Serviços • Educacionais | Unifai Pular para o conteúdo principal

Serviços • Educacionais

AÇÕES DE APOIO À EDUCAÇÃO ABERTAS À COMUNIDADE

Brinquedoteca

Em funcionamento desde o início de 2011, a Brinquedoteca visa valorizar e divulgar a brincadeira como elemento fundamental ao desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e motor do indivíduo.

Trata-se de um espaço lúdico de uso compartilhado, atendendo simultaneamente aos pequenos alunos do Colégio Lumen Vitae, alunos do Projeto de Intervenção Pedagógica e alunos do UNIFAI que queiram fazer estágio ou desejem realizar coleta de dados para pesquisa científica.

Em um primeiro momento esteve alocada no interior do Colégio Lumen Vitae. Hoje encontra-se na sala 103 do bloco 1, servindo, ainda, como Laboratório de Práticas Pedagógicas para o curso de Pedagogia e pós-graduação na área de Educação. Em um dos projetos, os estagiários desses cursos promovem nesse universo lúdico oficinas de construção de brinquedos a partir de materiais descartáveis (sucatas) com crianças da comunidade.

CEOPp - Centro de Estudos e Orientações Psico-pedagógicas

O CEOPp foi criado em 1988 para proporcionar aos pós-graduandos em Psicopedagogia uma oportunidade de estágio e uma experiência real com estudantes com problemas de aprendizagem. Foi inicialmente desenvolvido para atender aos alunos do Colégio Lumen Vitae. Posteriormente, passou a atender (in loco) crianças de famílias de baixa renda da comunidade.

O projeto acompanha o ano letivo e tem duração de dois semestres. Ao ser encaminhado pelo professor, o aluno (acompanhado pelos pais ou responsáveis) é entrevistado pelo psicopedagogo, que faz um diagnóstico do caso e dá início às sessões (2 horas por semana).

Os alunos do curso de Psicopedagogia do UNIFAI são supervisionados por uma professora do curso e em conjunto, para que haja trocas de vivências e experiências. Ao término, recebem certificado de 120 horas de estágio (30 semanas de 4 horas cada).

Projeto de Intervenção Pedagógica e Psicopedagógica para crianças com dificuldade de Aprendizagem

O Projeto teve início na década de 1990 e nasceu como forma de suprir as necessidades de reforço escolar de alunos de escolas públicas da região, principalmente das séries iniciais, e como apoio na formação de alunos do curso de Pedagogia do UNIFAI, muitos dos quais sem qualquer experiência ou convívio com a realidade escolar.

A partir de 2013 o Projeto passou a atender a crianças de 6 a 12 anos. São dois tipos de atendimento, sempre aos sábados: psicopedagógico (das 8h às 9h) e pedagógico (das 9h às 12h). No primeiro, cada educador fica responsável por, no máximo, três crianças; no psicopedagógico, o atendimento é individual.

Os pais/responsáveis são encaminhados pela Rede de Atendimento da Comunidade (Posto de Saúde, hospitais, clínicas, APAE, AACD, Diretoria Regional de Educação, escolas, etc.) e é feita uma primeira entrevista, para preenchimento da ficha de inscrição.

No primeiro dia, é realizada reunião geral e anamnese com a criança e seus responsáveis. Posteriormente, os educadores do atendimento pedagógico e psicopedagógico se reúnem para discutir os casos, avaliar quem ficará com cada criança e traçar estratégias de atendimento.

As famílias com alguma dificuldade recebem atendimento semanal. E como a participação da família e sua relação com a criança são decisivas no desempenho escolar, são criados grupos com os pais para observação, discussão e acompanhamento dos muitos aspectos de comportamento na avaliação do aluno:

• indisciplina;
  • alimentação saudável;
  • sexualidade;
  • dificuldades de aprendizagem;
  • afetividade;
  • drogas.

Supervisão/Coordenação:
Profª. Ma. Sueli Terezinha Fernandes Lopes – Coordenadora do curso de Pedagogia
Coordenação: Profª. Esp. Luzia Faraco Ramos

Projeto 2 Projeto 3

Projeto Logos Clarear

Projeto de Nivelamento Logos Clarear (Língua Portuguesa e Comunicação) - Aprimoramento da leitura e compreensão dos gêneros que circulam nos meios acadêmico e profissional assim como a produção textual de tais gêneros discursivos.

Noturno: das 18h às 19h

Supervisão/Coordenação: Prof. Dr. Fabio Moreira de Oliveira, Doutor em Comunicação e Semiótica

Projeto de Nivelamento em História e Ciência Política no Brasil

Atividade complementar para o curso de Direito, História, Serviço Social e demais cursos, com aulas ministradas semanalmente com temas sobre História do Brasil, Política Nacional e Política Externa do Brasil e atualidades.

Projeto Eureka

Projeto Eureka (Nivelamento em Matemática) - Curso de noções básicas em matemática para alunos com deficiência de conteúdo nessa área. O atendimento se dá sob demanda, tendo a intenção de se levantar as principais dificuldades que o aluno tem em conceitos pertinentes ao uso da matemática no curso em que está matriculado. São trabalhados em sala de aula exercícios, que procuram equilibrar o conhecimento em matemática oriundo do Ensino Fundamental e Médio que o aluno possui ao esperado dele para pleno exercício da graduação escolhida para cursar.

Projeto de Nivelamento de Interpretação de Textos Filosóficos

Dedica-se a aumentar a familiaridade do aluno a textos filosóficos de diversos gêneros e graus de dificuldade, além de acostumar o discente a produzir comentários de qualidade a esses textos.

Matutino: 11h50 às 12h50