Neurociência, Saúde Mental e Educação | Unifai Pular para o conteúdo principal

Neurociência, Saúde Mental e Educação

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Presencial

 

O universo educacional na atualidade solicita de seus profissionais o constante estudo e conhecimento. As neurociências e a saúde mental definitivamente fazem parte desse processo de especialização no trabalho cotidiano. As estruturas encefálicas, bem como suas funções neurofisiológicas, mentais e psicológicas estão presentes na vida da pessoa, desde a infância até seu envelhecimento.

Assim, o curso de pós-graduação foi direcionado para atender a demanda do público que anseia pelos estudos e reflexões em neurociências, saúde mental e a educação. A atuação do neurocientista na área educacional e de saúde mental se dá em: escolas regulares e especiais, no amplo aspecto da inclusão, na educação hospitalar, em casas de repouso no envelhecimento, em centros de atenção psicossociais, consultórios, instituições de atendimentos para deficientes, além da atuação escolar e clínica.

 

Porque fazer o curso no UNIFAI

O curso conta com professores qualificados na área que são especialistas, mestres e doutores, além contarmos com a proximidade humana, mantendo sempre o contato direto, que facilita o aprendizado para tratar de casos como exemplos práticos, por meio de orientações e esclarecimentos pertinentes às áreas de neurociências, saúde mental e educação.

 

Público-alvo

Pedagogos, psicopedagogos, professores e profissionais da educação. Psicólogos, psicomotricistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e demais interessados nos estudos na área.  

 

Turmas e horários

Sábados, das 7h30 às 14h30
 

Duração

3 semestres

 

Modalidade

Presencial

 

Carga Horária

360 horas

 

Observações

Depoimentos

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

clique aqui

Corpo Docente

Foto da Profª Dra. Vania Ramos

Vania Ramos

Acesse o Lattes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Grande ABC (1981), Mestrado em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Pós-graduação em Psicomotricidade (1998), Psicopedagogia (1997) e Gestão e Implantação em EaD (2020). Atualmente é Coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Psicomotricidade e Gerontologia Social do Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Professora titular nos cursos de Pedagogia e Serviço Social da mesma instituição, professora convidada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e dos cursos de Pos-graduacao da UNIP e UniPaulistana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Psicomotora, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, arte e movimento corporal, aprendizagem, gerontopsicomotricidade, envelhecimento e educação.

Corpo Docente Convidado

Foto do Prof. Me. Carlos Eduardo Vieira

Carlos Eduardo Vieira

Acesse o Lattes

Coordenador e professor da Pós-Graduação em Neurociências, Saúde Mental e Educação do Centro Universitário Assunção - Unifai. Professor do Unifai: Psicopedagogia e Psicomotricidade. Extensão em Maturidade. Professor do Unisal: Centro Universitário Salesiano/SP: Pós-graduação em Neurociências e Educação, Cursos de Extensão e da Idade Ativa. Professor Centro de Estudos do Colégio Santa Maria - Prisma - Formação de Professores nas áreas de Neurociências, Saúde Mental e Educação. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento: Mackenzie. Psicanalista: Formação pelo IBP/SP. Especialização em Medicina Tradicional Chinesa: Acupuntura. Extensão Universitária e Aperfeiçoamento em: Pilates, RPG, Hidroterapia, dentre outros. Graduação em Educação Física. Graduação em Fisioterapia. Atendimentos clínicos em psicanálise, acupuntura, rpg. Áreas de pesquisa: Neurociências, Saúde Mental, Educação.

Ana Maria Garcia de Mello

Ana Maria Garcia de Mello

Acesse o Lattes

Graduação em Educação Física - UNISA (1990). Extensão Universitária em EFA (Educação Física Adaptada) - USP (1992). Pós-Graduação em Psicomotricidade - UNIP (2000). 2001 - 2014: Educadora Física e Psicomotricista na área Educacional, ministrando aulas, cursos e palestras. Assessoria Educacional em Psicomotricidade.

Andréa Moreno Pacheco

Andréa Moreno Pacheco

Acesse o Lattes

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), especialista em Psicomotricidade pela Universidade São Camilo (1994), mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006), Terapeuta Neurocognitiva pelo método Perfetti (2019). Atualmente é professora da disciplina de Clínica Psicomotora e coordenadora da supervisão clínica na pós-graduação em Psicomotricidade; professora das disciplinas de Neurociências e Motricidade e Síndromes, Transtornos, Distúrbios na pós-graduação em Neurociências, Saúde Mental e Aprendizado no Centro Universitário Assunção-UNIFAI; atua como Fisioterapeuta nas áreas de Ortopedia, Neurologia, Pediatria e Geriatria; como Terapeuta Psicomotora e Neurocognitiva, como consultora na área de Educação Inclusiva e como supervisora em Terapia Psicomotora na abordagem neurofuncional.

