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Arquivologia e Gestão de Arquivos

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo

 

O Curso de Especialização em Arquivologia do ASSUNÇÃO, tem como foco formar o especialista em Gestão de Arquivos e para isso considera técnicas especializadas para tratamento, gestão e preservação do documento arquivístico em seus variados suportes, considerando procedimentos técnicos consequentes das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Essas técnicas e procedimentos são alinhadas à legislação em vigor relacionada as políticas arquivísticas, no financiamento cultural e ao acesso e também na restrição de acesso aos documentos.

 

Matricule-se

 

Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO

O Curso enfatiza a prática e o saber fazer em atividades arquivísticas e pauta-se por princípios teóricos e legislação específica que regem a área.

 

Público-alvo

Profissionais provenientes dos cursos de Biblioteconomia, História, Administração, dentre outros interessados em se especializarem na prática arquivística, a fim de atenderem às exigências contemporâneas relacionadas à gestão documental.

Turmas e horários

Terças e quintas, a partir das 19h10 - Aulas on-line ao vivo

Duração

3 semestres

 

Modalidade

O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.

 

Carga Horária

360h

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR:

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Corpo Docente

Foto da Profa. Dra. Carmem Lucia Batista

Carmem Lúcia Batista

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Pós-doutora em Estudos Interdisciplinares pela Universidade de Coimbra. Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), com estágio na Sorbonne (Paris/França). Mestre em Ciência da Informação pela ECA/USP. Graduada em Biblioteconomia pela ECA/USP e em Letras (fortuguês/francês), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). Foi diretora do Núcleo de Documentação e Informação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB-ECA/USP). Foi técnica do Arquivo Público do Estado de São Paulo. É técnica da Secretaria de Governo e Gestão Digital do Estado de São Paulo. No Centro Universitário Assunção é: professora de graduação em Biblioteconomia; professora de disciplinas de pós-graduação: Acesso e restrição à informação arquivística e Mediação cultural em arquivos, do curso de especialização em Arquivologia e Gestão de Arquivos; Mídias Sociais e a Mediação de Leitura Diária, do curso de Mediação de Leitura Literária; Biblioteca e educação: perspectivas históricas e Biblioeducação: mediações e projetos, do curso de Biblioteca Educativa: gestão e mediações. É coordenadora dos cursos de Especialização em Arquivologia e Gestão de Arquivos e Biblioteca Educativa: gestão e mediações.

Renata Cotrim

Renata Cotrim

Doutoranda em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em História pela PUC-SP. Bacharel em História pela em História pela PUC-SP. Possui formação Profissional em Preservação e Conservação de Acervos (SENAI). Foi membro do Comitê Executivo da Rede de Arquivos de São Paulo (RedArq). Foi historiadora e pesquisadora no Centro de Documentação e Memória da UNESP (CEDEM), responsável pelos setores de Preservação Documental e Orientação/Atendimento ao Pesquisador. Foi pesquisadora do Projeto Empresas e Ditadura: caso COBRASMA, junto ao Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Universidade Federal de São Paulo (CAAF/UNIFESP). Foi Consultora pela UNESCO no âmbito do projeto Desafios do Sistema Único de Assistência Social na Metrópole de São Paulo - implementação da Política de Gestão Documental, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS, em São Paulo. É pesquisadora do Centro de Estudos de História da América Latina (CEHAL-PUCSP) e da Red Internacional de Estudios sobre Estados de Excepción y Terrorismo de Estado (REDET) com ênfase nos estudos sobre as redes de preservação documentais e arquivos das classes subalternas, sobretudo, os arquivos do movimento operário e comunista. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Memória, História e Luta de Classes". É membro do Instituto Astrojildo Pereira (IAP), integrando a Diretoria de Arquivo e Memória, responsável pelo ASMOB - Archivio Storico del Movimento Operaio Brasiliano. É bolsista CAPES. No Centro Universitário Assunção, é professora de pós-graduação da disciplina Produção Documental e Diplomática, do curso Arquivologia e Gestão de Arquivos.

