Psicopedagogia Clínica e Escolar | Unifai Pular para o conteúdo principal

Psicopedagogia Clínica e Escolar

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Presencial

 

Porque fazer o curso no UNIFAI

Este curso qualifica o profissional para a atuação como Psicopedagogo Institucional Escolar e como Psicopedagogo Clínico, bem como para o exercício do Magistério Superior, e atende ao disposto na Resolução CES, n.1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional da Educação. Oferece uma formação com docentes doutores, mestres e especialistas, que são pesquisadores na Educação e na área de Psicopedagogia, com grande experiência e com capacidade de proporcionar aos alunos do curso conhecimentos atualizados das ciências que estudam a aprendizagem.

Público-alvo

Professores das diversas áreas e níveis, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escolas, Orientadores Educacionais, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psicomotricistas, e demais profissionais ligados direta ou indiretamente à Educação.

 

Turmas e horários

2ª e 4ª feiras, das 19h10 às 22h45

Sábados, das 7h30 às 14h30
 

Duração

3 semestres 

 

Modalidade

Presencial 

 

Carga Horária

360 horas

 

Observações

Depoimentos

Observações

O atendimento psicopedagógico clínico acontece nas dependências do UNIFAI, com a presença do Supervisor, a crianças ou adolescentes do entorno, que apresentem dificuldades de aprendizagem, sem custos para estes 
O CEOPp é oferecido como um curso de extensão à psicopedagogos formados, e caso seja do interesse, é possível realizar o curso novamente, sempre que realize atendimento a um novo sujeito e desta forma ser acompanhado por um supervisor clínico.
Ao termino do curso o UNIFAI oferece, de forma opcional, o curso de Extensão: Prática Psicopedagógica Supervisionada, junto ao Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica – CEOPp. 
 

Matriz Curricular

Estrutura Curricular

clique aqui

Corpo Docente

Foto da Profª Dra. Vania Ramos

Vania Ramos

Acesse o Lattes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Grande ABC (1981), Mestrado em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Pós-graduação em Psicomotricidade (1998), Psicopedagogia (1997) e Gestão e Implantação em EaD (2020). Atualmente é Coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Psicomotricidade e Gerontologia Social do Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Professora titular nos cursos de Pedagogia e Serviço Social da mesma instituição, professora convidada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e dos cursos de Pos-graduacao da UNIP e UniPaulistana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Psicomotora, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, arte e movimento corporal, aprendizagem, gerontopsicomotricidade, envelhecimento e educação.

Corpo Docente Convidado

Foto da Profa. Sonia Maria Colli de Souza

Sonia Maria Colli de Souza

Acesse o Lattes

Mestre em Educação, Pedagoga, Especialista em Educação Especial, Especialista em Psicopedagogia
 Clínica pela Escuela de Psicopedagogia de Buenos Aires- EPSIBA;  Psicomotricista Raman; Especialista em Psicodrama Pedagógico; Pedagoga, Especialista em Educação Especial; Docente em cursos de Psicopedagogia (UNIFAI-SP; UNIP: UNICHRISTUS em  FORTALEZA; ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA e SAUDE PUBLICA em Salvador) . Co-autora em diversos livros de Psicopedagogia; Membro do Conselho editorial da Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Conselheira Vitalicia da seção São Paulo da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp; Co- fundadora da Seção São Paulo da ABPp.; Atendimento clinico em consultorio particular e atendimento Psicopedagia em Saúde em Hospitais; Atendimento em Casa de apoio à crianças transplantadas. Na UNIFAI  é docente das disciplinas de Avaliação Psicopedagógica Clínica e  Intervenção Psicopedagógica Clínica,  no Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica-CEOPp é Professora Supervisora do curso de Extensão em Prática Psicopedagógica Clínica. 
 

Foto do Prof. Me. Carlos Eduardo Vieira

Carlos Eduardo Vieira

Acesse o Lattes

Coordenador e professor da Pós-Graduação em Neurociências, Saúde Mental e Educação do Centro Universitário Assunção - Unifai. Professor do Unifai: Psicopedagogia e Psicomotricidade. Extensão em Maturidade. Professor do Unisal: Centro Universitário Salesiano/SP: Pós-graduação em Neurociências e Educação, Cursos de Extensão e da Idade Ativa. Professor Centro de Estudos do Colégio Santa Maria - Prisma - Formação de Professores nas áreas de Neurociências, Saúde Mental e Educação. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento: Mackenzie. Psicanalista: Formação pelo IBP/SP. Especialização em Medicina Tradicional Chinesa: Acupuntura. Extensão Universitária e Aperfeiçoamento em: Pilates, RPG, Hidroterapia, dentre outros. Graduação em Educação Física. Graduação em Fisioterapia. Atendimentos clínicos em psicanálise, acupuntura, rpg. Áreas de pesquisa: Neurociências, Saúde Mental, Educação.

