
Pedagogia (Licenciatura)
Sobre o Curso
Esta Licenciatura está voltada para o exercício da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (incluindo a Educação de Jovens e Adultos – EJA) e no Ensino Médio (Modalidade Normal). Também habilita para as atividades executadas nas área de serviços e apoio escolar e nas funções que necessitam de conhecimento pedagógico para implementar tarefas próprias da área da Educação.
Com relação à docência na Educação Básica, o profissional estará capacitado para ser mediador do processo de aprendizagem de seus alunos e da produção de conhecimento, compreendendo e preparando para os alunos as condições didáticas fundamentais à educação escolar de qualidade.
A Estrutura Curricular do Curso proporciona ao aluno entendimento dos princípios e métodos de ensino, que são primeiramente embasados em conhecimentos históricos, antropológicos, psicológicos, linguísticos, políticos, econômicos filosóficos, sociológicos e ecológicos, bem como as dimensões administrativas e pedagógicas da escola. Assim, ela pode planejar, avaliar e executar as atividades educativas.
O currículo traz embasamento humanista/crítico, estimulando o pensar e intervir na sociedade, provocando reflexões para um posicionamento contra as desigualdades sociais, entendendo o processo educativo como propulsor da garantia de oportunidades iguais a todos. Por meio da formação específica, o curso oferece subsídios ao educador para que possa fazer conexões da teoria com a prática e, assim, proporcionar uma atuação transformadora nos ambientes escolares e extraescolares.
Perfil do Profissional
Polivalente e multifuncional; capacidade para lidar com situações-problema; espírito crítico e respeito às manifestações e diversidades sociais e de opinião, gênero, crença e religião; envolvimento e responsabilidade; compromisso ético para a construção de uma sociedade igualitária, seja nos espaços escolares, seja fora dele.
Em que trabalha o Profissional
Como docente...
desenvolve atividades na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e nas disciplinas pedagógicas do Curso Normal.
Ainda no ambiente escolar...
pode atuar na coordenação e gestão pedagógica, supervisão escolar e como assistente educacional em órgãos públicos. Também estará capacitado para a elaboração de projetos educacionais de aplicação geral ou específica.
Pode atuar como pedagogo hospitalar...
e empresarial, desenvolver treinamento e seleção em RH, prestar assessoria e consultoria educacional em instituições, atuar na elaboração e análise de materiais didáticos, brinquedos e outros, trabalhar em equipes multidisciplinares (sociais, mídia, etc.).
Matriz Curricular
Estrutura Curricular
Curso: 00007 - Pedagogia
Habilitação: 1 - Licenciado em Pedagogia
Grade: 22 - grade 2023/1
Matriz Aplicada: 11906
PERÍODO DA DISCIPLINA | CÓDIGO DA DISCIPLINA | DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (Hora Aula) | CARGA HORÁRIA (Hora relógio) |
1 | EXT - 156360 | Filosofia da Educação | 80 | 66,67 |
1 | 151825 | História da Educação: da pré-história à Idade Média | 80 | 66,67 |
1 | 150686 | Introdução ao Pensamento Teológico | 40 | 33,33 |
1 | 150841 | Métodos e Técnicas de Pesquisa | 40 | 33,33 |
1 | 150879 | Oficina de Interpretação de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
1 | 152677 | Práticas Pedagógicas Orientadas: Atividade-científico cultural e caracterização do campo educacional | 40 | 33,33 |
1 | 151854 | Sociologia da Educação | 80 | 66,67 |
2 | 150334 | Diversidade Étnico Cultural | 40 | 33,33 |
2 | 151805 | Ética Aplicada à Prática Docente | 40 | 33,33 |
2 | 151824 | História da Educação: da modernidade à contemporaneidade | 80 | 66,67 |
2 | 150685 | Introdução ao Pensamento Filosófico | 40 | 33,33 |
2 | 151835 | Legislação da Educação Brasileira e as medidas socioeducativas | 40 | 33,33 |
2 | EXT - 156361 | Oficina de Didática: trajetória histórica e formação do professor | 40 | 33,33 |
2 | 151847 | Práticas Pedagógicas Orientadas Educação Infantil e Ensino Fundamental | 40 | 33,33 |
2 | 151853 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 40 | 33,33 |
2 | 151856 | Técnicas de Linguagem e Comunicação para docentes | 40 | 33,33 |
3 | EXT - 156362 | Alfabetização e Letramento: concepção e perspectivas atuais | 40 | 33,33 |
3 | 150109 | Avaliação Educacional | 40 | 33,33 |
3 | 151797 | Conteúdos e Práticas na Educação de Jovens e Adultos | 40 | 33,33 |
3 | 151800 | Currículos e Programas: das teorias tradicionais às teorias críticas | 40 | 33,33 |
3 | EXT - 156363 | Fundamentos, Métodos e Práticas na Educação Infantil | 40 | 33,33 |
