Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Pedagogia Hospitalar

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Aulas on-line ao vivo  Sem TCC

 

O curso visa compreender o trabalho pedagógico realizado pelo pedagogo e analisar sua atuação profissional junto às crianças e adolescentes impossibilitados de frequentar a escola devido a internações ou tratamentos de saúde. O curso apresenta as formas e especificidades de atuação, bem como as características do trabalho desenvolvido nesses espaços. O conteúdo programático do curso oferece uma matriz curricular abrangente, com disciplinas que reconhecem a escolarização hospitalar como um integrante da Educação Inclusiva e que permite aos futuros profissionais especializados que atendam às demandas educacionais desse público e mobilizem metodologias específicas, mesmo no ambiente do hospital. Além de garantir o direito do paciente/estudante de ter acesso ao ensino, o pedagogo hospitalar também tem papel importante na organização dos espaços e dos recursos pedagógicos dentro do hospital, seja no leito, na UTI ou em ambientes da hemodiálise, quimioterapia ou classe hospitalar, por meio de propostas e estratégias de ensino diversificadas, com disciplinas que oferecem estudos de caso, visita-técnica orientada e criação de um projeto de intervenção para a prática pedagógica hospitalar. 

 

 

PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO

O curso conta com professores mestres e doutores, que possuem ampla experiência nos espaços hospitalares. Além de apresentar disciplinas que destacam a importância do papel do Pedagogo Hospitalar para com o respeito ao desenvolvimento infantil e na humanização do trabalho docente, considerando como essencial o uso da ludicidade, dos materiais concretos, recursos tecnológicos garantindo uma formação que o leve a compreender as especificidades do trabalho em hospitais, desenvolvendo a sensibilidade necessária à forma como as crianças aprendem quando estão submetidas a situações mais complexas, como no caso da internação.

Público-alvo

Pedagogos, professores, psicopedagogos, psicomotricistas, licenciados e demais alunos graduados que estejam interessados em atuar na área da educação e da saúde.

Turmas e horários

Sábados, das 7h30 às 14h30

 

Duração

18 meses

 

Modalidade

O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.

 

Carga Horária

360h

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR:

clique aqui

Corpo Docente

Valéria Batista

Valéria Batista

Acesse o Lattes

Pró-Reitora de Pós-graduação do Centro Universitário Assunção. Coordenadora e professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Assunção. Professora do Curso de Pedagogia (UNIP). Doutora em Educação: Psicologia da Educação (2015) pela PUC/SP. Mestre em Educação (2008), Pós-graduada em Gestão e Organização Escolar (2004) e graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena (2001) pela Universidade Cidade de São Paulo-UNICID. Possui experiência na área da Educação Básica e ensino superior por quase 20 anos atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de Professores, Alfabetização, aprendizagem da leitura e da escrita, escolarização inicial, Psicologia Cognitiva da Leitura e Prática de ensino e políticas públicas.

Corpo Docente Convidado

Andréa Moreno Pacheco

Andréa Moreno Pacheco

Acesse o Lattes

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), especialista em Psicomotricidade pela Universidade São Camilo (1994), mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006), Terapeuta Neurocognitiva pelo método Perfetti (2019). Atualmente é professora da disciplina de Clínica Psicomotora e coordenadora da supervisão clínica na pós-graduação em Psicomotricidade; professora das disciplinas de Neurociências e Motricidade e Síndromes, Transtornos, Distúrbios na pós-graduação em Neurociências, Saúde Mental e Aprendizado no Centro Universitário Assunção-UNIFAI; atua como Fisioterapeuta nas áreas de Ortopedia, Neurologia, Pediatria e Geriatria; como Terapeuta Psicomotora e Neurocognitiva, como consultora na área de Educação Inclusiva e como supervisora em Terapia Psicomotora na abordagem neurofuncional.

Aparecida Soares Cabral Monson

Aparecida Soares Cabral Monson

Pedagoga formada pela Universidade São Marcos com habilitação em Administração Escolar. Especialização na Área da Deficiência Intelectual pela Universidade de São Paulo. Pós-Graduada em Gestão Escolar, Psicomotricidade e Psicopedagogia. Formação complementar em Pedagogia Hospitalar Atendimento ao aluno em tratamento de saúde - UNIFESP. Experiência na Área da Educação, Educação Especial, Educação Inclusiva e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Consultora em Educação Inclusiva (www.incluiconsultoria.com.br) Atuação profissional na APAE de São Paulo, ABRACE, Fundação CASA e FFM - Fundação Faculdade de Medicina – CAPES - Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Participante do Grupo de Pesquisa Educação e Saúde Baseada em Evidências – GEPSOS/UNIFESP. Tutora no Curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar (2017 e 2018) UNIFESP. Pós-Graduanda do Departamento de Pediatria - UNIFESP.

