesma que culmina a nossa fé diante da Eucaristia, você nos motivava como se a capela ficasse lotada. Não media esforços para parar um vez por semana com tantos afazeres incentivando e sustentando na Fé a Pastoral, por meio da palavra libertadora do Evangelho e a Eucaristia. Obrigada, meu Bom Pastor, por cada bênção, por cada palavra por cada escuta... "Eis Me Aqui Senhor"...Tenho certeza que este chamado ecoa em seus ouvidos, se colocando sempre à disposição do Serviço. Que o Senhor renove a cada em seu coração esta resposta  gratuito que perpetua o seu Sacerdócio. Gratidão. Ivanice (Serviço Social)."
 

Natália Fernandes (Direito)
 

Natália

"Pe. Edelcio, muito obrigada por cuidar tão bem de todos nós do UNIFAI. Tenha a certeza que os valores e ensinamentos partilhados permaneceram. Natália R. Fernandes."
 

Sônia Regina Zillig S. Pedro (Serviço Social)

"Pe. Edelcio, serei eternamente grata pelo ensinamento que deixa registrado em nós. Esse momento da Eucaristia foi muito especial em minha vida, o qual o senhor realizou. Suas missas, às quintas-feiras, por muitas vezes trouxeram mensagens que me fizeram refletir e tomar decisões importantes em minha vida. Eterna gratidão. Que Deus o abençoe. Sônia Regina Zillig S. Pedro."
 

Profrª. Jô Camargo:

jo camargo

"Padre Edélcio, nossa eterna e imensurável gratidão, quando nos pegou pelas mãos e acalmou nossos corações na pior experiência já vivida. Jô Camargo e João Guilherme."

 

Margarida Carvalho (Serviço Social)

"Padre Edelcio, peço a Nossa Senhora da Assunção que dê forças às suas palavras como ministro da reconciliação entre Deus e os homens. Conte sempre com as minhas orações. Margarida Carvalho."

 

Ana Laura (Serviço Social)

Ana Laura

"Pe. Edelcio, obrigada por fazer parte da minha vida e da minha escolha em caminhar com Cristo, que Deus o abençoe. Ana Laura."

 

Rita Sol (Pedagogia)

Rita Sol

"Padre Edélcio, Deus seja louvado pela sua entrega, doação e serviço que com certeza ao longo desses anos fizeram a diferença. Agradeço pela sua acolhida carinhosa quando cheguei ao UNIFAI. Lembro-me de suas palavras "que sejam dias de aprendizado, alegria e amor, no seu curso e junto com essa Família que te acolhe!" Tive a honra de participar da minha primeira missa na instituição, alimentar-me da Palavra, ser orientada pelo Evangelho e conduzida pela Eucaristia. Muito obrigada! Que Deus te faça feliz em sua nova jornada e que continue sendo sinal do Cristo Ressuscitado para muitos corações. Te encontro na Palavra e na Eucaristia... Com carinho receba meu abraço e gratidão. Rita SOL."

 

Ir. Marivone dos Santos (Serviço Social)

Marivone

"Pe. Edelcio, obrigado pela partilha do teu SIM semeado em nosso meio com tanta generosidade e compromisso com a vida!!! Ir. Marivone Miranda."

 

Claive Cordeiro (Filosofia)

Claive

"Pe. Edelcio, obrigado por toda partilha de conhecimento, carinho e amizade. Um forte abraço! Claive"

 

Milene Queiroz (Eventos)

Milene

"Querido Pe. Edelcio, vou sentir muitas saudades suas, principalmente dos textos  “palavra do reitor”. Eu me orgulho e me alegro muito por ter tido a oportunidade de trabalhar com você. Que Deus te abençoe, você é especial. Milene Queiroz."

 

Flaviane Oliveira (Direito)

Flaviane

"Pe. Edelcio, gostaria de deixar meu agradecimento por todo ensinamento e por todo grande trabalho que fez na reitoria do UNIFAI. Como o senhor sempre disse: somos uma família. E é uma alegria fazer parte dela. Um abraço. Flaviane Oliveira."