Corpo Docente Convidado

Andresa Cristina Oliver Barbosa

Andresa Cristina Oliver Barbosa

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Mestra em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou no ensino de História na rede pública do Estado de São Paulo. Tem experiência no trabalho em Arquivo, nas áreas de conservação e restauro de documentos, gestão documental e no desenvolvimento de atividades de difusão e ação educativa voltada para o atendimento do público escolar da educação básica e superior, produção de material pedagógico, mediação cultural e produção de eventos. Tem experiência na educação a distância como tutora e coordenadora de tutoria em cursos de especialização e extensão universitária. Atualmente desenvolve atividades na área de conservação e restauro de acervos documentais. No Centro Universitário Assunção, é professora de pós-graduação das disciplinas de Elaboração de Projetos para Arquivos e Preservação de Documentos Textuais e Bibliográficos, do curso Arquivologia e Gestão de Arquivos.

Foto da Profa. Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli

Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestre em Ciência da Informação pela ECA/USP. Especialista em Bens Culturais: Economia e Gestão pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (MBA - EESP-FGV, 2009). Bacharela em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). É docente no curso de Graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP. É docente convidada no PPGCI da UFSCar. É coordenadora de Informação da Seção de Bibliografia da IFLA. No Centro Universitário Assunção, é professora de pós-graduação das disciplinas Avaliação e Classificação de Documentos e Políticas Arquivísticas e Legislação, do curso Arquivologia e Gestão de Arquivos.

Juliana Venancio de Oliveira

Juliana Venancio de Oliveira

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Mestre em Gestão da Informação pela ECA – USP. Especialista em Gestão de Unidades de Informação pelo UNICEP – São Carlos. Bacharel em Ciências da Informação e da Documentação pela FFCLRP – USP. Tem experiência em otimização de gestão e processos administrativos, gestão de conteúdos virtuais, atendimento ao público, produção de eventos socioculturais e apoio técnico em bibliotecas empresariais e centros de documentação institucional. No Centro Universitário Assunção, é professora de pós-graduação das disciplinas Representação e Recuperação da Informação e Sistemas de Arquivos: implantação e processos, do curso Arquivologia e Gestão de Arquivos.

Priscilla de Cássia Silva

Priscilla de Cássia Silva

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Especialização em Arquitetura da Informação e Experiência do Usuário (UX) pela Faculdade Impacta e em Direito Registral e Notarial pela Damásio Educacional. Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção. Foi coordenadora de registros de marketplace na Loft. É gestora de CEDOC em uma empresa do setor de transmissão de energia. No Centro Universitário Assunção, é professora de pós-graduação das disciplinas: Introdução à Arquitetura da Informação, do curso Arquitetura da Informação; Gestão em arquivos e Arquivologia na Contemporaneidade, do curso Arquivologia e Gestão de Arquivos.

Rogério Ferraz Garcia de Andrade

Rogério Ferraz Garcia de Andrade

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Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Química pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Livro "Histórias da COVID-19": primeira onda no Brasil". Foi membro do Comitê Gestor do SPDoc, sistema de gestão de documentos digitais do Estado de São Paulo. Foi membro de dois Grupos de Trabalhos sobre definição do SPSemPapel, sistema informatizado de gestão arquivística na administração estadual de São Paulo. Foi instrutor do programa SP-SemPapel na administração estadual de São Paulo. Projetou o Observatório de Acesso à Informação, dashboard sobre transparência e atendimento à Lei de Acesso à Informação administração estadual de São Paulo. Foi Executivo Público da Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo. É analista sênior em Negócios e Business Inteligence na Daprev. No Centro Universitário Assunção, é professor de pós-graduação da disciplina Sistemas de informação e preservação digital, do curso Arquivologia e Gestão de Arquivos.

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