
UX Design e Produtos Digitais
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo
A pós-graduação em UX Design propõe uma formação abrangente e contemporânea voltada para o desenvolvimento de experiências digitais centradas em pessoas, unindo fundamentos teóricos, prática projetual e pensamento estratégico. O curso prepara profissionais para atuar de forma crítica e criativa em um cenário permeado por transformações tecnológicas e pela presença crescente da inteligência artificial no design de produtos e serviços.
A trajetória formativa parte de princípios da experiência centrada no usuário, abordando metodologias e ferramentas que orientam o processo de design sob a ótica da empatia e da pesquisa. Disciplinas como UX Research e Arquitetura da Informação desenvolvem a capacidade de investigar, organizar e estruturar conteúdos e fluxos de navegação de modo coerente e acessível, enquanto Taxonomia e Curadoria Digital aprofundam o entendimento sobre a classificação, categorização e manutenção de informações em ecossistemas complexos.
A dimensão da linguagem e da comunicação é explorada em UX Writing, que trata da escrita estratégica em interfaces e micro interações, e em Cibercultura e Semiótica, que ampliam a compreensão sobre os significados, símbolos e comportamentos que moldam as interações no ambiente digital.
O curso também enfatiza a aplicação de métricas em UX, para mensurar a efetividade das soluções e aprimorar continuamente a experiência do usuário. A disciplina de Service Design introduz uma visão sistêmica do design de serviços, enquanto User Interface consolida práticas visuais e prototipação de interfaces, integrando estética, funcionalidade e tecnologia.
Em um contexto de constante inovação, as disciplinas de Empreendedorismo e Inovação e Marketing Digital e Criação de Conteúdos estimulam o olhar estratégico e a capacidade de transformar ideias em projetos viáveis, sustentáveis e comunicáveis.
O percurso culmina no Seminário de Pesquisa Aplicada, espaço de reflexão crítica e integração entre teoria e prática, e no Trabalho Final de Curso, que orientam o desenvolvimento de cases reais ou artigos científicos, consolidando a aprendizagem e contribuindo para o avanço da área.
Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO
O curso habilita profissionais para atuarem como especialistas e líderes em experiência do usuário e design de produtos e serviços digitais, incluindo UX Designer, UI Designer, UX Researcher, Service Designer, Content Strategist / UX Writer, Product Manager com foco em UX, Especialista em Taxonomia e Curadoria Digital e Consultor de Inovação Digital e Empreendedorismo.
Público-alvo
Profissionais que desejam aprofundar conhecimentos em experiência do usuário e inovação digital, incluindo:
- Designers de interfaces, produtos ou serviços que buscam ampliar suas competências em UX, UI e Service Design;
- Profissionais de marketing, comunicação e criação de conteúdo que desejam compreender a experiência do usuário e aplicar estratégias centradas em dados e comportamento;
- Desenvolvedores, analistas de sistemas e gerentes de produtos interessados em integrar pesquisa de UX, métricas e inteligência artificial em suas soluções digitais;
- Empreendedores e profissionais de inovação que querem projetar produtos e serviços mais relevantes e sustentáveis para o público-alvo;
- Pesquisadores e estudantes de áreas relacionadas ao design, comunicação, tecnologia e ciências sociais que desejam atuar com metodologias de UX, taxonomia digital, semiótica e curadoria de conteúdos;
- O curso é ideal para quem busca unir criatividade, análise estratégica e habilidades técnicas para criar experiências digitais mais eficientes, intuitivas e impactantes, em contextos corporativos, startups ou projetos próprios.
Turmas e horários
3as e 5as feiras, das 19h00 às 22h30
Sábados, das 7h30 às 14h30
Duração
3 semestres letivos
Modalidade
O curso oferece aulas ao vivo pela Plataforma Teams.
Carga Horária
360h
Observações
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR:
- Inteligência Artificial
- Arquitetura da Informação
- UX Research
- Taxonomia e Curadoria Digital
- UX Writing
- Experiência Centrada no Usuário
- Métricas em UX
- Service Design
- User Interface
- Empreendedorismo e Inovação
- Marketing Digital e Criação de Conteúdos
- Cibercultura e Semiótica
- Seminário de Pesquisa Aplicada
- Trabalho Final de Curso (orientação para o desenvolvimento de cases ou artigos).
Corpo Docente

