Alfabetização e Letramento em Contexto Educacional | Unifai Pular para o conteúdo principal

Alfabetização e Letramento em Contexto Educacional

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Aulas on-line ao vivo  Presencial

 

O curso dá ênfase para as práticas de alfabetização, como o ensino de avaliação diagnóstica, com sondagens e análise das escritas para que o professor acompanhe o processo de ensino-aprendizagem e os avanços das escritas, com intervenções pedagógicas e elaboração de jogos fonológicos e linguísticos, por meio do trabalho com os gêneros textuais, a produção textual, a ortografia e a gramática. E, também oferece disciplinas na área da Matemática com ênfase no desenvolvimento do raciocínio lógico na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o uso de materiais concretos, material dourado, o ábaco e jogos matemáticos nas aulas. 

Desta forma, o curso prima por trabalhar o planejamento de intervenções didáticas, com bases teóricas que norteiam a ação pedagógica do professor apoiado ao Letramento viabilizando a presença das práticas sociais nas atividades de leitura e de escrita. 

 

Porque fazer o curso no UNIFAI: 

Somos uma instituição com mais de 50 anos, com ensino renomado e de excelência e contamos com professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência na Educação Básica. Além, de uma excelente infraestrutura, laboratório específico para as aulas práticas na criação de materiais concretos no processo de ensino aprendizagem, tais como: jogos fonológicos, jogos de matemática e a elaboração de outros materiais. Tudo isso para que você se torne um profissional atualizado e possa atuar com crianças, jovens e adultos, junto às dificuldades de aprendizagem de leitura e de escrita, por meio de práticas específicas da Alfabetização e do Letramento.

 

Público-alvo

Professores, pedagogos, psicólogos e interessados na área de educação. 

 

 

Turmas e horários

2ª e 4ª feiras, das 19h10 às 22h45
Sábados, das 7h30 às 14h30
 

Duração

3 semestres letivos

 

Modalidade

O curso oferece duas opções de estudo para o aluno escolher. Com aulas ao vivo pela Plataforma Teams e/ou presencial.

 

Carga Horária

360h

 

Observações

Depoimentos

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR
clique aqui

Corpo Docente

Angélica Miyuki Farias

Angélica Miyuki Farias

Acesse o Lattes

Graduada  em Bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1986), Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Atualmente é professora de graduação e Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase em ensino-aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas para fins específicos, elaboração e avaliação de materiais didáticos, ensino-aprendizagem pelas múltiplas mídias, propostas didáticas pautadas pela perspectiva dialógica de linguagem.

Valéria Batista

Valéria Batista

Acesse o Lattes

Pró-Reitora de Pós-graduação do Centro Universitário Assunção- UNIFAI. Coordenadora e professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Assunção- UNIFAI. Professora do Curso de Pedagogia (UNIP). Doutora em Educação: Psicologia da Educação (2015) pela PUC/SP. Mestre em Educação (2008), Pós graduada em Gestão e Organização Escolar(2004) e graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena(2001) pela Universidade Cidade de São Paulo-UNICID. Atuou como professora nos cursos de Licenciatura História, Filosofia, Letras, Matemática e Geografia com disciplinas de formação pedagógica. Atuou como Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, do Colégio São José do Maranhão, com o trabalho de inclusão de autistas em sala regular de ensino. Possui experiência na área da Educação Básica e ensino superior por quase 20 anos atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de Professores, Alfabetização, aprendizagem da leitura e da escrita, escolarização inicial, Psicologia Cognitiva da Leitura e Prática de ensino e políticas públicas.

Corpo Docente Convidado

Anna Carolina Leopoldino Barbosa

Anna Carolina Leopoldino Barbosa

Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Assistente Pedagógica do Município de Santo André. Possui Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Mestre em Educação com especialização em formação de professores pela Universidade Unini México. Cursando mestrado na Universidade Nove de Julho- UNINOVE/SP, linha de políticas educacionais. Principais interesses de pesquisa – formação inicial docente, identidade e profissionalidade.

Joe Cordeiro de Araújo

Joe Cordeiro de Araújo

Acesse o Lattes

Graduação em Educação Física - Faculdades Integradas de Santo André. Especialização em Educação Física Escolar – Faculdades Metropolitanas Unidas. Professor da disciplina Movimento corporal e a Alfabetização do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Professor no Colégio Palmares.