 

Prof. Marcelo Monte

Marcelo

"Acessível, cioso com a justiça e com a remissão paternal do ofício, mesmo diante dos desafios do cargo. Marcelo Monte. Prof. Marcelo Monte."

 

Profª Wilma Deléo Pessoa

Wilma

"Pe. Edélcio: obrigada pelos anos de dedicação, competência e afeto. Seja feliz em sua caminhada. Com carinho, Wilma."

 

Amanda Gabira (Filosofia)

Amanda

"Pe. Edélcio, obrigada por sua gestão democrática e pela disponibilidade de sempre! O senhor nos fez e continuará fazendo-nos verdadeira companhia, então agradeço por roubar-nos a solidão! Sucesso em sua nova jornada! Deixo um abraço remoto e fraterno! Amanda Gabira."

 

Profª. Solange Magalhães.

Solange

"Padre Edelcio, compartilhar da sua companhia nestes anos foi um privilégio. Sua competência, dedicação e principalmente o caráter humano com o qual conduziu os processos em sua gestão reforçam cada vez mais o ideal de qualidade de nossa instituição. Sei que trilhará outros caminhos e com certeza serão de sucesso e seriedade. Agradeço cada momento partilhado com você e o carinho que teve comigo em todos os momentos que necessitei. Beijos. Profª Solange Magalhães."

 

Prof. Domingos Zamagna.

Domingos

"Querido Pe. Edelcio, sincera gratidão pela condução competente, respeitosa, serena e esperançosa que imprimiu em nossa UNIFAI. Queremos sua presença amiga bem perto de nós. D. Zamagna."

 

Eduardo G. Cachich (História)

Eduardo

"Pe. Edélcio, muito obrigado pela oportunidade de ter participado do projeto dos refugiados. Aprendi muito com ele. Eduardo G. Cachich (História)."

 

Gabriel José Moraes da Silva (Direito)

Gabriel

"Prezado irmão, Pe Edélcio, venho por meio desta lhe agradecer por todo serviço prestado nesse seu mandato à frente do UNIFAI. Damos graças a Deus pela sua vida e vocação. De modo particular, por acolher meus projetos como a Economia de Francisco e a palestra sobre a Campanha da Fraternidade 2019, juntamente com o Pe. Leomar e a Pastoral Universitária. Que Deus lhe conceda muitas bênçãos. Um abraço. Gabriel José Moraes da Silva - Curso de Direito."

 

Maria Auxiliadora Delgado Lima

Maria auxiliadora

"Caríssimo padre Edélcio, obrigada por tudo que tens contribuído na minha vida desde que te conheci e principalmente no UNIFAI, como diretor. Desejo-te tudo de bom, que a vida te retribua com todas as bênçãos e graças de Deus. Te abraço com minhas orações. Maria Auxiliadora D. Lima."

 

Luís Henrique Magalhaes (Direito)

Luís Henrique

"Pe. Edelcio, obrigado pelo apoio e força nos meus anos de estudos. De coração, felicidades de montão. Vichi. Não quis rimar mas, não pude evitar. Felicidades. Forte abc. Lúís H. Magalhães."

 

Prof. Valter Luiz Lara

Valter Lara

"Edelcio, você é dessas pessoas cuja singularidade virtuosa, transparente e autenticamente humana revela não só a força de um grande líder, mas um companheiro que sabe compartilhar, como ecônomo da Graça de Deus, os nossos dons e as nossas fragilidades.  Parabéns, meu irmão! Somos gratos por tua dedicação e empenho generoso em tudo o que fez por essa Instituição que tanto aprendemos a amar. Feliz aniversário!  Valter Luiz Lara."

