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Biblioteconomia (Bacharelado)

Sobre o Curso

O Curso de Biblioteconomia visa formar bibliotecários capacitados no aprimoramento e aperfeiçoamento das unidades de informação, em instituições públicas e privadas. Possibilita o acesso aos meios adequados para o desenvolvimento de competências necessárias ao planejamento, à organização e à administração das unidades de informação. Fornece as habilidades necessárias para que o aluno transite na multi e interdisciplinaridade, requeridas pelo exercício da profissão, e o coloca em contato com as inovações tecnológicas que permitem o acesso às bibliotecas virtuais. Forma o egresso para atuar como gestor nas unidades de informação, de modo a atender às necessidades da instituição em que trabalha e aos interesses da sociedade em que vive.

O aluno ainda receberá capacitação por meio de aulas práticas em laboratórios de Tecnologia da Informação, estágios e atividades complementares em diversos tipos de bibliotecas, arquivos, centros de documentação e pesquisa, que o habilitará a atuar com a gestão de informações; processamento, catalogação e indexação de materiais; disseminação da informação; orientação à pesquisa bibliográfica; seleção e análise de conteúdos nos diversos formatos, do impresso ao digital; editoração de livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos; conservação de materiais impressos e obras de arte; preservação e curadoria de conteúdos digitais.

Perfil do Profissional

Capacidade de trabalhar em equipe, gosto pela leitura e pelo conhecimento, criatividade, competências de investigação-pesquisa, facilidade de raciocínio, comunicação e relacionamento interpessoal, adaptabilidade social (flexibilidade), capacidade gerencial e administrativa, organização, resiliência, domínio das tecnologias de informação, facilidade com o marketing pessoal, criticidade, capacidade de mediação e domínio de mais de um idioma.

Em que trabalha o Profissional

Em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais e de memória, hemerotecas, editoras e livrarias, empresas de comunicação, provedores de internet, ONGs, clubes e associações. A necessidade das empresas de recorrer à internet tem aumentado a demanda de trabalho voltado à arquitetura da informação, requerendo desse profissional uma especialização na organização de conteúdo em espaços virtuais, na gestão de serviços de informação e na avaliação de conteúdos em bibliotecas digitais. Bibliotecas públicas e universitárias são as que mais têm buscado esse profissional, especialmente nas principais capitais, mas cresce a procura também no interior do Brasil.

DEPOIMENTOS

Matriz Curricular

Estrutura Curricular

 

Curso: 00002 - Biblioteconomia

Habilitação: 1 - Bacharel (a) em Biblioteconomia

Grade: 11 - GRADE 2025/1

Matriz Aplicada: 12925

Decreto: Reconhecimento: Portaria MEC n.º 448, de 31.03.2009
(D.O.U. em 01.04.2009)
Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC n.º 313 de
07.04.2021, (D.O.U. em 09.04.2021, Seção 1, p. 107)

 

PERÍODO DA DISCIPLINA CÓDIGO DA DISCIPLINA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (HORA AULA) CARGA HORÁRIA (HORAS)
1 150070 Antropologia Teológica 40 33,33
1 156411 Arquivo e Memória 40 33,33
1 EXT - 156387 Gêneros Textuais de Biblioteconomia em Língua Inglesa 40 33,33
1 157253 História da Biblioteconomia e da Ciência da Informação 80 66,67
1 EXT - 156389 História da Cultura e do Conhecimento 80 66,67
1 150754 Língua Portuguesa 40 33,33
1 EXT - 157255 Normalização das Fontes de Informação 80 66,67
2 157270 Atividades Complementares I/Orientação 10 8,33
2 157254 Fontes de Informação 80 66,67
2 156412 Fundamentos de Documentação 40 33,33
2 157257 História do Livro, da Leitura e das Bibliotecas 80 66,67
2 EXT - 156392 Humanidades Digitais 80 66,67
2 156565 Leitura dos Diferentes Gêneros Acadêmicos em Língua Inglesa 40 33,33
2 151120 Técnicas de Redação e Expressão 40 33,33
2 156413 Unidades de Informação e Sociedade 40 33,33
3 157271 Atividades Complementares II/Orientação 10 8,33
3 156566 Estatística em Biblioteconomia 40 33,33
3 157258 Formação e Desenvolvimento de Coleções 80 66,67
3 150666 Introdução à Lógica 40 33,33
3 157259 Linguagens Documentárias e Indexação 80 66,67
3 EXT - 156397 Mediação Cultural 80 66,67
3 157260 Representação Descritiva 80 66,67
4 157255 Atividades Complementares III/Orientação 10 8,33
4 156569 Cultura Política e Cidadania 40 33,33
4 157261 Metodologia do Trabalho Científico 80 66,67
4 EXT - 156416 Políticas de Catalogação 80 66,67
4 157262 Representação Temática e Taxonomias 80 66,67
4 157263 Sistemas e Recuperação da Informação 80 66,67
4 156571 Sociologia das Relações Étnico-Raciais 40 33,33
5 157264 Análise Documentária e Sistemas de Classificação 80 66,67
5 157256 Atividades Complementares IV/Orientação 10 8,33
5 157265 Conservação e Preservação de Documentos 80 66,67
5 157266 Editoração 80 66,67
5 EXT - 156418 Estudo de Usuários da Informação 40 33,33
5 157267 Gestão de Unidades de Informação 80 66,67
5 156419 Seminários de Pesquisa 40 33,33
6 156475 Arquitetura da Informação 40 33,33
6 157272 Atividades Complementares V/Orientação 10 8,33
6 156537 Estágio Curricular Supervisionado 40 33,33
6 156476 Inovação em Produtos e Serviços de Informação 40 33,33
6 157195 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 33,33
6 EXT - 156410 Linguagens Documentárias e Construção de Vocabulários 80 66,67
6 157268 Marketing e Empreendorismo em Biblioteconomia 80 66,67
6 156420 Repositórios e Preservação Digital 40 33,33
6 EXT - 157269 Serviços de Referência 80 66,67
6 156538 Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação 40 33,33
    Produção e Apresentação de TCC 40 33,33
    Atividades Complementares I 60 50,00
    Atividades Complementares II 60 50,00
    Atividades Complementares III 60 50,00
    Atividades Complementares IV 60 50,00
    Atividades Complementares V 12 10,00
    Estágio in loco 360 300,00
    Carga Horária Total do Curso 3182 h/a 2651 horas

