Doe seu amor em forma de mechas

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, “Corte de Cabelo Solidário” marca as comemorações da data em parceria com Instituto Amor em Mechas.

Campanha “Corte Cabelo Solidário”, do Instituto Amor em Mechas, parceiro do Centro Universitário Assunção, arrecadou, na noite de ontem (08/04), Dia Mundial de Combate ao Câncer, quase 1.5 kg de cabelo doado por alunos, professores e funcionários, o que é equivalente à produção de três perucas, que serão doadas a mulheres em tratamento quimioterápico ou com alopecia. Outro feito foi a arrecadação de R$ 2.070,00 no bazar beneficente, quantia que patrocinará a confecção de 34 “Kits do Amor”, os quais contêm maquiagens (batom, lápis de olho), bijuterias (colar e brincos), peruca, lenços, álcool-gel, máscaras e muito mais.

A ação solidária, com o apoio do Centro Universitário Assunção, ocorreu simultaneamente no Espaço Cultural e Auditório Maria Rosa Mística, das 18h às 21h, e contou com a participação da Reitora, Profa. Dra. Karen Ambra, que doou 15cm de suas madeixas para a causa. Um salão de beleza foi organizado no espaço, com cinco voluntários do Instituto, bem como um bazar, cujas bancas disponibilizaram canecas estilizadas, livros, peças artesanais e bijuterias para a venda.

“Hoje, eu estou aqui fazendo o corte solidário. Não é a primeira vez que doo o cabelo, já é a terceira, e, dessa vez, repito essa doação porque é um ato de amor. Cabelo cresce, não é? Então, vamos doar!”, convidou a Profa. Karen.

Além das ações citadas, houve palestra especial da fundadora do Instituto Amor em Mechas, Débora Pieretti, que compartilhou sua experiência à frente do projeto, contando a uma plateia lotada, no auditório, como a entidade foi fundada e quais foram as primeiras iniciativas e casos emocionantes presenciados.

“Não só quem recebe a peruca tem sua vida transformada, mas também quem doa. Aqui, hoje, a gente percebeu isso. As mulheres que doaram se sentiram fazendo parte da causa, com o sentimento de contribuir com a vida de outra mulher. É pura sororidade”, explicou Débora.

E foi exatamente esse o espírito da causa captado pelas participantes: “Aceitei fazer a doação de cabelo porque acho muito nobre essa causa, e me coloco no lugar das mulheres, me compadecendo da situação, e quero ajudar de alguma forma”, comentou, emocionada, a aluna Maria Gleidiana, do curso de Direito.

“Tomei a decisão de fazer a doação da mecha de cabelo porque acho importante compartilhar para quem não tem, justamente para essas mulheres com uma autoestima delicada, num momento desafiador de suas vidas. Para quem recebe a peruca faz toda a diferença”, declarou a aluna de Biblioteconomia, Glaucia Dantas.

O mote da campanha de corte solidário registra o impacto transformador de vidas do Instituto: “Doe seu amor em forma de mechas”. Desde o início do projeto, em 2016, já foram doados 6.143 Kits do Amor contendo as perucas produzidas com o apoio de quem doa as mechas. E você pode ser um doador, contribuindo para que mais mulheres em tratamento continuem a receber as perucas gratuitamente, elevando a autoestima dessas guerreiras.

Acesse o site: www.amoremmechas.com e veja o passo a passo de como cortar seu cabelo, armazená-lo em um saquinho plástico e depositá-lo em um dos pontos de coleta do Instituto. Confira já e entre nessa rede de solidariedade de amor ao próximo.

Doadora mostra para câmera a mecha de cabelo doada.
Aluna doa mecha de cabelo para a campanha do Instituto Amor em Mechas.