 


Pe. Edelcio celebra sua última Missa como Reitor do UNIFAI

No dia 25 de Outubro de 2020, Pe Edelcio Ottaviani celebrou, às 11h00, a missa de despedida e agradecimento por seus oito anos de serviço à Comunidade Acadêmica do UNIFAI, na capela Imaculado Coração de Maria, situada à Rua Cel. Irulegui Cunha, n. 623,  junto à comunidade alocada no terreno que pertencia à antiga fábrica das Linhas Correntes, próxima à estação Oratório do Monotrilho (V. Prudente), onde realiza regularmente seu trabalho pastoral. 
Por causa da chuva forte que caiu nesse dia em São Paulo, com a consequente queda na transmissão, a celebração tem início com o Hino de Louvor (Glória). As menções ao UNIFAI se encontram na Homilia (a pregação logo após a leitura do Evangelho) e no agradecimento após a distribuição da Comunhão.
Por respeitar as orientações do distanciamento social, a celebração não foi realizada na capela do UNIFAI, mas nessa pequena capela onde ele celebra regularmente aos domingos. Em respeito às mesmas orientações da Organização Mundial de Saúde e das autoridades sanitárias competentes, estavam ali somente  12 pessoas (número máximo de participantes por celebração), guardado o espaçamento entre as cadeiras e o presbitério, onde se encontra o altar. Tanto ele quanto as leitoras e os cantores não usaram máscaras no momento das falas e dos cânticos. Todas as outras pessoas as utilizavam regularmente durante toda a missa.  Abaixo, postamos o link para quem se interessar em ouvir, nessa simples, mas tocante celebração, as palavras de reflexão do Pe Edelcio após o Evangelho e seu agradecimento final à Comunidade do UNIFAI, cujo teor associa as leituras da Palavra de Deus à sua “Última Palavra do Reitor”, postada também neste site.

Clique aqui e confira a celebração.

O Ser acima do Ter, sempre!

Em um momento de reflexão, o Reitor do UNIFAI, Pe. Edelcio Ottaviani nos traz uma mensagem para questionarmos onde temos depositado nossas esperanças, e que seres humanos temos sido neste período de Pandemia. 

Assista aqui!

A solidariedade em meio à Pandemia

Em mensagem, nosso Reitor, Pe. Edelcio Ottaviani no traz uma palavra de conforto e coragem para os tempos de COVID-19. 
Sejamos solidários uns com os outros, principalmente com os mais pobres e necessitados.

Assista aqui!


Missas e reflexões na capela do UNIFAI

Missas - Quintas-feiras, das 18h30 às 19h15 (quando foram retomadas as atividades presenciais)

Papo Fé e Cultura - Terças-feiras, das 18h30 às 19h15


Encontros às terças-feiras, sobre assuntos relacionados à fé e à cultura. Devido ao isolamento social provocado por conta da pandemia, os encontros estão ocorrendo via Plataforma Teams (de 15 em 15 dias).
Aos alunos, professores e funcionários que quiserem integrar o grupo, por favor, enviar e-mail para:
leomar.jesus@professor.unifai.edu.br

 

P.U 2020



Equipe litúrgica e membros da P.U. do UNIFAI

  • Ana Laura da Silva Santos
  • Carolina Gomes Fernandes
  • Claive Cordeiro
  • Filomena Anderick Mota
  • Flaviane Oliveira Silveira
  • Ir. Marivone Miranda dos Santos
  • Ivanice Silva Santana
  • Letícia Bernardo
  • Margarida Maria de Carvalho
  • Milene Queiroz
  • Natália Fernandes
  • Pe. Edelcio Ottaviani
  • Pe. Leomar Nascimento de Jesus
  • Prof. Claudemir Gimenez
  • Profª. Jô Camargo
  • Prof. Marcelo Monte de Oliveira
  • Profª Solange M. F. Magalhães
  • Rev. Aldo Menezes
  • Rita Solange Rodrigues
  • Sônia Regina F. Silva Pedro

"Projeto Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes e Refugiados"

Voluntários

                                                                               Na foto, alguns membros que compõem a equipe.


Em 07 de março de 2020, foram retomados os trabalhos do programa “Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes e Refugiados”, coordenado pela Pastoral Universitária (PU) do UNIFAI, em parceria com a Caritas Arquidiocesana, a Missão Paz e outras instituições.
Segundo Padre prof. Leomar do Nascimento de Jesus, coordenador da PU, o intuito é oferecer um serviço gratuito e de qualidade para que os irmãos, vindos das mais variadas nações, possam aprender a língua e se inserir mais facilmente no contexto brasileiro.