Foto da Profa. Ma. Ana Cecilia Oñativia

Ana Cecília Oñativia

Acesse o Lattes

Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI. Especialista em Neuropsicologia e transtornos do Aprender pela Faculdade Potencial. Professora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Salta (Argentina). Psicodramatista e Tatadramatista.  Longa experiência como professora de Pós-graduação em cursos de Especialização em Psicopedagogia, Neurociência na Educação e Educação Especial. Ministra aulas nas disciplinas relacionadas à Neurociência na Educação, Neurodidática, Emoções e Aprendizagem, Alfabetização, Educação Especial (T.E.A., D.I. e D.V.), Desenvolvimento e Aprendizagem, Fundamentos da Psicopedagogia e Intervenção Psicopedagógica. Orientadora de monografias e artigos científicos. Experiência em docência no Ensino Superior e coordenação de Pós-graduação Lato Sensu. Na área Psicopedagógica e de Educação Especial possui experiência em atendimento psicopedagógico clínico e institucional e supervisão psicopedagógica. Conteudista nas áreas de Neurociência na Educação, Psicopedagogia, Alfabetização e Educação Especial. Atuou como professora de cursos de pós-graduação da UNIFIEO, UNISA, UNIABC, UNIP e atualmente atua na graduação em Pedagogia na Faculdade Sequencial e na pós graduação: UNISA, UNIFAI e INSTITUTO SINGULARIDADES e é Diretora pedagógica da ESCOLA TRILHA-GDA-Educação Especial. Na UNIFAI ministra as disciplinas de Fundamentos da Psicopedagogia Clínica e Escolar, Linguagem Escrita e Desenvolvimento e Intervenção Psicopedagógica Clínica. 

Foto da Profa. Esp. Regina de Souza e Castro Tarifa

Regina de Souza e Castro Tarifa

Acesse o Lattes

Bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( PUC – SP), Especialista em Psicopedagogia pelo UNIFAI. Experiência em sala de aula como professora de Língua Inglesa em Ensino Fundamental e Médio e em Cursinho Pré-vestibular. Atuação como Coordenadora de Língua Estrangeira Moderna - Inglês e Espanhol  e  Coordenadora de Projetos no Ensino Fundamental. Atualmente atua como Psicopedagoga em escola de Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio, acompanhando especialmente estudantes com dificuldades e transtornos de aprendizagem, favorecendo o tripé escola – família - terapeutas. Atuação como Psicopedagoga Clínica e como tutora de estudos para adolescentes com dificuldades e transtornos, assim como com problemas emocionais impeditivos para frequência às aulas. Na UNIFAI ministra a disciplina Psicopedagogia Institucional Escolar.

Foto da Profa. Esp. Carla Santos Tenório

Carla Santos Tenório

Acesse o Lattes

Psicóloga clínica CRP 114655 (2013 - atualmente). Professora do curso de Pós-graduação em Neurociências, saúde mental e educação, Psicopedagogia Clínica e Escolar e Psicomotricidade, todos no UNIFAI. Psicóloga com especialização em Psicologia Junguiana pela FACIS (2015). Docente em cursos de formação técnica profissional - Global Mackenzie (2015 - 2020) Autora do livro: Sobre viver o combo da vida (2019). Atuação na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, em projetos que foram publicados em congressos e em livro e sobre Treinamento, Desenvolvimento e educação de pessoas (2008-2015), Autora do cap. 1 do Livro: Temas em educação corporativa - "Perfis Psicológicos no treinamento e desenvolvimento de pessoas" (2014) Colunista de artigos voltados para a educação corporativa e a saúde dos trabalhadores na revista digital Norminha (2014-2017) Parceria com uma consultoria que atua em treinamentos na área de Psicologia e Gestão por competências (2009-2015) Atuação por 06 anos em HSE (Higiene, saúde & segurança do trabalho e meio ambiente), diretamente envolvida no projeto (2011) e implantação (2012) do sistema de gestão ambiental e certificação ISO14001 (2014). 

