Letras: Português e Inglês (Licenciatura)
Sobre o Curso
O Curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês - tem como objetivo formar professores de língua portuguesa (Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos), professores de língua inglesa (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos) e suas literaturas para atuar na Educação Básica (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos). Sua estrutura curricular está organizada de forma a oferecer ao aluno uma formação que contemple a articulação entre a teoria e a prática, focalizando por um lado a reflexão sobre os temas abordados, as correntes de pensamento, a organização e a atuação crítica e consciente impostas pela sociedade contemporânea e, por outro, os princípios didáticos e pedagógicos do ensino-aprendizagem de língua portuguesa, língua inglesa e suas literaturas.
Perfil do Profissional
Competências Gerais:
● desenvolver e/ou aperfeiçoar suas capacidades de expressão oral e escrita em português e em inglês, assim como a aptidão para síntese, análise crítica e elaboração discursiva em suas diversas variações;
● refletir sobre língua, literatura e patrimônio cultural e suas relações com a produção e a aquisição do conhecimento, os processos de aprendizagem e a constituição do sujeito;
● identificar as relações entre língua, literatura e cultura e refletir sobre elas;
● construir e articular um repertório epistemológico, estético e cultural fundamental para a leitura, interpretação, análise e crítica de textos de variados gêneros e registros;
● elaborar uma visão crítica e atualizada das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias;
● articular, teórica e epistemologicamente, os conhecimentos que julgar necessários nas distintas atuações profissionais que lhe serão possíveis;
● refletir criticamente sobre o papel das línguas portuguesa e inglesa na comunidade em que exerce a sua função de professor;
● utilizar, para fins de pesquisa na área de Letras, as tecnologias disponíveis (Resolução CNE/CP 2/2015), problematizando-as quanto a suas implicações na constituição dos objetos de conhecimento, na elaboração dos discursos e nos processos de reflexão crítica e de construção histórica do conhecimento.
Habilidades Específicas:
● domínio de ferramentas e recursos de análise crítica da língua portuguesa e da língua inglesa em suas diferentes modalidades, oral e escrita, nos registros formal e informal;
● compreensão crítica das condições de uso e capacidade de domínio da norma culta das línguas portuguesa e inglesa nas suas manifestações oral e escrita, nas perspectivas sincrônica e diacrônica, bem como a compreensão livre de preconceitos e estereótipos a respeito da variação constitutiva de todas as línguas naturais;
● reflexão sobre a linguagem como um fenômeno semiológico, psicológico, social, político, artístico e histórico e cultural;
● domínio de um repertório representativo das abordagens crítico-teóricas referentes às literaturas em língua portuguesa e em língua inglesa, com vistas à reflexão e abordagem crítica dos fenômenos literários de diversos gêneros e das mais variadas épocas;
● domínio e articulação de um repertório científico, estético e cultural que se constitua em ferramenta de leitura, análise, interpretação e crítica de textos de variados gêneros, considerando suas implicações para os processos de ensino-aprendizagem e de formação docente, no Ensino Fundamental II, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos;
● capacidade de relacionar, em uma perspectiva crítica de reflexão, os conteúdos básicos referentes às áreas/Unidades Curriculares de conhecimento com: (a) os fatos, tendências, fenômenos ou movimentos da atualidade; (b) os fatos significativos da vida pessoal, social e profissional dos alunos (Parecer CNE/CP nº 09/2001);
● capacidade de compartilhar saberes com docentes de diferentes áreas/ Unidades Curriculares de conhecimento, e articular em seu trabalho as contribuições dessas áreas (Parecer CNE/CP nº 09/2001);
● articulação teórico-epistemológica de conhecimentos linguísticos, literários, pedagógicos e aqueles advindos da experiência, com o domínio dos conteúdos, métodos e práticas pedagógicas que permitam a constituição de objetos de ensino/estudo, sua reelaboração e a aprendizagem, considerando os diferentes níveis de ensino em que poderá atuar;
● capacidade de criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos, utilizando o conhecimento das áreas ou disciplinas a serem ensinadas, das temáticas sociais transversais ao currículo escolar, dos contextos sociais considerados relevantes para a aprendizagem escolar, bem como as especificidades didáticas envolvidas (Parecer CNE/CP nº 09/2001);
● capacidade de analisar e mediar situações de ensino-aprendizagem de línguas e/ou literatura à luz de modelos teóricos que contemplem as especificidades dos objetos de conhecimento da área de Letras, dos objetos de ensino elaborados no contexto escolar e as particularidades da apropriação de práticas de escrita, leitura, oralidade e análise linguística no Ensino Fundamental II, no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos;
● utilização de estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem e, a partir de seus resultados, a formulação de propostas de intervenção pedagógica, considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos (Parecer CNE/CP nº 09/2001);
● capacidade de resolver problemas, de tomar decisões, trabalhar em grupo e comunicar-se dentro da multiplicidade de saberes que compõem a formação universitária na área e a atuação do licenciado;
● utilização das tecnologias disponíveis (Resolução CNE/CP 2/2015) para fins de ensino e pesquisa na área de Letras, problematizando-as quanto a suas implicações sobre a constituição dos objetos de conhecimento, os processos de ensino-aprendizagem e a formação docente.
