Pensamento Político Contemporâneo | Unifai Pular para o conteúdo principal

Pensamento Político Contemporâneo

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Aulas on-line ao vivo

 

O curso de Pensamento Político Contemporâneo visa promover uma incursão pela história do pensamento político e social com destaque para os debates contemporâneos. Nesse sentido, o curso contempla os principais problemas que fundamentam o pensamento político, tais como: a definição de política, o sentido da política, o conceito de bem comum, o papel dos movimentos sociais e dos movimentos sociais contemporâneos. Uma incursão pela história do pensamento político e social visa oferecer uma oportunidade para que o aluno complemente sua formação, em especial, no que se refere a análise política de conjuntura nacional e internacional.

 

Porque fazer o curso no UNIFAI

O curso conta com um corpo docente qualificado, composto por mestres e doutores especializados na história e no pensamento político contemporâneo, o curso capacita o egresso a compreender e a realizar uma análise crítica e atuante do cenário político atual.

 

Público-alvo

Graduados na área de Ciências Humanas, professores, pesquisadores e demais interessados no tema que possuam ensino superior.

Turmas e horários

Sábados, das 7h30 às 14h30
 

Duração

3 semestres

 

Modalidade

O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.

 

Carga Horária

360 horas

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

clique aqui

Corpo Docente

Antonio Ruzza

Acesse o Lattes

Possui graduação em Filosofia pela USJT (2005) e pós-graduação em "Formação de docentes para o ensino superior" pelo UNIFAI (2006). É Mestre em Filosofia, linha de pesquisa "Epistemologia da Política e do Direito", pela USJT (2007). É Doutor em Filosofia, linha de pesquisa "Questões temáticas da Filosofia das Ciências Humanas" pela PUC (2018). Possui também graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Politécnico de Torino (Itália). Publicou 4 livros na área de Filosofia: Rousseau e a moralidade republicana no Contrato Social (2010); Em nome das luzes: um desafio à religião (2012); A crítica de MacIntyre à Modernidade: Liberalismo, Individualismo e teorias da Justiça (2018); Dois Ensaios. Populismo. Antissemitismo (2021). Atualmente é professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em “Pensamento Político Contemporâneo”, além de atuar na Graduação (Licenciatura e Bacharelado).

Jean Rodrigues Siqueira

Jean Rodrigues Siqueira

Acesse o Lattes

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017) e Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (desde 2020), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Licenciado em História pelo Centro Universitário Nove de Julho (2007) e Bacharel em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2001). Atualmente é professor do curso de Graduação em Filosofia do Centro Universitário Assunção e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização, Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo” da mesma instituição. 

foto da Profa. Vanessa Beatriz Bortulucce

Vanessa Beatriz Bortulucce

Acesse o Lattes

Historiadora da imagem, da arte e da cultura. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Líbero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nas áreas da cultura do século XX: Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, arte e política. No ensino e na pesquisa, também desenvolve estudos nas seguintes áreas : Educação (História da Educação, Sociologia da Educação), Cultura de Massa, História da Cultura, História Contemporânea. Pesquisadora e curadora independente. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e do ICOM Brasil.

Corpo Docente Convidado

César Mangolin de Barros

César Mangolin de Barros

Acesse o Lattes

Doutor em Filosofia (Unicamp). Estuda e produz sobre e a partir da obra de Marx e Engels, bem como de outros autores da tradição marxista. Tendo como base o materialismo histórico, produz análises no campo da politologia, da filosofia, da história, da economia e da educação. Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização e Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo”. 

Diego dos Anjos Azizi

Diego dos Anjos Azizi

Acesse o Lattes

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com ênfase em história da filosofia moderna e ética e filosofia política. Pós-graduado (especialista) em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). Doutorando em Filosofia pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização e Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo” da mesma instituição. Diretor e professor do Instituto Welt_Abaeté. 

Douglas Rodrigues Barros

Douglas Rodrigues Barros

Acesse o Lattes

Psicanalista e participante do Fórum do Campo Lacaniano. É doutor em ética e filosofia política pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor filiado ao Laboratório de experiências coloniais comparadas, ligado ao Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização e Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo”. É escritor com três romances publicados e autor dos livros Lugar de negro, lugar de branco? Esboço para uma crítica à metafisica racial, Hegel e o sentido do político e Racismo. 

Erinson Cardoso Otenio

Erinson Cardoso Otenio

Acesse o Lattes

Graduação, mestrado e doutorado em Filosofia na FFLCH/USP. Bolsista do CNPq de 2006 a 2012. Professor conferencista na UNESP, ministrando a disciplina Fundamentos das Ciências Humanas no curso de Ciências Biológicas. Professor da Universidade São Judas Tadeu nos cursos de Filosofia, Direito, Administração, Comunicação Social e Psicologia. Professor orientador de TCC na Especialização em Ensino Integrado em Filosofia, Geografia, História e Sociologia, na Universidade Aberta do Brasil em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina. Atualmente leciona no curso de Filosofia da Universidade São Judas. 

Hermógenes Saviani Filho

Acesse o Lattes

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado (2008) e Mestrado (2000) em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1990), graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente atua, também, como professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em “Pensamento Político Contemporâneo”.

Ficou com dúvidas?