“Este serviço só é possível graças à dedicação, ao empenho de um grupo entusiasmado de voluntários, entre professores e ex-professores, alunos e ex-alunos, inclusive um do próprio projeto, e voluntários da comunidade”, diz o coordenador da PU.

“Infelizmente, por conta do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, uma semana após o início das atividades do programa, tivemos que cessá-las. Tão logo, porém, voltem as atividades presenciais, retomaremos também este importante serviço aos nossos irmãos imigrantes e refugiados”, acrescenta o Pe. Leomar.



Equipe que compõem o Programa:

Pe. Leomar Nascimento de Jesus – Professor e coordenador da PU


Solange Maria F. Magalhães – Professora e coordenadora dos estágios

Luís Henrique Magalhães – aluno do Direito

Wilma Deléo Pessoa – ex-professora voluntária

Michelle Rocha Saloum – ex-aluna de História

Paloma Batista da Silva Farias – aluna de Biblioteconomia

Jeff Louis – voluntário externo.

Catherine Rojas Merchan - voluntaria externa

Joana D’Arc – aluna de História.

Amanda Almeida Gabira – aluna da Filosofia

Eduardo Gavranic Cachich – aluno de História

 


Encontro: Fraternidade e políticas públicas

No dia 25 de março de 2019 aconteceu o encontro promovido pela PU em torno do tema: “Fraternidade e políticas públicas”.
Os convidados para assunto tão urgente foram Dom Angélico Bernardino Sândalo, bispo emérito de Blumenau e grande referência no que diz respeito à luta social, e Pe. Paulo Sérgio Menezes, do clero de São Miguel Paulista, também atuante nos movimentos e lutas sociais.

dadasd

 

fafafa

 

kaokaokaokao

 

Por cerca de três horas, estes dois ícones dos movimentos sociais mobilizaram a atenção dos cerca de 350 espectadores, que lotaram o auditório de nossa instituição.

 

RESUMO DAS ATIVIDADES DA PASTORAL UNIVERSITÁRIA DO UNIFAI - 2019

Até aqui nos sustentou o Senhor

O ano de 2019 foi um tempo de muitas realizações e belos encontros promovidos pela Pastoral Universitária (PU) do UNIFAI. Elevamos nossa gratidão ao Senhor que tem nos sustentado em nossa missão.

Antes de mais nada, vimos crescer o número de participantes e a qualidade dos serviços prestados pela pastoral. Várias foram as reuniões de organização e confraternização, com o intuito de promover e dinamizar o serviço de evangelização na faculdade. Também tivemos representantes nas reuniões e assembleias do Sínodos, do Natal dos Sonhos e do Vicariato Arquidiocesano da Pastoral Universitária. Iniciamos nosso encontro semanal intitulado “Papo Fé e Cultura”, às segundas-feiras, com temas muito interessantes e bem participados. Semanalmente, às quintas-feiras, houve a celebração da Eucaristia, contando sempre com a participação de alunos, professores, funcionários e visitantes.

Além das atividades semanais, houve duas missas de abertura do ano letivo fevereiro (de manhã e à noite), confiando a Deus todas as pessoas e atividades da faculdade. Em março, recebemos Dom Angélico e o Pe. Paulo Sérgio Meneses, que nos ajudaram a refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2019 (Políticas Públicas). Em abril, nosso reitor presidiu a missa de Páscoa, celebrando aquela que é o mistério central de nossa fé: a ressurreição de Cristo.

No início do mês de junho a Pastoral Universitária promoveu o evento ecumênico e inter-religioso intitulado “Momento de oração pela unidade dos cristãos e pela paz entre as religiões”, em consonância com a “Semana de Oração pela Unidade Cristã”. Participaram do encontro membros das igrejas Anglicana, Batista, Católica e Assembleia de Deus, bem como membros da comunidade espírita. Foi um momento de paz e de união, permeado de cantos, orações e muita fraternidade.

