Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Universidade Aberta à Maturidade

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Curso Livre

Presencial

 

O curso possibilita a valorização das potencialidades dos alunos, por meio do resgate da autoestima, da reforma do pensamento (mudança de paradigmas), proporcionando um espaço para refletir sobre si mesmo e o mundo que o cerca, auxiliando o aluno a viver o presente, capacitando-o para lidar com os inúmeros problemas do mundo contemporâneo. Além, de promover a socialização dos integrantes, contribui para a diminuição da dependência física e emocional do idoso, beneficiando-o em vários aspectos da vida.

 

 

Porque fazer o curso no UNIFAI

No Unifai o curso o integra e o sintoniza com a cultura contemporânea, por ter como proposta o atendimento ao envelhecimento humano e ativo. Uma instituição preocupada com o desenvolvimento integral dos alunos, buscando melhoria da qualidade de vida e o resgate da cidadania.

 

Público-alvo

Pessoas com idade acima de 50 anos, que estejam interessadas em refletir sobre as questões do envelhecimento ativo, a atualidade, o papel da tecnologia na vida atual e outros temas relevantes, independente do seu grau de escolaridade.

Turmas e horários

3ªs feiras - das 14h às 17h

Início: 12/03/2024
Término: 25/06/2024
Matrículas até 18/03/2024

 

Duração

4 meses

 

Modalidade

Presencial

 

Carga Horária

48 horas

 

Observações

MÓDULOS DO CURSO Carga
Emoções e sentimentos na maturidade 12h
Saúde física e mental com a medicina chinesa: colaborações para o dia a dia 12h
Dinâmica de grupos na maturidade 12h
História do Cristianismo 12h
Carga Horária total 48h

Matriz Curricular

MÓDULOS DO CURSO Carga
Emoções e sentimentos na maturidade 12h
Saúde física e mental com a medicina chinesa: colaborações para o dia a dia 12h
Dinâmica de grupos na maturidade 12h
História do Cristianismo 12h
Carga Horária total 48h

 

 

Corpo Docente

foto da Profa. Vanessa Beatriz Bortulucce

Vanessa Beatriz Bortulucce

Acesse o Lattes

Historiadora da imagem, da arte e da cultura. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Líbero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nas áreas da cultura do século XX: Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, arte e política. No ensino e na pesquisa, também desenvolve estudos nas seguintes áreas : Educação (História da Educação, Sociologia da Educação), Cultura de Massa, História da Cultura, História Contemporânea. Pesquisadora e curadora independente. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e do ICOM Brasil.

Valmir Mendes dos Santos Junior

Valmir Mendes dos Santos Junior

Acesse o Lattes

Corpo Docente Convidado

Marília Anselmo Viana da Silva Berzins

Marília Anselmo Viana da Silva Berzins

Acesse o Lattes

Possui graduação em Serviço Social - Faculdades Metropolitanas Unidas (1983) e mestrado em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2009). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Assistente social. É Presidente de ONG - Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE). Desenvolve pesquisas na área de Gerontologia e violência contra a pessoa idosa. Presta consultoria e assessoria a municípios e empresa na área de gerontologia. Palestrante em diversos eventos da área do envelhecimento. Membro Suplente do Conselho Estadual do Idoso de SP. Membro do ILC-Brasil - Centro Internacional da Longevidade. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção São Paulo. Autora de livros e capítulos sobre velhice e envelhecimento. Professora em cursos de pós-graduação em gerontologia. Membro do Canal Youtube O Que Rola na Geronto. Funcionária pública aposentada da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Ficou com dúvidas?