3 | EXT - 156364 | Mediação e Resolução de Conflitos no Ambiente Esciolar | 40 | 33,33 |
3 | 151839 | Oficina de Didática: Reflexões da Docência | 40 | 33,33 |
3 | 151841 | Oficina de Produção de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
3 | 151843 | Práticas e Técnicas Assistivas à Inclusão | 40 | 33,33 |
3 | 152780 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem: aspectos pedagógicos | 40 | 33,33 |
4 | EXT - 156365 | Alfabetização e Letramento: práticas pedagógicas e jogos de linguagem | 40 | 33,33 |
4 | 151788 | Atuação da Pedagogia em espaços não-escolares | 40 | 33,33 |
4 | 151801 | Currículos e Programas: teorias do pós-estruturalismo às pós- modernas | 40 | 33,33 |
4 | 151803 | Estudos e Desenvolvimento Socioemocional | 40 | 33,33 |
4 | 151806 | Fundamentos da Ética Natural e Direitos Humanos | 40 | 33,33 |
4 | EXT - 156366 | Fundamentos e Métodos na Educação Infantil: práticas pedagógicas e perspectivas atuais | 40 | 33,33 |
4 | 151836 | Linguagem e Tecnologia aplicada à educação | 40 | 33,33 |
4 | 150876 | Oficina de Entendimento e Elaboração do Processo Avaliativo | 40 | 33,33 |
4 | 150934 | Política Educacional e Organização da Educação Brasileira | 40 | 33,33 |
4 | 151845 | Práticas para Educação Orientada: Gestão, Supervisão e Coordenação Pedagógica | 40 | 33,33 |
5 | 151798 | Coordenação do Trabalho Pedagógico | 40 | 33,33 |
5 | 151809 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Matemática na Educação Infantil | 40 | 33,33 |
5 | 151811 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Arte | 40 | 33,33 |
5 | 151812 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Ciências na Educação Infantil | 40 | 33,33 |
5 | 151814 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de História e Geografia na Educação Infantil | 40 | 33,33 |
5 | EXT - 156367 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Língua Portuguesa na Educação Infantil | 40 | 33,33 |
5 | 151820 | Gestão Escolar: práticas pedagógicas e formação de professores | 80 | 66,67 |
5 | EXT - 156368 | Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | 40 | 33,33 |
5 | 151851 | Projeto de Intervenção Preventivo no Ambiente Escolar | 40 | 33,33 |
6 | 150046 | Ambiente e Sustentabilidade | 40 | 33,33 |
6 | 151807 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Geografia no Ensino Fundamental | 40 | 33,33 |
6 | 151808 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da História no Ensino Fundamental | 40 | 33,33 |
6 | EXT - 156369 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Matemática no Ensino Fundamental | 80 | 66,67 |
6 | 151813 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Ciências no Ensino Fundamental | 40 | 33,33 |
6 | 151816 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental | 40 | 33,33 |
6 | 151817 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Movimento Corporal | 40 | 33,33 |
6 | 151850 | Projeto de Intervenção Curativa no Ambiente Escolar | 40 | 33,33 |
6 | 151855 | Supervisão do Trabalho Pedagógico | 40 | 33,33 |
7 | 152644 | Atendimento Educacional Especializado (AEE) | 40 | 33,33 |
7 | 152782 | Ensino Híbrido e Metodologias Ativas | 40 | 33,33 |
7 | 152642 | Laboratório de Confecção de Materiais Pedagógicos na Educação de Jovens e Adultos | 40 | 33,33 |
7 | EXT - 156370 | Literatura Infantil e as práticas de leitura na escola | 80 | 66,67 |
7 | 150856 | Neurociência Aplicada à Educação | 40 | 33,33 |
7 | 152784 | Pensamento Pedagógico Brasileiro | 80 | 66,67 |
7 | 152661 | Projeto de Pesquisa e Organização do Trabalho Acadêmico | 40 | 33,33 |
7 | 152640 | Psicomotricidade | 40 | 33,33 |
8 | 151194 | Atividades Complementares/Orientação | 10 | 8,33 |
8 | 151185 | Estágio Curricular Supervisionado | 40 | 33,33 |
8 | 152670 | Gerontologia Aplicada à Educação | 40 | 33,33 |
8 | EXT - 156371 | Laboratório de materiais pedagógicos e recursos tecnológicos | 80 | 66,67 |
8 | 150880 | Oficina de Musicalização | 40 | 33,33 |
8 | 152667 | Práticas de Gestão Escolar: Projeto político-pedagógico | 80 | 66,67 |
8 | EXT - 156372 | Projeto de Intervençao nas Dificuldades de Aprendizagem | 80 | 66,67 |
8 | 152671 | Projetos Interdisciplinares e Transdisciplinares | 40 | 33,33 |
8 | 152669 | Resolução de problemas e o letramento matemático | 40 | 33,33 |
8 | 151178 | Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação | 40 | 33,33 |
Produção e Apresentação de TCC | 40 | 33,33 | ||
Atividades Complementares | 240 | 200,00 | ||
Estágio in loco | 480 | 400,00 | ||
Proj de Atend Ped e Psicoped para Crianças com Dif de Aprend | 168 | 140,00 | ||
Carga Horária Total do Curso | 4218 h/a | 3515 horas |
Corpo Docente

