Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Neurociência, Saúde Mental e Educação

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu Presencial Aulas on-line ao vivo Sem TCC

 

O universo educacional na atualidade solicita de seus profissionais o constante estudo e conhecimento. As neurociências e a saúde mental definitivamente fazem parte desse processo de especialização no trabalho cotidiano. As estruturas encefálicas, bem como suas funções neurofisiológicas, mentais e psicológicas estão presentes na vida da pessoa, desde a infância até seu envelhecimento.

Assim, o curso de pós-graduação foi direcionado para atender a demanda do público que anseia pelos estudos e reflexões em neurociências, saúde mental e a educação. A atuação do neurocientista na área educacional e de saúde mental se dá em: escolas regulares e especiais, no amplo aspecto da inclusão, na educação hospitalar, em casas de repouso no envelhecimento, em centros de atenção psicossociais, consultórios, instituições de atendimentos para deficientes, além da atuação escolar e clínica.

 

PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO

O curso conta com professores qualificados na área que são especialistas, mestres e doutores, além contarmos com a proximidade humana, mantendo sempre o contato direto, que facilita o aprendizado para tratar de casos como exemplos práticos, por meio de orientações e esclarecimentos pertinentes às áreas de neurociências, saúde mental e educação.

 

Público-alvo

Pedagogos, psicopedagogos, professores e profissionais da educação. Psicólogos, psicomotricistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e demais interessados nos estudos na área.  

 

Turmas e horários

Terças e Quintas, a partir das 19h10 - Aulas on-line ao vivo

Sábados, das 7h30 às 14h30 - Presencial

 

Duração

3 semestres

 

Modalidade

O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams para os alunos da turma do noturno, de 3ª e 5ª feiras.

O curso oferece aula presencial para os alunos da turma aos sábados.

 

Carga Horária

360 horas

 

Observações

Depoimentos

Matriz Curricular

Corpo Docente

Foto da Profª Dra. Vania Ramos

Vania Ramos

Acesse o Lattes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Grande ABC (1981), Mestrado em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Pós-graduação em Psicomotricidade (1998), Psicopedagogia (1997) e Gestão e Implantação em EaD (2020). Atualmente é Coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Psicomotricidade e Gerontologia Social do Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Professora titular nos cursos de Pedagogia e Serviço Social da mesma instituição, professora convidada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e dos cursos de Pos-graduacao da UNIP e UniPaulistana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Psicomotora, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, arte e movimento corporal, aprendizagem, gerontopsicomotricidade, envelhecimento e educação.

Corpo Docente Convidado

Ana Maria Garcia de Mello

Ana Maria Garcia de Mello

Acesse o Lattes

Graduação em Educação Física - UNISA (1990). Extensão Universitária em EFA (Educação Física Adaptada) - USP (1992). Pós-Graduação em Psicomotricidade - UNIP (2000). 2001 - 2014: Educadora Física e Psicomotricista na área Educacional, ministrando aulas, cursos e palestras. Assessoria Educacional em Psicomotricidade.

Andréa Moreno Pacheco

Andréa Moreno Pacheco

Acesse o Lattes

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), especialista em Psicomotricidade pela Universidade São Camilo (1994), mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006), Terapeuta Neurocognitiva pelo método Perfetti (2019). Atualmente é professora da disciplina de Clínica Psicomotora e coordenadora da supervisão clínica na pós-graduação em Psicomotricidade; professora das disciplinas de Neurociências e Motricidade e Síndromes, Transtornos, Distúrbios na pós-graduação em Neurociências, Saúde Mental e Aprendizado no Centro Universitário Assunção-UNIFAI; atua como Fisioterapeuta nas áreas de Ortopedia, Neurologia, Pediatria e Geriatria; como Terapeuta Psicomotora e Neurocognitiva, como consultora na área de Educação Inclusiva e como supervisora em Terapia Psicomotora na abordagem neurofuncional.