Angela Maria Sanches

Angela Maria Sanches

Pedagoga formada pela Centro Universitário Assunção-UNIFAI ;Pós graduada em Atendimento Educacional em Hospitais- UNIFMU. Docente convidada pela PUC-SP no curso de extensão em Pedagogia Hospitalar; Docente convidada pela UNINOVE nos cursos de Ludopedagogia; Pedagogia Hospitalar, Tutora dos cursos em EAD em Pedagogia Hospitalar pela UNINOVE; Docente convidada da Faculdade São Bernardo do Campo -FASB do curso de extensão em Pedagogia Hospitalar. Convidada pelo Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado- DIAEE -Secretaria Municipal de Curitiba para participar de um Workshop “ Nasce uma contadora de histórias “ para formação de professores .Docente pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo de1995 até 2022, sendo 18 anos dedicados ao projeto da Classe Hospitalar. Docente durante 11 anos no Hospital Infantil Cândido Fontoura; Docente durante 7 anos no Ambulatório de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina em parceria com a TUCCA (Associação para crianças e adolescentes com câncer).

Foto do Prof. Me. Carlos Eduardo Vieira

Carlos Eduardo Vieira

Acesse o Lattes

Coordenador e professor da Pós-Graduação em Neurociências, Saúde Mental e Educação do Centro Universitário Assunção - Unifai. Professor do Unifai: Psicopedagogia e Psicomotricidade. Extensão em Maturidade. Professor do Unisal: Centro Universitário Salesiano/SP: Pós-graduação em Neurociências e Educação, Cursos de Extensão e da Idade Ativa. Professor Centro de Estudos do Colégio Santa Maria - Prisma - Formação de Professores nas áreas de Neurociências, Saúde Mental e Educação. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento: Mackenzie. Psicanalista: Formação pelo IBP/SP. Especialização em Medicina Tradicional Chinesa: Acupuntura. Extensão Universitária e Aperfeiçoamento em: Pilates, RPG, Hidroterapia, dentre outros. Graduação em Educação Física. Graduação em Fisioterapia. Atendimentos clínicos em psicanálise, acupuntura, rpg. Áreas de pesquisa: Neurociências, Saúde Mental, Educação.

Cristina Jeldes Carrascosa Teixeira

Mestre pelo Instituto de Psicologia da USP, no Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Especialista em Psicologia e Psicoterapia da Infância pelo GEPPPI (Grupo de Estudos em Psicologia, Psiquiatria e Psicoterapia da Infância) (1985) e Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade São Camilo (2011). Diretora Técnica de Serviço de Saúde Mental e Reabilitação do Hospital Infantil Cândido Fontoura da Secretaria Estadual de São Paulo. Participante (supervisões clínicas) do Projeto de Ensino do Instituto de Psicologia da USP e Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo / Programa Autoestima. Atua em consultório particular. Foi Coordenadora do Programa de Aprimoramento Profissional em Hospital Geral Pediátrico da Secretaria Estadual da Saúde/FUNDAP. Atuou como Psicóloga no Hospital Infantil Cândido Fontoura (1994-2005) e na área de Saúde Mental em Hospital Dia Infantil e Ambulatório de Saúde Mental da Secretaria do Estado de São Paulo(1985-1993). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em prevenção e tratamento psicológico, atuando nos seguintes temas: Psicologia Hospitalar, UTI pediátrica, Cuidados Paliativos, AIDS, Luto, Psicanálise, Infância e Saúde Mental

