
ESG e responsabilidade jurídica empresarial
Sobre o Curso
Curso de Extensão Presencial
O curso “ESG e Responsabilidade Jurídica Empresarial” tem como propósito capacitar profissionais do Direito, gestores e executivos para compreender os impactos jurídicos, regulatórios e estratégicos das práticas ESG (Environmental, Social and Governance) no ambiente corporativo.
Com a crescente pressão de investidores, consumidores e órgãos reguladores, as empresas precisam alinhar sua atuação à sustentabilidade, responsabilidade social e governança ética. Neste contexto, o papel do jurídico é fundamental para garantir conformidade legal, mitigação de riscos e fortalecimento da reputação corporativa.
Objetivos
Apresentar os fundamentos de ESG e sua relação com o Direito Empresarial.
Discutir os impactos regulatórios da agenda ESG no Brasil e no cenário internacional.
Capacitar profissionais para identificar riscos e responsabilidades jurídicas em práticas ambientais, sociais e de governança.
Analisar casos práticos de empresas e organizações públicas.
Fornecer instrumentos para a implementação de programas de compliancesocioambiental.
Público-alvo
O curso é destinado aos estudantes de ensino superior, graduados e, também, está aberto ao público em geral interessado.
Turmas e horários
Sábados, das 9h00 às 12h00
Início: 18/10/2025
Término: 13/12/2025
Modalidade
Presencial
Carga Horária
24 horas de curso (8 sábados).
Observações
Matriz Curricular
O curso contará com aulas expositivas dialogadas, estudos de caso, oficinas práticas e discussões interativas.
Corpo Docente

Edineide Maria de Oliveira
É Bacharel em Ciências Econômicas, especialista em Educação Matemática e Docência para o Ensino Superior, Especialista em Direito Tributário. Mestre em Ciências da Educação, Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutora em Ciências Sociais - PUC SP. Atualmente é professora titular do Centro Universitário Assunção, lecionando Economia, Macroeconomia, Economia Política e Comércio Exterior. Também é coordenadora dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis e de Pós-graduação em formação de atendente e gestão de Varejo do UNIFAI. Foi presidente da CIPA atuando por três vezes. Participou do CONSUP do UNIFAI, no período de 2010 a 2014. É membro da CPA - UNIFAI. Parecerista do Guia do Estudante Editora Abril e agora Estadão, parecerista de artigos científicos para o SEMEAD e Enangrad. Foi Presidente do Conselho Fiscal da Fundação São Paulo (PUCSP), gestão 2016 a 2018. Vice-presidente e membro do Conselho Fiscal PUC/SP no período de 2018 a 2019. Consultora na área de Governança Corporativa. Revisora dos livros de Economia da editora Saraiva. Sólida experiência na área de Educação e Administração(finanças). Foi representante Estadual da ANGRAD no período de 2018 à 2020 e do Conselho Fiscal gestão 2019 a 2022. Atualmente é Conselheira para Assuntos Econômicos da Arquidiocese/Cúria de São Paulo.
Corpo Docente Convidado

Rodrigo Lopes Nabarreto
Doutor em Administração e Mestre em Direito, professor, gestor e pesquisador.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
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