Corpo Docente

Doutor(a)
18 anos e 1 mês
Horista
Angélica Miyuki Farias

Angélica Miyuki Farias

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Graduada  em Bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1986), Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Atualmente é professora de graduação e Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase em ensino-aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas para fins específicos, elaboração e avaliação de materiais didáticos, ensino-aprendizagem pelas múltiplas mídias, propostas didáticas pautadas pela perspectiva dialógica de linguagem.

Doutor(a)
Foto da Profa. Dra. Carmem Lucia Batista

Carmem Lúcia Batista

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Pós-doutora em Estudos Interdisciplinares pela Universidade de Coimbra. Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), com estágio na Sorbonne (Paris/França). Mestre em Ciência da Informação pela ECA/USP. Graduada em Biblioteconomia pela ECA/USP e em Letras (fortuguês/francês), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). Foi diretora do Núcleo de Documentação e Informação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB-ECA/USP). Foi técnica do Arquivo Público do Estado de São Paulo. É técnica da Secretaria de Governo e Gestão Digital do Estado de São Paulo. No Centro Universitário Assunção é: professora de graduação em Biblioteconomia; professora de disciplinas de pós-graduação: Acesso e restrição à informação arquivística e Mediação cultural em arquivos, do curso de especialização em Arquivologia e Gestão de Arquivos; Mídias Sociais e a Mediação de Leitura Diária, do curso de Mediação de Leitura Literária; Biblioteca e educação: perspectivas históricas e Biblioeducação: mediações e projetos, do curso de Biblioteca Educativa: gestão e mediações. É coordenadora dos cursos de Especialização em Arquivologia e Gestão de Arquivos e Biblioteca Educativa: gestão e mediações.

Mestre(a)
4 anos e 6 meses
Parcial
Fabio Moreira de Oliveira

Fabio Moreira de Oliveira

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Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde é membro integrante do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (CENCIB). Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) e Letras pela Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2013, atua como docente nos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Consultor técnico na FM treinamentos e palestras. No Instituto Colmeia a Serviço da Juventude e nas Faculdades Metropolitanas Unidades (FMU), ministrou disciplinas no campo da Comunicação. Atua nos seguintes temas: Comunicação, Mídia e racismo, Cibercultura, Biblioteconomia, Ciência da Informação e Relações Étnico-Raciais.

