Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

COMUNICADO À COMUNIDADE ACADÊMICA DAS ATIVIDADES NA MODALIDADE NÃO PRESENCIAL

referentes à prevenção de disseminação e contágio do Novo Coronavirus – Covid 19

 

Respondendo à Portaria 343 de 17 de março de 2020, do Ministério da Educação, que define a substituição das aulas em modelo presencial por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação (modalidade não presencial), nos limites estabelecidos pela legislação em vigor (40% do total de disciplinas), enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavirus; seguindo a deliberação 01/2020 do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), de 16 de março de 2020, a Reitoria do Centro Universitário Assunção – UNIFAI, em consonância com os Coordenadores de Curso e as Pró-reitorias Acadêmicas de Graduação e Pós-graduação e o setor de Tecnologias de Informação (DTI) da FUNDASP; apresento os procedimentos acadêmicos adotados em caráter de emergência para uma boa continuidade das atividades acadêmicas em âmbitos de Graduação e Pós-graduação do UNIFAI:

 1) Elaboração de tutorial para que os professores acessem, via Portal Acadêmico, a área destinada à postagem de arquivos de textos elaborados ou escaneados pelos professores, áudios ou vídeos relativos ao conteúdo programático correspondente às aulas presenciais;

2) Elaboração de tutorial para que os professores acessem e se apoderem, com maior facilidade, das ferramentas da Plataforma Moodle;

3) Criação de um e-mail institucional para que os alunos tenham acesso ao Programa Office 365 e, consequentemente, participem das atividades elaboradas pelos professores na Plataforma Teams;

4) Instrução para a utilização das ferramentas disponibilizadas pela Plataforma Teams, a fim de permitir à Reitoria, aos coordenadores de curso e professores a realização de reuniões on-line, vídeo-conferências, aulas e atividades didático-pedagógicas junto aos alunos;

5) Aos coordenadores, caberão a leitura de documentos e orientações encaminhados pela Reitoria, repassando-os ao seu colegiado, e a dirimição de possíveis dúvidas e acompanhamento das postagens dos professores aos alunos;

6) Aos docentes, de Graduação e de Pós-graduação Lato-sensu, caberão o controle de acesso aos ambientes virtuais e realização das tarefas de seus alunos; a utilização de textos, exercícios, vídeos, relatórios, resumos, arquivos de áudio e qualquer outra proposta que seja efetiva no processo de ensino e tenha registro no Portal Acadêmico do UNIFAI;

Todas as atividades deverão ter prazo para a finalização e posterior entrega. As tarefas realizadas pelos alunos, depois de avaliadas, resultarão na validação da presença. Durante esse processo, será importante considerar o caráter experimental da proposta de atividade remota, cabendo aos professores, de forma colaborativa, partilhar as boas práticas e soluções de uso do Portal. As tarefas propostas têm também o propósito de identificar a participação dos alunos em relação aos conteúdos programados no planejamento. A apreensão do conhecimento continua a ser obtida por meio das avaliações oficiais.

Ficou definido que outra forma de contato com os discentes pode ocorrer por meio de e-mail institucional (que deixa o registro das tarefas no servidor da instituição) e por WhatsApp, tornando rápido o esclarecimento de dúvidas.

Reuniões semanais serão realizadas para que seja avaliada e deliberada a manutenção e / ou adequação dos procedimentos. Todas essas ações visam garantir que os programas de ensino referentes às matrizes curriculares sejam executados, que a aprendizagem dos alunos não seja comprometida e que o trabalho acadêmico respeite a carga horária definida por lei.

Contando com a colaboração de todos e agradecendo a boa vontade de coordenadores, professores, funcionários e alunos, estou certo de que colaboraremos de forma responsável e eficaz no combate ao COVID-19.

 

 

Prof. Dr. Pe Edelcio Serafim Ottaviani  - Reitor