Em que trabalha o Profissional
Objetivos
O Curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês - tem como objetivo formar professores de língua portuguesa (Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos), professores de língua inglesa (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos) e suas literaturas para atuar na Educação Básica (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos). Sua estrutura curricular está organizada de forma a oferecer ao aluno uma formação que contemple a articulação entre a teoria e a prática, focalizando por um lado a reflexão sobre os temas abordados, as correntes de pensamento, a organização e a atuação crítica e consciente impostas pela sociedade contemporânea e, por outro, os princípios didáticos e pedagógicos do ensino-aprendizagem de língua portuguesa, língua inglesa e suas literaturas.
Objetivos Específicos
De modo mais específico, o curso visa a uma formação em Letras que abarque, por um lado, os estudos de língua portuguesa e da língua inglesa, das literaturas latina, americana e inglesa, os estudos literários, os estudos da linguagem e da língua portuguesa e da língua inglesa e, por outro, os estudos que contemplam os conhecimentos que fundamentam a atuação pedagógica do profissional de Letras na sociedade atual, tais como as teorias de ensino-aprendizagem mais relevantes nesse campo, as teorias de linguagem, as políticas governamentais relativas ao ensino de línguas e suas literaturas, aspectos da relação entre língua, literatura e ensino, bem como os temas transversais (PCN). Os conteúdos respectivos dos campos do saber anteriormente referidos estão organizados de forma a permitir que o aluno identifique, ao longo de sua formação acadêmica, as orientações e as possibilidades profissionais que melhor correspondam às suas aspirações, sem abrir mão, no entanto, de uma formação básica comum.
Matriz Curricular
Estrutura Curricular
Curso: 01346 - Letras - Português e Inglês
Habilitação: 1 - Licenciado (a) em Letras - Português e Inglês
Grade: 1 - GRADE 2023/1
PERÍODO DA DISCIPLINA | CÓDIGO DA DISCIPLINA | DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (HORA AULA) | CARGA HORÁRIA (HORAS) |
1 | 155974 | Diversidade Étnico Cultural | 40 | 33,33 |
1 | 155978 | Introdução ao Pensamento Teológico | 40 | 33,33 |
1 | 155979 | Língua Inglesa I: História e Cultura | 40 | 66,67 |
1 | 155971 | Língua Portuguesa I | 80 | 66,67 |
1 | 155972 | Línguística I | 80 | 66,67 |
1 | 155975 | Métodos e Técnicas de Pesquisa | 40 | 33,33 |
1 | 155977 | Práticas Ped. Orientadas: atividades científico cultural e caracter. do campo educacional | 40 | 33,33 |
1 | 155973 | Teoria da Literatura I | 40 | 33,33 |
2 | 156206 | História da Arte e da Cultura | 40 | 33,33 |
2 | 156202 | Introdução ao Latim | 80 | 66,67 |
2 | 156247 | Língua Inglesa II - Fonética e Fonologia | 40 | 33,33 |
2 | 156205 | Língua Portuguesa II | 80 | 66,67 |
2 | 156204 | Linguística II | 40 | 33,33 |
2 | 156207 | Oficina de Didática: Trajetória Histórica e Formação do Professor | 40 | 33,33 |
2 | 156208 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 40 | 33,33 |
2 | 156203 | Teoria da Literatura | 40 | 33,33 |
2 | 156248 | Língua Inglesa III - Aspectos Morfossintáticos | 40 | 33,33 |
3 | 156209 | Língua Portuguesa III | 80 | 66,67 |
3 | 156210 | Línguística III | 40 | 33,33 |
3 | 156211 | Literatura Brasileira I | 80 | 66,67 |
3 | 156215 | Literatura Portuguesa I | 40 | 33,33 |
3 | 156212 | Oficina de Didática: Reflexões da Docência | 40 | 33,33 |