Angélica Miyuki Farias
Graduada em Bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1986), Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Atualmente é professora de graduação e Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase em ensino-aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas para fins específicos, elaboração e avaliação de materiais didáticos, ensino-aprendizagem pelas múltiplas mídias, propostas didáticas pautadas pela perspectiva dialógica de linguagem.

Ana Carla de Oliveira Mello Costa Pinho
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora do Centro Universitário Assunção lecionando no curso de Direito as disciplinas Direito Civil I e II, Direito Internacional Público I e II, Direito da Integração, Meios Extrajudiciais de Solução de Controvérsias, Direito Empresarial, Introdução ao Estudo do Direito. Nos cursos de Turismo, Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação a disciplina de Língua Inglesa Instrumental, no curso de Secretariado Executivo, Direito a disciplina de Metodologia Científica, no curso de Ciências Contábeis e Administração de Empresas a disciplina de Noções de Direito I e II,. Professora Supervisora da Câmara de Mediação e Conciliação do Núcleo de Práticas Jurídicas e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito do Centro Universitário Assunção. Professora da disciplina de Noções de Direito na Pós Graduação de Políticas Públicas do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar e Empresarial em Direitos Humanos no Unifai, Ouvidoria do UNIFAI. Palestrante na área de gestão de conflitos.