Profa. Paola Ribeiro da Silva

Paola Ribeiro da Silva

http://lattes.cnpq.br/7508795111558071

Pedagoga formada pela Faculdade de São Bernardo do Campo – FASB. Pós graduada em Atendimento Pedagógico Hospitalar e Domiciliar  pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Psicopedagogia pelo Centro Universitário Assunção – UNIFAI, Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo – USP e Cuidados Paliativos e Terapia da Dor - Pontifica Universidade Católica -PUC/MG. Cursos de extensão em Psicomotricidade pelo Grupo de Apoio Especializado – GAE, Pedagogia Hospitalar - UNIFESP, Atendimento Hospitalar e Domiciliar – PUC e Atendimento ao escolar em tratamento de saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Pedagoga Hospitalar no Hospital São Paulo – UNIFESP (2009-2022). Docente na Faculdade São Bernardo do Campo – FASB do Curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar e das disciplinas: Práticas de ensino aprendizagem e as deficiências no curso de Pós-graduação em Educação Especial e Desenvolvimento afetivo, emoções e aprendizagem do curso de Pós- graduação em Psicopedagogia. Docente convidada para o curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar do Hospital AC Camargo nas disciplinas Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar e Reinserção do escolar em tratamento de saúde. Atualmente Mestranda em Educação – Formação de professores pela Universidade Metodista de São Paulo e Pedagoga Hospitalar no Instituto de Psiquiatria Infanto-juvenil - Hospital das Clínicas/FMUSP. Tem experiência de 16 anos na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO E SAÚDE

Renato dos Santos Paladini

Renato dos Santos Paladini

Professor de Educação Básica II, é bacharel em Administração com ênfase em Tecnologia da Informação pela FIT – Faculdade Impacta de Tecnologia, licenciado em Matemática pela FALC - Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, licenciado em Física pela ETEP Centro Universitário e em Pedagogia pela UNAR – Universidade de Araras. Possui Extensão Universitária em Pedagogia Hospitalar pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo e pelo AC Camargo Ensino e Pesquisa. É pós-graduado - Especialização - em Educação Especial e Inclusiva pela FITEC – Faculdade Integrada de Tecnologia. Tem experiência como Professor de Educação Especial na Classe Hospitalar do Hospital São Paulo (HSP). Atualmente, leciona disciplina de Matemática no ensino regular em escola privada em São Paulo no Ensino Fundamental Anos Finais, Matemática e Física pela SEE SP - Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, atuando na Educação Especial Multisseriada na Classe Hospitalar do AC Camargo Câncer Center, além do Ensino Médio e, disciplinas de Itinerários Formativos na EJA - Educação de Jovens e Adultos..

Thais Thomaz Bovo

Thais Thomaz Bovo

Lattes

Doutora em História da Arte pela USP. História (bacharelado e licenciatura) pela Universidade de São Paulo. Também cursou licenciatura plena em Pedagogia, Artes Visuais, Filosofia e Educação Especial. É, além de especialista em Gestão de Educação Pública, Gestão Escolar, Gestão de Patrimônio e Cultura, Arte-educação, em Estética e História da Arte, Conservação e Restauração de Arte Sacra, MBA em Propriedade Intelectual, Direito e Ética, Direito Educacional e Pedagogia Hospitalar. Atualmente está cursando graduação em Direito, buscando um aprofundamento nas áreas de Direito Administrativo, Constitucional e Educacional. Também realizará a extensão em Pedagogia Hospitalar pelo AC. Camargo, onde realizará estágio presencialmente. Foi membro consultora da Comissão Especial de Direito das Artes da OAB-SP (triênio 2019-2021) e também participa da Comissão de Avaliação e Leitura da Revista Primeira Evolução, um projeto editorial criado pela Edições Livro Alternativo para auxiliar professores(as) e autores(as) a publicarem suas pesquisas e experiências e discutirem o papel social da educação. Tem experiência nas áreas de ensino, formação de professores e pesquisa envolvendo História, Educação, História da Arte e Arte. É Coordenadora Pedagógica efetiva na Prefeitura de São Paulo e Docente do curso de graduação em Pedagogia, na disciplina Pedagogia em espaços não formais – Universidade Nove de Julho - Uninove. Atuou na área de Gestão Cultural e Educacional no SESI e no SESC. 

Walkiria de Assis

Walkiria de Assis

Mestrado pela Faculdade de Educação da USP - São Paulo. Graduação em Pedagogia - Administração, Orientação Educacional, Supervisão e Magistério pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (SP). Curso de Especialização na área da Deficiência Física. Tem experiência na área de Educação, como docente e como coordenadora em cursos presenciais e EAD, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial/educação inclusiva, acessibilidade, deficiência física/múltipla e atendimento ao escolar em tratamento de saúde (classe hospitalar).

Wanderci Lopes Ruiz

Wanderci Lopes Ruiz

Pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia. Extensão em Atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde, Pedagogia Hospitalar e em Psicomotricidade. Docente da Classe Hospitalar - Programa de Atendimento Educacional ao Escolar em Tratamento de Saúde – Departamento de Pediatria da EPM/UNIFESP/HSP.

Ficou com dúvidas?