Foto da Profa. Esp. Carla Santos Tenório

Carla Santos Tenório

Acesse o Lattes

Possui graduação em Psicologia (2012), Pós-graduação em Psicologia clínica junguiana (2015) e Pós-graduação em Neurociência, saúde mental e educação (concluinte 2025);

Autora dos livros Pílulas de autocuidado (2025), O combo da vida (2019) e co-autora do livro Temas em educação corporativa (2013). Professora da Fundação São Paulo – Assunção nos cursos de pós-graduação em Neurociência, Saúde mental e Educação, Psicopedagogia Clínica e Escolar e Psicomotricidade Clínica e Escolar. Atua em consultório como Psicóloga e possui formação técnica e larga experiência como docente, treinadora e palestrante nas áreas de Psicologia Institucional, Segurança do Trabalho e Enfermagem. Co-apresentadora na TV Cultura Litoral onde aborda sobre comportamento humano e saúde mental.

Foto do Prof. Me. Carlos Eduardo Vieira

Carlos Eduardo Vieira

Acesse o Lattes

Coordenador e professor da Pós-Graduação em Neurociências, Saúde Mental e Educação do Centro Universitário Assunção - Unifai. Professor do Unifai: Psicopedagogia e Psicomotricidade. Extensão em Maturidade. Professor do Unisal: Centro Universitário Salesiano/SP: Pós-graduação em Neurociências e Educação, Cursos de Extensão e da Idade Ativa. Professor Centro de Estudos do Colégio Santa Maria - Prisma - Formação de Professores nas áreas de Neurociências, Saúde Mental e Educação. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento: Mackenzie. Psicanalista: Formação pelo IBP/SP. Especialização em Medicina Tradicional Chinesa: Acupuntura. Extensão Universitária e Aperfeiçoamento em: Pilates, RPG, Hidroterapia, dentre outros. Graduação em Educação Física. Graduação em Fisioterapia. Atendimentos clínicos em psicanálise, acupuntura, rpg. Áreas de pesquisa: Neurociências, Saúde Mental, Educação.

Foto do Prof. Marco Antonio Gomes Del’Áquilla

Marco Antonio Gomes Del’Áquilla

Acesse o Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1989), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005) e doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Atualmente é rpa da Universidade Cruzeiro do Sul, rpa - Núcleo de Formação Profissional Irene Maluf - F.I. Ciencias Sociales, rpa da Fundação São Paulo/UNIFAI, professor convidado do Instituto Saber, professor do Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental, pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor da Universidade Paulista, colaborador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento e colaborador - Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neuroimagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, connectivity, anatomia cerebral, avaliação e sistema nervoso central.

Profª Dra. Tathiane Cecília Enéas de Arruda

Tathiane Cecília Enéas de Arruda

Acesse o Lattes

Graduada em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Doutoranda em Educação no Programa Educação e Currículo da PUC-SP. Atuou como Diretora de Graduação e de Projetos Especiais na Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP. Professora de Ensino Superior e Pós-Graduação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL na área de formação de professores, Educação Infantil, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Avaliação da aprendizagem, Educação Especial Gestão Educacional e Currículo. Foi coordenadora dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Neurociências e Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL e professora dos cursos de Pós-Graduação do SENAC e UNIFAI. Atuou como Supervisora Educacional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, na formação e desenvolvimento de docentes, atendimento e orientação a alunos, bem como nos registros escolares/acadêmicos e redação de documentos institucionais e legislação educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Educação Profissional (Ensino Médio e Superior), Formação de Professores, Transtornos de Aprendizagem, Inclusão, Estratégias de Ensino, Metodologias Ativas, ensino por competências e habilidades socioemocionais. Possui experiência em EAD e ensino remoto. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de São Paulo - IFSP na Diretoria de Ensino e Consultora Pedagógica no SENAC no desenho de currículos e professora no curso de Pós-Graduação em Neurociências, Saúde Mental e Aprendizado na UNIFAI. Atua nas linhas de pesquisas relacionadas nos seguintes temas: Educação Profissional, Educação, Trabalho, Interdisciplinaridade, Inovação curricular, Processo de Inclusão, Formação de Professores, Estratégias de Ensino e Metodologias Ativas no Ensino Superior, Ensino por competências, educação e habilidades Socioemocionais e Desenho de Currículos.

Ficou com dúvidas?