Luciana França Leme

Luciana França Leme

Acesse o Lattes

Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Atuou como professora de Projetos de Leitura e Resgate Cultural na Educação Infantil no Município de Louveira. Atuou como docente na Universidade Paulista (UNIP) nos cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social e em cursinhos preparatórios para concursos de professores. Atua como pesquisadora na área de políticas públicas de educação com foco na carreira e profissão docentes. Colaborou na elaboração da Proposta Curricular do Currículo de Língua Portuguesa (ano de 2013). Participa de diversos projetos de pesquisa da Fundação Carlos Chagas como bolsista. Participou como pesquisadora em pesquisas sobre políticas de avaliação da educação infantil de municípios. Atuou como educadora e coordenadora em diversos projetos de estudo de meio e espaços educativos não-formais.

Mônica Cintrão França Ribeiro

Mônica Cintrão França Ribeiro

Acesse o Lattes

Doutora e Mestre em Psicologia na área Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP). Psicóloga pelo Instituto Unificado Paulista. Especialização em Psicopedagogia (UNIP) e Aperfeiçoamento em Orientação à Queixa ESCOLAR (IP/USP). Professora universitária, pesquisadora e Supervisora de Estágio em Psicologia Escolar e Educacional na Universidade Paulista (UNIP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola, Comunidade e Políticas Públicas (CNPq/UNIP) e membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores (CNPq/UNIP). Docente e coordenadora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Psicologia e Educação (UNIP). Professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional (UNIFAI). Conselheira no XVI Plenária do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2019-2022). Possui experiência na área da Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: processos e problemas de escolarização, queixa escolar, formação de professoras/es, formação de Psicólogas/os, políticas públicas em educação.

Simone Aparecida Zanutto

Simone Aparecida Zanutto

Acesse o Lattes

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). Graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (1990). Pós- Graduação em Recursos Humanos, pela FECAP e Psicopedagogia. Experiência de 32 anos como docente e Coordenadora Pedagógica na Educação Básica ( Educação Infantil e Ensino Fundamental). Atuação docente no Ensino Superior por 14 anos. Tem experiência na área de Educação, atuando nas disciplinas pedagógicas e de pesquisa na Graduação e Pós- Graduação. Professora no curso de Pós- Graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional e Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Educação Infantil no Centro Universitário Assunção- UNIFAI. Atuou como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, como professora Coordenadora de Atividades Culturais Complementares (ACC) e membro de banca examinadora de Seleção de Docentes, na UNICASTELO. Exerceu docência no curso de Pedagogia do Centro Universitário Fundação Santo André. Professora do Ensino Fundamental (1 ao 5 ano) da Rede Municipal de Santo André. Atuou como formadora do PNAIC na Rede Municipal de Sato André. Foi convidada a participar de atividades de ensino e pesquisas, pelo Laboratório de Gestão (LAGE), ligado à Faculdade de Educação da UNICAMP. 

Mestra Aline Cristina Cybis Araújo

Aline Cristina Cybis Araújo

Lattes

Mestre em Educação Matemática na linha de pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas inovações, com bolsa de estudos pela Capes pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2014). Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Salesiano (2009) e Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena, pela Universidade Nove de Julho (2007). Certificada nos cursos Líderes de Aprendizagem (2022) e Exercitando a liderança: princípios fundamentais (2023) pela Universidade de Harvard. Autora do livro: “O problema é nosso! Um caminho compartilhado para resolver problemas matemáticos”.

Professora convidada do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI na disciplina Educação Matemática na Educação Infantil e do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Educação Infantil nas disciplinas de Metodologia de Pesquisa e Didática do Ensino Superior e Cultura Digital e os usos da tecnologia na infância. Atuou como professora convidada em projetos junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários na Universidade Estadual do Tocantins.

Com experiência consolidada com estudantes de Educação Infantil, do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Superior e na Orientação Educacional.

Chrystianne Simões Del Cistia

Acesse o Lattes

Doutoranda em Distúrbios de Aprendizagem - Mackenzie ; Mestre em Educação Motora com concentração em Educação- UNIMEP; Pós- graduada em Educação Física Escolar - FEFISA; Pós-graduada em Libras pelo Instituto Eficaz; Professora de Braille na Biblioteca Monteiro Lobato; Professora de Libras na Universidade São Judas Tadeu; Arbitro Nacional pelo Comitê Paralímpico Brasileiro CPB em Atletismo e Natação.

Ficou com dúvidas?