Karen Ambra
Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2005) em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Instituição onde a Graduação em Pedagogia foi concluída (no ano de 2001). No UNIFAI (Centro Universitário Assunção), é a atual Reitora (para o mandato 2020-2024), foi Vice-reitora (jan. 2013 - out. 2020) e Pró-reitora Comunitária (de 2010 a 2012). Atua, ainda, como Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Cultura (desde junho de 2012), sendo a Professora e Orientadora (dos Trabalhos de Conclusão de Curso) na referida Especialização. Outrossim, exerce a docência na Licenciatura em Pedagogia, História e Filosofia. Foi professora na Educação Básica, tanto na Educação Infantil como nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. É autora do livro Aprendendo a conviver: as regras na brincadeira de faz de conta (2012). Os seguintes temas são tanto objeto de interesse e pesquisa como de atuação: Psicologia da Educação; Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem Infantis; Educação Infantil; Metodologia de Pesquisa e o Brincar

Laez Barbosa Fonseca

Leomar Nascimento de Jesus

Sueli Terezinha Fernandes Lopes
Coordenadora e Professora do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do Centro Universitário Assunção- UNIFAI. Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Possui Graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de Guarulhos (1977), Bacharelado em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de Guarulhos (1978), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho UNINOVE (1986), Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Ibirapuera - UNIB (1994). Especialista em Nuevas Tecnologias de La Enzeanza Superior em La Universidad de Madrid - España ( 2001). Mestra em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP - (2019). Atua com formação docente nos cursos de Pedagogia, História e Filosofia nas áreas de educação, comunicação, saúde e Psicologia.

Valéria Batista
Pró-Reitora de Pós-graduação do Centro Universitário Assunção- UNIFAI. Coordenadora e professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Assunção- UNIFAI. Professora do Curso de Pedagogia (UNIP). Doutora em Educação: Psicologia da Educação (2015) pela PUC/SP. Mestre em Educação (2008), Pós graduada em Gestão e Organização Escolar(2004) e graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena(2001) pela Universidade Cidade de São Paulo-UNICID. Atuou como professora nos cursos de Licenciatura História, Filosofia, Letras, Matemática e Geografia com disciplinas de formação pedagógica. Atuou como Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, do Colégio São José do Maranhão, com o trabalho de inclusão de autistas em sala regular de ensino. Possui experiência na área da Educação Básica e ensino superior por quase 20 anos atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de Professores, Alfabetização, aprendizagem da leitura e da escrita, escolarização inicial, Psicologia Cognitiva da Leitura e Prática de ensino e políticas públicas.

Vania Ramos
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Grande ABC (1981), Mestrado em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Pós-graduação em Psicomotricidade (1998), Psicopedagogia (1997) e Gestão e Implantação em EaD (2020). Atualmente é Coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Psicomotricidade e Gerontologia Social do Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Professora titular nos cursos de Pedagogia e Serviço Social da mesma instituição, professora convidada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e dos cursos de Pos-graduacao da UNIP e UniPaulistana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Psicomotora, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, arte e movimento corporal, aprendizagem, gerontopsicomotricidade, envelhecimento e educação.

Vanessa Beatriz Bortulucce
Historiadora da imagem, da arte e da cultura. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Líbero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nas áreas da cultura do século XX: Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, arte e política. No ensino e na pesquisa, também desenvolve estudos nas seguintes áreas : Educação (História da Educação, Sociologia da Educação), Cultura de Massa, História da Cultura, História Contemporânea. Pesquisadora e curadora independente. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e do ICOM Brasil.
Ficou com dúvidas?
Os portadores de diploma de graduação são dispensados de Processo Seletivo.
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No ato da matrícula, o candidato deve entregar uma declaração atualizada da escola informando que concluiu o Ensino Médio e que seu histórico escolar está em fase de confecção. O mesmo também deve conter o prazo no qual o documento ficará pronto.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Sim. A Instituição é credenciada junto ao Governo Federal nos programas ProUni e FIES.
A Instituição possui uma Política de Descontos e Bolsa Filantrópica. Clique aqui conheça todas as modalidades de desconto
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193