Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Aperfeiçoamento

Aulas on-line ao vivo 

 

O curso tem como objetivo orientar profissionais da educação e demais profissionais sobre o seu papel na inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no processo de ensino-aprendizagem, por meio do desenvolvimento de estratégias de ensino eficazes até para os casos mais desafiadores.  

Para tanto, são ofertadas disciplinas que abordam desde o conceito, histórico e legislação do autismo, como disciplinas que apresentam a Terapia ABA, o modelo TEACCH, o trabalho com as famílias e o papel da escola no processo de ensino aprendizagem na adaptação curricular para o trabalho educacional do aluno com autismo.  

 

Inscreva-se

Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO

O curso conta com professores especialistas, mestres e doutores com pesquisas na área da Educação Especial e da Educação Inclusiva, além, da atuação nos níveis de ensino da Educação Básica e do Ensino Superior e capacita os profissionais com interesse de atuar junto à criança autista e possa de fato efetivar a inclusão escolar destes alunos com necessidades educativas específicas.

 

Público-alvo

Professores, pedagogos, gestores escolares, psicólogos e interessados em atuar na educação de autistas e com crianças com déficits relacionados à comunicação. 

 

Turmas e horários

3ª e 5ª feiras, a partir das 19h10
 

Duração

9 meses

 

Modalidade

O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.

 

Carga Horária

182 horas

 

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

clique aqui

Corpo Docente

Corpo Docente Convidado

Michelle Cristine da Silva Toti

Michelle Cristine da Silva Toti

Acesse o Lattes

Doutora em Educação (Unicamp) na linha Psicologia e Educação. Atua como Pedagoga no Ensino Superior, no apoio pedagógico aos discentes de graduação e pós-graduação e outras ações relacionadas à permanência na universidade. Desenvolve pesquisa sobre o apoio pedagógico no ensino superior e permanência e evasão. É professora da disciplina Mediação Escolar e a Família Autista no curso de Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista do Centro Universitário Assunção - UNIFAI.

Amanda Santana Gomes Silva

Amanda Santana Gomes Silva

Acesse o Lattes

Graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2011). Especialização em Educação Especial Inclusiva com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação. Mestra e Doutoranda em Educação Especial pela UFSCar. Atualmente é professora de AEE na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) na Prefeitura de São Paulo. Professora da Disciplina "Planejamento Educacional Individualizado e Práticas Educativas para o Aluno Autista no curso de Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Centro Universitário Assunção – UNIFAI.

Priscila Angélica Cicca

Priscila Angélica Cicca

Acesse o Lattes

Especialista em Autismo e Psicopedagoga. Atuando na educação inclusiva com intervenções pedagógicas para crianças com TEA. Docente na disciplina: Métodos de Intervenções e Comunicação Alternativa: TEACCH e PECS), no curso de Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista no Centro Universitário Assunção - UNIFAI.

Humberto Oliveira Santana

Humberto Oliveira Santana

Acesse o Lattes

Formado em Pedagogia, Psicopedagogia e especialista em Análise do Comportamento Aplicada do Transtorno do Espectro Autista e outros atrasos de desenvolvimento, docente da disciplina em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), no curso de Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista no Centro Universitário Assunção -UNIFAI.

Profa. Daniela Dias de Carvalho

Daniela Dias de Carvalho

Acesse o Lattes

Coordenadora e docente das disciplinas: TEA Conceito histórico e Legislação e Adaptações Curriculares para Inclusão do aluno Autista do Curso em Aperfeiçoamento Transtorno do Espectro Autista e docente no Curso de Pós -Graduação de Educação Infantil das disciplinas de Inclusão de crianças com necessidades educacionais e Didática na Educação Infantil no  Centro Universitário Assunção- UNIFAI ,desde 2018. Pós -Graduada nos cursos de Autismo, Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva, Pedagoga com 17 anos de atuação na Educação Especial e Inclusiva e 10 anos de experiencia na Educação Infantil.

Ficou com dúvidas?