Doutor(a)
8 anos e 2 meses
Integral
 Maria Cristina Palhares

Maria Cristina Palhares

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Bacharela em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Especialista em Língua, Literatura e Semiótica pela Universidade São Judas Tadeu; Mestra e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foi membra integrante do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (CENCIB), de 2008 a 2015; Atua como docente no curso de Biblioteconomia do Centro Universitário Assunção- UNIFAI, coordena e ministra aulas no curso de pós-graduação lato sensu Arquitetura da informação e Experiência do Usuário. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação e Fontes de Informação; atuando principalmente nos seguintes temas: Cibercultura; Recuperação da informação em bases de dados; Repositórios digitais; Automação de Unidades Informacionais; Normatização de fontes de informação nos padrões ABNT, Vancouver e APA; Biblioteconomia Social / Direitos humanos (biblioteca prisional, biblioteca comunitária, mediação da leitura com pessoas em vulnerabilidade social, entre outros); Coordenou o projeto de extensão Biblioteca Comunitária Prates, entre 2017 a 2019; e, atualmente, coordena o Projeto de Biblioteca Comunitária Núcleo de Convivência Inforedes Rodrigo Silva; É avaliadora Ad-hoc do INEP/MEC, dos cursos presenciais: Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, conforme o DOU de 05/02/2013, Seção I, p. 19, Portaria nº 32/2013, nomeação para o BASis, Banco de Avaliadores, presencial e Avaliação Externa Virtual in Loco, desde 23/08/2021; Foi membra da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais (CBBP), da Federação Brasileira de Associações Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, entre abr.2018 e out.2019; É conselheira suplente do CPMLLLB da cidade de São Paulo, conforme D.O. da Cidade De São Paulo, de 29/12/2021, gestão 2022/23; Desenvolve pesquisa independente nos âmbitos da cibercultura, direitos humanos e ambientais.

Mestre(a)
4 anos e 6 meses
Horista
Regina dos Anjos Fazioli

Regina dos Anjos Fazioli

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Mestra em Tecnologia: Gestão e Desenvolvimento da Formação Tecnológica pelo Centro Paula Souza - CEETEPS. Especialização em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica e Curso de Formação em Metodologias, Práticas pedagógicas e Tecnologias Educacionais, ambas pela Universidade Federal do Ceará e Universidade Aberta do Brasil. Especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP). Graduação em Biblioteconomia pela FESPSP. Idealizadora e coordenadora da Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo - www.bv.sp.gov.br. Coordenadora do Grupo Técnico incumbido de proceder à adequação e integração de informações disponibilizadas pela Administração Direta e Indireta do Estado - RedeCIAPP: Rede de Integração dos Centros de Informação da Administração Pública Paulista. Membro da Associação Brasileira de Profissionais de Informação (ABRAINFO). Integrou a Comissão de Avaliação e Seleção Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Foi Jurada do Prêmio São Paulo de Literatura - Secretaria da Cultura do Governo SP. É professora convidada de Pós-Graduação na FESPSP e ministra a disciplina Mídias Sociais do Curso Gestão da Informação Digital (GID). É vice-presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia 8 Região /SP na 19ª Gestão - 2021/2023 e 20ª Gestão - 2024/2026 e conselheira da 13ª Gestão (2003 - 2005) do Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região/SP. Possui experiência na área de Biblioteconomia, com ênfase em Gestão de Conhecimento, Tecnologia Mobile, Mídias Sociais, Informação Pública, Gestão Pública, Andragogia e Formação do Cidadão. No Centro Universitário Assunção é professora da Graduação em Biblioteconomia e de disciplinas de Pós-Graduação: Marketing digital e mídias sociais, do curso Arquitetura da Informação; Marketing Digital e Mídias Sociais, do curso Mediação de Leitura Literária; Biblioteca e mídias digitais e Gestão de biblioteca: acervos e serviços, do curso Biblioteca Educativa: gestão e mediações.

Mestre(a)
5 anos e 8 meses
Integral
Mestre(a)
11 anos e 7 meses
Horista
Doutor(a)
18 anos e 1 mês
Horista
Doutor(a)
Mestre(a)
4 anos e 6 meses
Parcial
Doutor(a)
8 anos e 2 meses
Integral
Mestre(a)
4 anos e 6 meses
Horista
Mestre(a)
5 anos e 8 meses
Integral
Mestre(a)
11 anos e 7 meses
Horista

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Por que fazer o curso no ASSUNÇÃO

O curso de Biblioteconomia do Centro Universitário Assunção completou quinze anos em 2020, com nota 4 no MEC. Está classificado entre os melhores no Guia da Faculdade do Estadão, com 4 estrelas. Como diferencial, promove a proximidade na relação professor/aluno quanto às propostas de trabalho, atividades acadêmicas e culturais. Os alunos têm contato com profissionais da área em todos os semestres, o que amplia as chances de perceber qual caminho seguir na profissão. Outro diferencial está na formação voltada à gestão de unidades e sistemas de informação.

Conta com corpo docente multidisciplinar e atuante na área, envolvendo os alunos em projetos institucionais e ações junto à comunidade. As disciplinas e projetos primam por conteúdos políticos e sociais com intuito de um aperfeiçoamento também para o exercício da cidadania. Os alunos têm oportunidade de aprender num ambiente que faz a interação do universo acadêmico – grupos de estudos, com o mundo do trabalho, interagindo com associações profissionais.

São incentivados a desenvolver pesquisas e iniciativas socioculturais como viagens técnicas e promoção de eventos – entre estes, o BIBLIOFAI, ação que consiste em trazer profissionais da área para bate-papo em sala de aula, e a Feira de Troca de Livros do Centro Universitário Assunção, realizada em parceria com alunos do ensino fundamental e médio.