Projeto de Intervenção Pedagógica capacita, na prática, alunos de Pedagogia

Alunos contam também com Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica e ajudam pais e estudantes da rede pública e particular da região.

“Projeto de Intervenção Pedagógica para Alunos com Dificuldade de Aprendizagem”, inserido na matriz curricular do curso de Pedagogia (Licenciatura), há mais de 25 anos, proporciona aprendizado na prática aos estudantes do Centro Universitário Assunção. A primeira aula deste semestre ocorreu no último sábado (06/04), das 09h às 12h, e contou com a participação de oito crianças e oito alunas. Até o final de junho, os alunos regularmente matriculados a partir do 3º semestre realizarão as intervenções, todos os sábados, com o apoio da coordenação do curso.

Além do atendimento às crianças em idade escolar, matriculadas em escolas da região em que se encontra o centro universitário, os pais também recebem orientações familiares, de forma individualizada, para troca de experiências e esclarecimentos de dúvidas acerca das dificuldades pedagógicas dos alunos.

“Por meio da colaboração entre teoria e prática, esta iniciativa busca não apenas enriquecer a formação das alunas, mas também promover a inclusão e o sucesso acadêmico de todo o alunado, especialmente os com necessidades específicas de aprendizagem”, esclareceu a Profa. Dra. Solange Fustinoni, uma das responsáveis pelo projeto.

O Projeto de Intervenção Pedagógica constrói conhecimentos significativos para a atuação docente além do compromisso com os alunos mais fragilizados no processo de ensino-aprendizagem, que, muitas vezes, se encontram debilitados por causa da negligência de determinados profissionais ou por diversos aspectos que contribuem para reforçar essas dificuldades de aprendizagem.

As atividades desenvolvidas durante as mais de três horas de intervenção envolvem reunião de pais, anamnese, avaliação diagnóstica e ações artísticas e recreativas realizadas no espaço das salas do Bloco 04, no Laboratório de Práticas Pedagógicas e também no Espaço Cultural, localizado no térreo do centro universitário.

O Centro Universitário Assunção prima por oferecer um ensino prático que privilegia a formação continuada, oferecendo aos alunos conhecimentos específicos para potencializar sua atuação junto às crianças com dificuldades de aprendizagem, recorrendo à metodologia de ensino de Língua Portuguesa e de Matemática, Alfabetização e Letramento, bem como Avaliação Diagnóstica, somativa e formativa e jogos educativos.

“As atividades permitem não apenas a aplicação de estratégias pedagógicas adaptadas às necessidades específicas de aprendizagem dos alunos, mas também a reflexão crítica sobre os desafios enfrentados e as abordagens eficazes para promover a participação e o sucesso de todos os estudantes”, enfatizou a Profa. Solange.

Outro ponto relevante do projeto, que reforça o caráter prático da metodologia de ensino do Centro Universitário Assunção, é a relação com o Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica (CEOPp), que realiza atendimento suplementar aos alunos que apresentam dificuldades em virtude de problemas pessoais das crianças atendidas, que nem sempre são fáceis de serem diagnosticados, exigindo a colaboração de psicopedagogos. Assim, eles são encaminhados à Clínica Psicopedagógica do centro universitário e recebem atendimento supervisionado pela coordenação.

Ao final do semestre, há sempre encontro festivo de encerramento e reunião com os educadores e responsáveis pelas crianças atendidas no projeto para considerações sobre o desenvolvimento dos atendimentos e a aprendizagem dos menores, proporcionando reflexões e avaliação das ações desenvolvidas.

A formação do profissional da Educação é um processo longo, de experiência, amadurecimento e compromisso. Por isso o investimento do centro universitário em projetos como o de "Intervenção Pedagógica", que capacita e disponibiliza ao mercado profissionais mais preparados para lidar com os desafios do ensino no Brasil, seja na esfera pública ou privada.