Fabio Moreira de Oliveira

Regina dos Anjos Fazioli
Mestra em Tecnologia: Gestão e Desenvolvimento da Formação Tecnológica pelo Centro Paula Souza - CEETEPS. Especialização em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica e Curso de Formação em Metodologias, Práticas pedagógicas e Tecnologias Educacionais, ambas pela Universidade Federal do Ceará e Universidade Aberta do Brasil. Especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP). Graduação em Biblioteconomia pela FESPSP. Idealizadora e coordenadora da Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo - www.bv.sp.gov.br. Coordenadora do Grupo Técnico incumbido de proceder à adequação e integração de informações disponibilizadas pela Administração Direta e Indireta do Estado - RedeCIAPP: Rede de Integração dos Centros de Informação da Administração Pública Paulista. Membro da Associação Brasileira de Profissionais de Informação (ABRAINFO). Integrou a Comissão de Avaliação e Seleção Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Foi Jurada do Prêmio São Paulo de Literatura - Secretaria da Cultura do Governo SP. É professora convidada de Pós-Graduação na FESPSP e ministra a disciplina Mídias Sociais do Curso Gestão da Informação Digital (GID). É vice-presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia 8 Região /SP na 19ª Gestão - 2021/2023 e 20ª Gestão - 2024/2026 e conselheira da 13ª Gestão (2003 - 2005) do Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região/SP. Possui experiência na área de Biblioteconomia, com ênfase em Gestão de Conhecimento, Tecnologia Mobile, Mídias Sociais, Informação Pública, Gestão Pública, Andragogia e Formação do Cidadão. No Centro Universitário Assunção é professora da Graduação em Biblioteconomia e de disciplinas de Pós-Graduação: Marketing digital e mídias sociais, nos cursos: UX Design e Produtos Digitais; Mediação de Leitura Literária; Biblioteca e mídias digitais e Gestão de biblioteca: acervos e serviços, do curso Biblioteca Educativa: gestão e mediações.
Corpo Docente Convidado

Elvis Alves Soares
Graduado em Design pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e especialista em Arquitetura da informação: Design de interação pelo Centro Universitário Assunção. Atualmente é Coordenador UX Designer da PagSeguro e professor convidado do curso de pós-graduação em UX Design e Produtos Digitais, no Assunção. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva.

Lygia Luzia Cordon Canelas
Bacharela em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção; Especialista em Gestão da Informação Digital pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP; Especialista em Arquitetura da Informação e Design da Interação Digital pelo Centro Universitário Assunção. Atualmente é UX Designer Sênior na Globo; na área de UX Plataformas em Data & Artificial Inteligence e ministra aulas no curso de pós-graduação em UX Design e Produtos Digitais, no Centro Universitário Assunção, em São Paulo. Em 2018 criou o portal Bibliothinking com a missão de compartilhar conhecimento sobre UX Desing, Arquitetura da Informação e Organização de Conteúdos Digitais, com uma abordagem prática, acessível e conectada à realidade de quem está começando ou quer se aprofundar nessas áreas.

Luciana Corts Mendes
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), linha de pesquisa Organização da Informação e do Conhecimento, com período sanduíche na University of California, Berkeley, School of Information, Estados Unidos. Mestra pelo mesmo Programa de Pós-Graduação, na linha de pesquisa Organização da Informação e do Conhecimento. Bacharela em Biblioteconomia pela ECA/USP, com período sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal. Possui experiência em biblioteca pública e em biblioteca universitária.

Priscilla de Cássia Silva
Especialização em Arquitetura da Informação e Experiência do Usuário (UX) pela Faculdade Impacta e em Direito Registral e Notarial pela Damásio Educacional. Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção. Foi coordenadora de registros de marketplace na Loft. É gestora de CEDOC em uma empresa do setor de transmissão de energia. Ministra aulas, no Assunção, nas disciplinas: Arquitetura da Informação, do curso UX Design e Produtos Digitais; e Gestão em arquivos e Arquivologia na Contemporaneidade, do curso Arquivologia e Gestão de Arquivos.

Rogério Ferraz Garcia de Andrade
Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Química pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Livro "Histórias da COVID-19": primeira onda no Brasil". Foi membro do Comitê Gestor do SPDoc, sistema de gestão de documentos digitais do Estado de São Paulo. Foi membro de dois Grupos de Trabalhos sobre definição do SPSemPapel, sistema informatizado de gestão arquivística na administração estadual de São Paulo. Foi instrutor do programa SP-SemPapel na administração estadual de São Paulo. Projetou o Observatório de Acesso à Informação, dashboard sobre transparência e atendimento à Lei de Acesso à Informação administração estadual de São Paulo. Foi Executivo Público da Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo. É analista sênior em Negócios e Business Inteligence na Daprev. No Centro Universitário Assunção, é professor de pós-graduação da disciplina Sistemas de informação e preservação digital, do curso Arquivologia e Gestão de Arquivos.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021