Foto da Profa. Esp. Janaina Pavani Sarabando

Janaina Pavani Sarabando

Acesse o Lattes

Graduada em Educação Física pela Faculdade Integrada de Ribeirão Pires, Especialista em Psicomotricidade Institucional pela FMU, Especialista em Psicomotricidade Clínica pela Faculdade Unifai, Especialista em Neuropsicologia da Aprendizagem e Transtornos pelo Instituto Irene Maluf, Pós-graduada em Deficiência Intelectual e Deficiência Motora pela Faculdade de Jabuticabal, Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada na Educação de Pessoas com TEA pela Faculdade Rhema Educação. Possui experiência como professora de Pós-graduação em cursos de Psicopedagogia Institucional e Clínica ministrando aulas relacionadas sobre a psicomotricidade e a aprendizagem, em aulas e em cursos de Pós-graduação em Psicomotricidade Institucional e Clínica ministrando aulas sobre ética profissional na psicomotricidade e avaliação psicomotora. Atuou quatorze anos na instituição APAE de Ribeirão Pires, foi assessora pedagógica de um colégio da Rede Objetivo. Atualmente é psicomotricista de um colégio particular na cidade de São Paulo, faz parte do Núcleo de Inclusão escolar do mesmo colégio. Realiza atendimento em terapia psicomotora em clínica particular. É assessora na Rede Solar colégios da área psicomotora.  

foto da Profa. Ma. Aline Ap. Perce Eugenio

Aline Ap. Perce Eugenio

Acesse o Lattes

Possui graduação em Pedagogia UNIVERSIDADE SANTO AMARO, Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia pela mesma universidade. Mestre em Educação: Psicologia da Educação e Especialista em Docência do Ensino Superior e Filosofia da Educação pela PUC. Especialista em Neuroaprendizagem e Transtornos do Aprender pelo INSTITUTO SABER. Especialista em Psicologia Analítica pelo INSTITUTO FREEDOM. Atuou como assistente Técnico Educacional e coordenadora do NAAPA: Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem, da rede Municipal de Ensino de São Paulo (Gestão 2013-2016). Além de coordenar o Núcleo, também implementou o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa -  na Divisão Pedagógica da Capela do Socorro SP. Docente do Ensino Fundamental I  -  Rede Pública de Ensino. Coordenadora e Docente do curso de especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional na UNISA. Psicopedagoga Clínica,  no contexto educacional e Assessora Psicopedagógica. Na UNIFAI será docente  no curso de Psicopedagogia Clínica  e Educacional na disciplina Avaliação Psicopedagógica Clínica.   

Foto da Profa. Esp. Maria das Graças de Paiva Siracusa

Maria das Graças de Paiva Siracusa

Acesse o Lattes

Atualmente Coordenadora e fonoaudióloga na  SOMAR-Terapias Integradas; Professora na UNIFAI na disciplina Linguagem oral  e desenvolvimento; Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Especialista em Voz pelo CEV – Centro de Estudos da Voz;  Formação em Dramaterapia pelo Sagres – Centro Antroposófico de Educação- Florianópolis; Exerceu Docência como Professora convidada para cursos de formação de profissionais de saúde - UNIFESP, UNIBAN, UNI SÃO CAMILO; Atuou como Fonoaudióloga na Clínica Tobias; Atuou como Fonoaudióloga na Clínica Padovan; Atuou em clínica ampliada pela Antroposofia nos distúrbios da comunicação humana; Coordenadora e professora do Curso de Fonoaudiologia Ampliada pela Antroposofia – NEFAA - Núcleo de Estudos em Fonoaudiologia Ampliada pela Antroposofia.   Na UNIFAI será docente  no curso de Psicopedagogia Clínica  e Educacional na disciplina Linguagem Oral e Desenvolvimento.

Foto da Profa. Esp. Luzia Faraco Ramos

Luzia Faraco Ramos

Acesse o Lattes

Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu de Psicopedagogia Clínica e Escolar do UNIFAI, onde ministra as disciplinas Matemática e Aprendizagem e Pensamento Lógico, Coordenadora do CEOPp – Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica no UNIFAI. Matemática, Psicopedagoga, Escritora. Autora das Coleções de livro paradidáticos Turma da Matemática e Descoberta da Matemática, do livro Conversas sobre números ações e operações, Co-autora do livro em resposta a Edital do MEC Práticas na Escola, distribuido no Brasil a professores de Educação Infantil. Possui larga experiência em docencia em curso de Lato Sensu na formação de professores na área da Educação Matemática. Assessora em Educação Matemática em escolas públicas e particulares. 

Ficou com dúvidas?