Prática Supervisionada CEOPp – Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica | Unifai Pular para o conteúdo principal

Prática Supervisionada CEOPp – Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Extensão

Presencial

 

A Prática Psicopedagógica Supervisionada realizada pelo Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica (CEOPp) tem como objetivo fornecer maior instrumentação ao psicopedagogo já formado, para que este possa atuar com maior competência, experiência e profissionalismo, no campo da Psicopedagogia Clínica, de acordo com as orientações da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp).

 

Porque fazer o curso no UNIFAI

Desde 1994 o UNIFAI, vem proporcionando aos psicopedagogos a Supervisão Psicopedagógica para o atendimento clínico de crianças e adolescentes com dificuldades e distúrbios e aprendizagem, atualizando-se constantemente junto as ciências que estudam os processos de aprendizagem, sempre por meio de um psicopedagogo com grande experiência em Psicopedagogia Clínica.

 

Público-alvo

Psicopedagogos formados (É necessário apresentar o Certificado de Conclusão do Curso em Psicopedagogia no ato da matrícula).

 

Turmas e horários

Quintas-feiras - das 19h às 22h
Vagas limitadas.
 

Duração

5 meses (fevereiro a junho)

 

Modalidade

Presencial

 

Carga Horária

A Carga horária do curso tem a duração total de 64 h/a, sendo distribuídas da seguinte forma:

  • 16 horas para o atendimento clínico em duplas - serão 16 encontros uma vez por semana com o sujeito em atendimento psicopedagógico, de forma presencial;

  • 48 horas de Supervisão psicopedagógica clínica, com um psicopedagogo clínico experiente, por meio de 16 encontros de 3 horas cada, uma vez por semana, em grupo e presencial

Observações

O atendimento psicopedagógico acontece nas dependências da UNIFAI, com crianças ou adolescentes,  atendendo gratuitamente alunos do entorno que apresentem dificuldades de aprendizagem, com a presença do Supervisor durante os atendimentos. 

O CEOPp é oferecido como um curso de extensão à psicopedagogos formados, e se for do seu interesse, é possível participar do curso novamente, no caso de iniciar atendimento a um novo sujeito, e assim ser acompanhado pelo Supervisor clínico..

 

Depoimentos

Matriz Curricular

Estrutura Curricular


Curso: 01343 - Prática Psicopedagógica Supervisionada - Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica (CEOPp)

Habilitação: 1 - Extensão em Prática Psicopedagógica Supervisionada - Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica (CEOPp)

Grade: 1 - GRADE 2022/2

Matriz Aplicada: 11652

Decreto:

 

PERÍODO DA DISCIPLINA CÓDIGO DA DISCIPLINA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (HORA AULA) CARGA HORÁRIA (HORAS)
1 155833 Atendimento Clínico 16 13,33
1 155834 Supervisão Psicopedagógica Clínica 48 40,00
    Carga Horária Total do Curso 64 h/a 64 horas

Corpo Docente

Corpo Docente Convidado

Foto da Profa. Sonia Maria Colli de Souza

Sonia Maria Colli de Souza

Acesse o Lattes

Mestre em Educação, Pedagoga, Especialista em Educação Especial, Especialista em Psicopedagogia
 Clínica pela Escuela de Psicopedagogia de Buenos Aires- EPSIBA;  Psicomotricista Raman; Especialista em Psicodrama Pedagógico; Pedagoga, Especialista em Educação Especial; Docente em cursos de Psicopedagogia (UNIFAI-SP; UNIP: UNICHRISTUS em  FORTALEZA; ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA e SAUDE PUBLICA em Salvador) . Co-autora em diversos livros de Psicopedagogia; Membro do Conselho editorial da Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Conselheira Vitalicia da seção São Paulo da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp; Co- fundadora da Seção São Paulo da ABPp.; Atendimento clinico em consultorio particular e atendimento Psicopedagia em Saúde em Hospitais; Atendimento em Casa de apoio à crianças transplantadas. Na UNIFAI  é docente das disciplinas de Avaliação Psicopedagógica Clínica e  Intervenção Psicopedagógica Clínica,  no Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica-CEOPp é Professora Supervisora do curso de Extensão em Prática Psicopedagógica Clínica. 
 

Foto da Profa. Esp. Luzia Faraco Ramos

Luzia Faraco Ramos

Acesse o Lattes

Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu de Psicopedagogia Clínica e Escolar do UNIFAI, onde ministra as disciplinas Matemática e Aprendizagem e Pensamento Lógico, Coordenadora do CEOPp – Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica no UNIFAI. Matemática, Psicopedagoga, Escritora. Autora das Coleções de livro paradidáticos Turma da Matemática e Descoberta da Matemática, do livro Conversas sobre números ações e operações, Co-autora do livro em resposta a Edital do MEC Práticas na Escola, distribuido no Brasil a professores de Educação Infantil. Possui larga experiência em docencia em curso de Lato Sensu na formação de professores na área da Educação Matemática. Assessora em Educação Matemática em escolas públicas e particulares. 

Ficou com dúvidas?