Carla Maria Santos de Lima

Carla Maria Santos de Lima

Acesse o Lattes

Psicóloga clínica CRP 114655 (2013 - atualmente) Professora do curso de Pós-graduação em Neurociências, saúde mental e aprendizado do UNIFAI (2019- atualmente) Professora convidada à bancas julgadoras de trabalhos de conclusão de curso em Neurociências Unifai (2021/2020) Professora convidada à bancas julgadoras de trabalhos de conclusão de curso em Neurociências Unifai (2020/2019) Psicóloga com especialização em Psicologia Junguiana pela FACIS (2015) Docente em cursos de formação técnica profissional - Global Mackenzie (2015 - 2020) Autora do livro: Sobre viver o combo da vida (2019) Atuação na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, em projetos que foram publicados em congressos e em livro e sobre Treinamento, Desenvolvimento e educação de pessoas (2008-2015), Autora do cap 1 do Livro: Temas em educação corporativa - "Perfis Psicológicos no treinamento e desenvolvimento de pessoas" (2014) Colunista de artigos voltados para a educação corporativa e a saúde dos trabalhadores na revista digital Norminha (2014-2017) Parceria com uma consultoria que atua em treinamentos na área de Psicologia e Gestão por competências (2009-2015) Atuação por 06 anos como Resp. HSE (Higiene, saúde & segurança do trabalho e meio ambiente), diretamente envolvida no projeto (2011) e implantação (2012) do sistema de gestão ambiental e certificação ISO14001 (2014). Apresentação de painéis eletrônicos no CBPOT (congresso brasileiro de psicologia do organizacional e do trabalho 2012) dos artigos: O estresse no ambiente fabril e a contribuição da psicologia para a saude do trabalhador e A leitura técnica em um contexto organizacional. Pesquisadora das características emocionais em mulheres com câncer, apresentando os resultados enquanto graduanda no CONIC (congresso de iniciação científica 2010).

Foto do Prof. Marco Antonio Gomes Del’Áquilla

Marco Antonio Gomes Del’Áquilla

Acesse o Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1989), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005) e doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Atualmente é rpa da Universidade Cruzeiro do Sul, rpa - Núcleo de Formação Profissional Irene Maluf - F.I. Ciencias Sociales, rpa da Fundação São Paulo/UNIFAI, professor convidado do Instituto Saber, professor do Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental, pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor da Universidade Paulista, colaborador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento e colaborador - Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neuroimagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, connectivity, anatomia cerebral, avaliação e sistema nervoso central.

Profª Dra. Tathiane Cecília Enéas de Arruda

Tathiane Cecília Enéas de Arruda

Acesse o Lattes

Graduada em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Doutoranda em Educação no Programa Educação e Currículo da PUC-SP. Atuou como Diretora de Graduação e de Projetos Especiais na Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP. Professora de Ensino Superior e Pós-Graduação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL na área de formação de professores, Educação Infantil, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Avaliação da aprendizagem, Educação Especial Gestão Educacional e Currículo. Foi coordenadora dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Neurociências e Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL e professora dos cursos de Pós-Graduação do SENAC e UNIFAI. Atuou como Supervisora Educacional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, na formação e desenvolvimento de docentes, atendimento e orientação a alunos, bem como nos registros escolares/acadêmicos e redação de documentos institucionais e legislação educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Educação Profissional (Ensino Médio e Superior), Formação de Professores, Transtornos de Aprendizagem, Inclusão, Estratégias de Ensino, Metodologias Ativas, ensino por competências e habilidades socioemocionais. Possui experiência em EAD e ensino remoto. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de São Paulo - IFSP na Diretoria de Ensino e Consultora Pedagógica no SENAC no desenho de currículos e professora no curso de Pós-Graduação em Neurociências, Saúde Mental e Aprendizado na UNIFAI. Atua nas linhas de pesquisas relacionadas nos seguintes temas: Educação Profissional, Educação, Trabalho, Interdisciplinaridade, Inovação curricular, Processo de Inclusão, Formação de Professores, Estratégias de Ensino e Metodologias Ativas no Ensino Superior, Ensino por competências, educação e habilidades Socioemocionais e Desenho de Currículos.

Ficou com dúvidas?