Em agosto, além da celebração da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, padroeira do UNIFAI, realizamos o evento intitulado: “Sarau: ‘Tua profissão também é um chamado’”, com o intuito de celebrar o mês vocacional adaptado à realidade das profissões promovidas pelo UNIFAI, através de seus cursos.

Em outubro, em consonância com o Sínodo da Amazônia e unidos ao Papa Francisco, promovemos o evento “Mística e Comunhão”. Esta atividade foi dividida em dois momentos. O primeiro foi marcado por um tempo de oração com músicas e preces, num clima de fraternidade e alegria. No segundo momento, na hora do intervalo e com o apoio da direção da faculdade, houve o teatro “Francisco de Assis, nossa missão na terra”, encenado por jovens e adultos da Paróquia São João Batista, Diocese de Santo Amaro. Muitos professores e alunos participaram do evento.

Em novembro, alguns membros da PU participaram de uma visita guiada ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, no Mosteiro da Luz. Fomos muito bem recebidos pelo professor Marcos Horácio. Éramos 10 pessoas, entre alunos, professores e convidados. Tivemos, verdadeiramente, uma aula de teologia.

Em dezembro, celebramos com alegria a Primeira Comunhão de duas alunas do Serviço Social, Sônia e Ana Laura, que após um tempo de preparação pelo sistema Sacramentos On-line, receberam pela primeira vez a Eucaristia. Foi emocionante ouvir seu testemunho: “esperamos anos para isso acontecer, e nunca imaginamos que seria na faculdade.” Ainda em dezembro, foi celebrada uma missa, presidida por nosso reitor, o Pe. Edelcio, a pedido das

alunas (e do aluno) do programa “Universidade aberta à Maturidade”, quando se renderam graças ao Senhor pelo ano que passou, confiando-lhe o ano de 2020.

Por último, e não menos importante, no decorrer de todo o ano de 2019, o Programa Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes e Refugiados (parte do trabalho da PU) recebeu uma média de 30 pessoas por mês, vindas de diferentes países, que se beneficiaram da capacidade e dedicação de professores, alunos, ex-professores e ex-alunos – todos voluntários - para o aprendizado de nosso idioma e para uma maior contado com nossa cultura.

Por tudo isso, rendemos graças ao Senhor, que até aqui nos sustentou e fazemos votos de que 2020 seja um ano de muita paz, alegria, justiça e saúde! Feliz Natal. Abençoado 2020.

 

Prof. Pe. Leomar Nascimento de Jesus

Coordenador da Pastoral Universitária – UNFIAI

Confira algumas fotos de Projetos atividades da Pastoral Universitária do UNIFAI.



"Tua profissão também é um chamado”: evento realizado no mês vocacional pela PU com músicas e mensagens refletindo sobre o ser humano como agente de transformação da realidade.

Alguns voluntários

 

Equipe


 

 

"Mística e Comunhão"

Mística e comunhão: momento oracional com músicas, orações e mensagens, seguido de um lindo teatro sobre a vida de São Francisco de Assis, preparados pelos jovens e adultos da Paróquia São João Batista – Diocese de Santo Amaro, em outubro de 2019.
 

Mística

 

Mística 02

 

Mística 03

 

Encontros e momentos celebrativos do nosso "Papo Fé e Cultura".

papo fé

 

papo fé 02

 

papo fé 03

 

Papo fé 04

 

Primeira Comunhão das alunas do curso de Serviço Social, e membras da P.U, Sônia e Ana Laura.

Em dezembro de 2019, celebramos com alegria a Primeira Comunhão de duas alunas do Serviço Social, Sônia e Ana Laura, que após um tempo de preparação pelo sistema Sacramentos On-line, receberam pela primeira vez a Eucaristia.

1ª Comunhão 01

 

1ª Comunhão 02

 

1ª Comunhão 03

 

1ª Comunhão 04

 

1ª Comunhão 05



Visita ao Museu de Arte Sacra de São Paulo: promovido pela PU em parceria com a coordenação do curso de Pós-graduação “Religião e Cultura
 

Museu



 

Participem!