
Arquivologia e Gestão de Arquivos
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo
O Curso de Especialização em Arquivologia do ASSUNÇÃO, tem como foco formar o especialista em Gestão de Arquivos e para isso considera técnicas especializadas para tratamento, gestão e preservação do documento arquivístico em seus variados suportes, considerando procedimentos técnicos consequentes das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Essas técnicas e procedimentos são alinhadas à legislação em vigor relacionada as políticas arquivísticas, no financiamento cultural e ao acesso e também na restrição de acesso aos documentos.
Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO
O Curso enfatiza a prática e o saber fazer em atividades arquivísticas e pauta-se por princípios teóricos e legislação específica que regem a área.
Público-alvo
Profissionais provenientes dos cursos de Biblioteconomia, História, Administração, dentre outros interessados em se especializarem na prática arquivística, a fim de atenderem às exigências contemporâneas relacionadas à gestão documental.
Turmas e horários
Terças e quintas, a partir das 19h10 - Aulas on-line ao vivo
Duração
3 semestres
Modalidade
O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.
Carga Horária
360h
Observações
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR:
Corpo Docente

Carmem Lúcia Batista
Pós-doutora em Estudos Interdisciplinares pela Universidade de Coimbra. Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), com estágio na Sorbonne (Paris/França). Mestre em Ciência da Informação pela ECA/USP. Graduada em Biblioteconomia pela ECA/USP e em Letras (fortuguês/francês), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). Foi diretora do Núcleo de Documentação e Informação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB-ECA/USP). Foi técnica do Arquivo Público do Estado de São Paulo. É técnica da Secretaria de Governo e Gestão Digital do Estado de São Paulo. No Centro Universitário Assunção é: professora de graduação em Biblioteconomia; professora de disciplinas de pós-graduação: Acesso e restrição à informação arquivística e Mediação cultural em arquivos, do curso de especialização em Arquivologia e Gestão de Arquivos; Mídias Sociais e a Mediação de Leitura Diária, do curso de Mediação de Leitura Literária; Biblioteca e educação: perspectivas históricas e Biblioeducação: mediações e projetos, do curso de Biblioteca Educativa: gestão e mediações. É coordenadora dos cursos de Especialização em Arquivologia e Gestão de Arquivos e Biblioteca Educativa: gestão e mediações.
Renata Cotrim
Doutoranda em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em História pela PUC-SP. Bacharel em História pela em História pela PUC-SP. Possui formação Profissional em Preservação e Conservação de Acervos (SENAI). Foi membro do Comitê Executivo da Rede de Arquivos de São Paulo (RedArq). Foi historiadora e pesquisadora no Centro de Documentação e Memória da UNESP (CEDEM), responsável pelos setores de Preservação Documental e Orientação/Atendimento ao Pesquisador. Foi pesquisadora do Projeto Empresas e Ditadura: caso COBRASMA, junto ao Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Universidade Federal de São Paulo (CAAF/UNIFESP). Foi Consultora pela UNESCO no âmbito do projeto Desafios do Sistema Único de Assistência Social na Metrópole de São Paulo - implementação da Política de Gestão Documental, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS, em São Paulo. É pesquisadora do Centro de Estudos de História da América Latina (CEHAL-PUCSP) e da Red Internacional de Estudios sobre Estados de Excepción y Terrorismo de Estado (REDET) com ênfase nos estudos sobre as redes de preservação documentais e arquivos das classes subalternas, sobretudo, os arquivos do movimento operário e comunista. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Memória, História e Luta de Classes". É membro do Instituto Astrojildo Pereira (IAP), integrando a Diretoria de Arquivo e Memória, responsável pelo ASMOB - Archivio Storico del Movimento Operaio Brasiliano. É bolsista CAPES. No Centro Universitário Assunção, é professora de pós-graduação da disciplina Produção Documental e Diplomática, do curso Arquivologia e Gestão de Arquivos.
Corpo Docente Convidado

Andresa Cristina Oliver Barbosa
Mestra em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou no ensino de História na rede pública do Estado de São Paulo. Tem experiência no trabalho em Arquivo, nas áreas de conservação e restauro de documentos, gestão documental e no desenvolvimento de atividades de difusão e ação educativa voltada para o atendimento do público escolar da educação básica e superior, produção de material pedagógico, mediação cultural e produção de eventos. Tem experiência na educação a distância como tutora e coordenadora de tutoria em cursos de especialização e extensão universitária. Atualmente desenvolve atividades na área de conservação e restauro de acervos documentais. No Centro Universitário Assunção, é professora de pós-graduação das disciplinas de Elaboração de Projetos para Arquivos e Preservação de Documentos Textuais e Bibliográficos, do curso Arquivologia e Gestão de Arquivos.

Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli
Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestre em Ciência da Informação pela ECA/USP. Especialista em Bens Culturais: Economia e Gestão pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (MBA - EESP-FGV, 2009). Bacharela em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). É docente no curso de Graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP. É docente convidada no PPGCI da UFSCar. É coordenadora de Informação da Seção de Bibliografia da IFLA. No Centro Universitário Assunção, é professora de pós-graduação das disciplinas Avaliação e Classificação de Documentos e Políticas Arquivísticas e Legislação, do curso Arquivologia e Gestão de Arquivos.

Juliana Venancio de Oliveira
Mestre em Gestão da Informação pela ECA – USP. Especialista em Gestão de Unidades de Informação pelo UNICEP – São Carlos. Bacharel em Ciências da Informação e da Documentação pela FFCLRP – USP. Tem experiência em otimização de gestão e processos administrativos, gestão de conteúdos virtuais, atendimento ao público, produção de eventos socioculturais e apoio técnico em bibliotecas empresariais e centros de documentação institucional. No Centro Universitário Assunção, é professora de pós-graduação das disciplinas Representação e Recuperação da Informação e Sistemas de Arquivos: implantação e processos, do curso Arquivologia e Gestão de Arquivos.

Priscilla de Cássia Silva
Especialização em Arquitetura da Informação e Experiência do Usuário (UX) pela Faculdade Impacta e em Direito Registral e Notarial pela Damásio Educacional. Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção. Foi coordenadora de registros de marketplace na Loft. É gestora de CEDOC em uma empresa do setor de transmissão de energia. No Centro Universitário Assunção, é professora de pós-graduação das disciplinas: Introdução à Arquitetura da Informação, do curso Arquitetura da Informação; Gestão em arquivos e Arquivologia na Contemporaneidade, do curso Arquivologia e Gestão de Arquivos.

Rogério Ferraz Garcia de Andrade
Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Química pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Livro "Histórias da COVID-19": primeira onda no Brasil". Foi membro do Comitê Gestor do SPDoc, sistema de gestão de documentos digitais do Estado de São Paulo. Foi membro de dois Grupos de Trabalhos sobre definição do SPSemPapel, sistema informatizado de gestão arquivística na administração estadual de São Paulo. Foi instrutor do programa SP-SemPapel na administração estadual de São Paulo. Projetou o Observatório de Acesso à Informação, dashboard sobre transparência e atendimento à Lei de Acesso à Informação administração estadual de São Paulo. Foi Executivo Público da Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo. É analista sênior em Negócios e Business Inteligence na Daprev. No Centro Universitário Assunção, é professor de pós-graduação da disciplina Sistemas de informação e preservação digital, do curso Arquivologia e Gestão de Arquivos.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
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No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
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