3 | 156213 | Oficina de Produção de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
3 | 156214 | Práticas e Técnicas Assistivas à Inclusão | 40 | 33,33 |
4 | 156219 | Fundamentos da Ética Natural e Direitos Humanos | 40 | 33,33 |
4 | 156249 | Língua Inglesa IV - Aspectos Sintáticos e Semânticos | 40 | 33,33 |
4 | 156217 | Língua Portuguesa IV | 80 | 66,67 |
4 | 156216 | Literatura Brasileira II | 80 | 66,67 |
4 | 156220 | Literatura Portuguesa II | 40 | 33,33 |
4 | 156218 | Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas I | 40 | 33,33 |
4 | 156221 | Oficina de Entendimento e Elaboração daPrática do Processo Avaliativo | 40 | 33,33 |
4 | 156222 | Política Educacional e Organização da Educação Brasileira | 40 | 33,33 |
5 | 156250 | Lígua Inglesa V - Sintaxe | 80 | 66,67 |
5 | 156227 | Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | 40 | 33,33 |
5 | 156224 | Língua Portuguesa V | 80 | 66,67 |
5 | 156223 | Literatura Brasileira III | 80 | 66,67 |
5 | 156251 | Literatura Inglesa I | 40 | 33,33 |
5 | 156226 | Literatura Portuguesa III | 40 | 33,33 |
5 | 156225 | Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas II | 40 | 33,33 |
6 | 156228 | Ambiente e Sustentabilidade | 40 | 33,33 |
6 | 156229 | Fundamentos da Redação Persuasiva | 40 | 33,33 |
6 | 156253 | Língua Inglesa VI - Prática Oral | 80 | 66,67 |
6 | 156230 | Língua Portuguesa VI | 40 | 33,33 |
6 | 156231 | Literatura Brasileira IV: Oficina Literária | 40 | 33,33 |
6 | 156254 | Literatura Inglesa II | 40 | 33,33 |
6 | 156232 | Literatura Portuguesa IV | 40 | 33,33 |
6 | 156252 | Metodologia e Prática do Ensino de Língua Inglesa I | 40 | 33,33 |
6 | 156233 | Planejamento e Produção de Eventos | 40 | 33,33 |
7 | 156235 | Análise do Discurso I | 40 | 33,33 |
7 | 156236 | Estudos Clássicos | 40 | 33,33 |
7 | 156256 | Língua Inglesa VII - Práticas de Leitura | 40 | 33,33 |
7 | 156237 | Literatura Brasileira V | 80 | 66,67 |
7 | 156234 | Literatura Comparada I | 80 | 66,67 |
7 | 156238 | Literatura Portuguesa V | 40 | 33,33 |
7 | 156255 | Metodologia e Prática do Ensino de Língua Inglesa II | 40 | 33,33 |
7 | 156239 | Oficina de Literatura Juvenil | 40 | 33,33 |
8 | 156246 | Análise do Discurso II | 80 | 66,67 |
8 | 156240 | Atividades Complementares/Orientação | 10 | 8,33 |
8 | 156241 | Estágio Supervisionado | 40 | 33,33 |
8 | 156258 | Língua Inglesa VIII - Práticas de Escrita | 80 | 66,67 |
8 | 156244 | Literatura Comparada II | 80 | 66,67 |
8 | 156257 | Literatura Norte-Americana | 80 | 66,67 |
8 | 156245 | Literaturas e Culturas de Expressão em Língua Portuguesa | 80 | 66,67 |
8 | 156242 | Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação | 40 | 33,33 |
Produção e Apresentação de TCC | 40 | 33,33 | ||
Atividades Complementares | 240 | 200,00 | ||
Estágio in loco | 480 | 400,00 | ||
Carga Horária Total do Curso | 4.050 h/a | 3.375 horas |
Corpo Docente
Ficou com dúvidas?
Os portadores de diploma de graduação são dispensados de Processo Seletivo.
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No ato da matrícula, o candidato deve entregar uma declaração atualizada da escola informando que concluiu o Ensino Médio e que seu histórico escolar está em fase de confecção. O mesmo também deve conter o prazo no qual o documento ficará pronto.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Sim. A Instituição é credenciada junto ao Governo Federal nos programas ProUni e FIES.
A Instituição possui uma Política de Descontos e Bolsa Filantrópica. Clique aqui conheça todas as modalidades de desconto
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193