Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Corpo que Ensina: Psicomotricidade e Aprendizagem na Escola

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Curso de Extensão Presencial

 

O curso de extensão em formato de oficina sobre Práticas da Psicomotricidade surge da necessidade de capacitar educadores para compreenderem e aplicarem os fundamentos da psicomotricidade no contexto escolar. A psicomotricidade é uma área do conhecimento que estuda a relação entre o movimento, as emoções e o desenvolvimento cognitivo, sendo fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Esta oficina, 100% presencial, proporcionará aos participantes uma imersão prática e teórica, capacitando-os a planejar, adaptar e implementar atividades psicomotoras lúdicas e significativas, contribuindo diretamente para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem e para a promoção de um ambiente escolar mais rico e inclusivo.

 

Objetivos

  • Compreender os fundamentos teóricos da psicomotricidade e sua relevância para o desenvolvimento integral da criança.
  • Explorar e vivenciar as diversas práticas psicomotoras aplicáveis ao contexto educacional.
  • Desenvolver a capacidade de observar e identificar as necessidades psicomotoras dos alunos.
  • Capacitar os educadores para planejar, adaptar e implementar atividades psicomotoras lúdicas e significativas em sala de aula ou outros espaços escolares.
  • Refletir sobre a importância do corpo, do movimento e da afetividade no processo de ensino-aprendizagem.

 

 

Público-alvo

Educadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), coordenadores pedagógicos e demais profissionais da área da educação interessados no tema.

 

Turmas e horários

Sábados das 08h00 às 15h00

Início: 25/10 à 06/12/2025

Datas: 25/10, 01/11, 08/11, 22/11, 29/11 e 06/12/2025

 

Modalidade

Presencial

Carga Horária

42 horas

 

Estrutura Didática

O curso será dividido em 10 módulos temáticos, cada um com 4 horas de duração, totalizando 40 horas. A metodologia será majoritariamente prática e vivencial, em formato de oficina, privilegiando a experimentação e a aplicação dos conhecimentos.

Conteúdo Programático (resumo):

  • 1. Fundamentos da Psicomotricidade: Conceitos, histórico, componentes (tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção corporal, praxias, organização espaço-temporal).
  • 2. O Educador e o Olhar Psicomotor: Papel do educador, observação psicomotora e mediação corporal.
  • 3. Psicomotricidade na Educação Infantil: Atividades lúdicas para desenvolvimento da tonicidade, equilíbrio, lateralidade e noção corporal.
  • 4. Psicomotricidade e o Ensino Fundamental (Anos Iniciais): Atividades para organização espaço-temporal, relação com alfabetização e letramento.
  • 5. Praxias: Movimento Coordenado e Intencional: Desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina.
  • 6. O Brincar Psicomotor e a Ludicidade: Importância do brincar livre, criação de ambientes e jogos cooperativos.
  • 7. Psicomotricidade e Inclusão: Adaptação de atividades para crianças com necessidades educacionais especiais.
  • 8. Planejamento e Avaliação de Intervenções Psicomotoras: Integração ao currículo escolar e instrumentos de avaliação informal.
  • 9. Recursos e Materiais Didáticos na Psicomotricidade: Utilização e confecção de materiais de baixo custo.
  • 10. Seminário de Práticas e Compartilhamento: Apresentação de propostas, trocas de experiências e síntese dos aprendizados.

 

Observações

Para a realização da oficina, será necessário um espaço amplo e arejado que permita o livre movimento dos participantes, preferencialmente com piso adequado (ex: tatame, colchonetes) e acesso a um pátio ou quadra. Requer também disponibilidade de materiais específicos (bolas, cordas, bambolês, tecidos, cones, blocos de montar, materiais de sucata, etc.) e equipamentos multimídia (projetor, som).

 

Matriz Curricular

 

     

    Corpo Docente

    Corpo Docente Convidado

    Bruno Lopes

    Graduado em Pedagogia (Universidade São Marcos) e Administração (FAM Centro Universitário), com especializações em Psicomotricidade Clínica e Escolar (Centro Universitário Assunção), Psicopedagogia Clínica e Institucional (Universidade Cidade de São Paulo) e Gestão Organizacional do Terceiro Setor (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas)

    Ficou com dúvidas?