Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Tecnologias de aprendizagem em ambientes digitais

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Aulas on-line ao vivo  Sem TCC

 

O curso de Especialização em Tecnologias de Aprendizagem em Ambientes Digitais na modalidade à distância tem como objetivos apresentar novos formatos e possibilidades de aprendizagem com apoio da tecnologia digital. Discutir as inovações da tecnologia digital na educação, com olhar científico e uma visão ampla que considera aspectos éticos, pedagógicos e tecnológicos. Tendo como enfoque o uso das tecnologias digitais e comunicação em diferentes espaços, formais e não formais de educação, possibilitando inovação e aprendizagem. Desta forma, uma estrutura atualizada, abordando modelos educacionais, paradigmas educacionais do mundo digital e tecnologias para educação.

 

Inscreva-se

 

PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO

Com um corpo docente qualificado, composto por mestres e doutores com conhecimento teórico e muita experiência prática. O curso capacita seus egressos a realizarem uma análise rigorosa e atuante nos modelos educacionais de aprendizagem em ambientes digitais.

Público-alvo

O curso é voltado para professores e coordenadores, para que possam compreender melhor e fazer uso das novas tecnologias e, também para graduados em Tecnologia (ou áreas afins), para que possam aprimorar sua compreensão em relação aos usos pedagógicos da tecnologia e a todos os interessados no uso de tecnologias em educação e educação a distância (EAD).

Turmas e horários

Terças e quintas, a partir das 19h10
 

Duração

18 meses

 

Modalidade

O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.

 

Carga Horária

360 horas

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR:

clique aqui

Corpo Docente

Pablo Rodrigo de Godoy Pereira

Pablo Rodrigo de Godoy Pereira

Acesse o Lattes

Corpo Docente Convidado

Prof. Dra. Danuta Medeiros

Prof. Dra. Danuta Medeiros

Acesse o Lattes

Doutora (2015) e Mestre (2010) em Ciências/Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Realizei uma estância de doutoramento sanduíche entre o período de outubro de 2013 a junho de 2014 na Escuela Andaluza de Salud Pública, em Granada/Espanha, com bolsa PSDE/CAPES. Sou graduada em Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo U.E. Lorena (2006), com especializações em Psicologia Hospitalar pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2007) e em Psicoterapia Psicanalítica pelo CEPSI/UNIP (2020). Atualmente concilio a atuação como psicóloga e psicanalista em meu consultório particular e a docência, ministrando aulas no curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema-MG (FAEX). Atuei como docente no ensino universitário em diferentes instituições privadas da grande São Paulo. Experiência na área de Psicologia e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da saúde e hospitalar, saúde coletiva, tabagismo, representação social, psicanálise, psicodiagnóstico e técnicas projetivas.

Prof. Dr. Marcelo Santos de Moraes

Prof. Dr. Marcelo Santos de Moraes

Acesse o Lattes

Orientou 11 mestres, 10 iniciações científicas e 23 alunos de graduação em trabalhos de conclusão de curso na Faculdade Cásper Líbero. Publicou 25 artigos científicos em revistas brasileiras e internacionais indexadas. Foi fundador do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro, ajudando a escrever o projeto enviado à CAPES. Doutor (2012) e mestre (2008) em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP, orientado por Lucia Santaella. Com auxílio de bolsa Fapesp, realizou estágios de pesquisa na Aarhus Universitet, Dinamarca, junto ao Center for Semiotik (Área de Concentração: Kognitiv Semiotik), e na Universidade de Toronto, Canadá, onde supervisionado por John M. Kennedy, dedicou-se à teoria da Affordance. Possui graduação em Design Gráfico, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2002), e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco (2004). Em 2014, aprovou no CNPq (Edital Universal) financiamento para projeto de pesquisa dedicado a investigar a audiodescrição a partir da perspectiva comunicacional. Nos últimos anos, concentra seus interesses na análise das relações entre tato e visão, notadamente na produção de imagens hápticas para portadores de deficiência visual. Também possui considerável produção de caráter interdisciplinar, voltada à crítica dos fenômenos culturais/comunicacionais, da publicidade aos games. No ano de 2010, idealizou e ajudou a coordenar uma oficina de desenho para pessoas com deficiência visual, realizada nas dependências do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Foi membro do Centro Internacional de Estudos Peirceanos, pelo qual publicou quatro artigos. Apresentou mais de 40 trabalhos em congressos no Brasil e no exterior. É membro da International Communication Association (ICA), da International Association for Semiotic Studies (IASS), da Association Française de Sémiotique (AFS) e da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES)

Prof. Me. Leonardo Costa Souz

Prof. Me. Leonardo Costa Souza

Acesse o Lattes

Leonardo Levatti é mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e graduado em jornalismo pela mesma instituição. Na área acadêmica, pesquisou sobre o podcast jornalístico Mamilos, interessado na maneira pela qual empatia e vínculo sonoro se manifestavam na atração - mergulho do qual resultou a dissertação intitulada: "Os Vínculos Sonoros no Ambiente Comunicacional do Podcast Mamilos" no segundo semestre de 2019. São temas de interesse: rádio e podcast; jornalismo e entretenimento; o lúdico e a gamificação. Participou como expositor do Seminário Brasil-Colômbia, em 2017, e da ComCult, em 2018. Foi ouvinte da edição 2017 da Compós. A nível de mercado, passou pelas rádios Nova Difusora de Osasco, ABC e Jovem Pan, alternando funções de produção, redação, locução, apresentação e reportagem. Na televisão, foi repórter do programa Vem Comigo, da TV Gazeta, em matérias especiais junto a Goulart de Andrade. Atuou na Rede Globo de Televisão como assistente de produção do programa Bem-estar. Colecionou ainda experiências no núcleo de entretenimento da emissora com participação nos programas Domingão do Faustão, Mais Você, Programa do Jô, Encontro e The Voice Brasil. Também integrou a equipe de produção de eventos, tais quais Lollapalooza, Carnaval Globeleza e Show da Virada. Foi correspondente do jornal alemão Der Tagesspiegel na cobertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 em parceria com o jornal O Globo. Coordenou o Núcleo Audiovisual da Faculdade Cásper Líbero, onde contribuiu para a formação dos estudantes à frente da Rádio Universitária e da Produtora Experimental. Atualmente, é apresentador e editor-executivo da TC Rádio, primeira emissora do Brasil voltada para a cobertura do mercado financeiro. Faz locução comercial, apresentação de eventos e leva a oratória a mentorandos, empresas e profissionais de mercado.

Prof. Me. Ricardo Nóbrega

Prof. Me. Ricardo Nóbrega

Acesse o Lattes

Ricardo Nóbrega é Jornalista com especialização em Comunicação Corporativa e Relações Públicas. Também é Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Na comunicação corporativa, participou de projetos para empresas do setor da Construção Civil, Tecnologia, Seguros, Educação, Terceiro Setor, Entretenimento e Esportes. Atualmente, é responsável pela assessoria de imprensa da Fundação Cásper Líbero e suas unidades de negócio. Na agência Truly, em São Paulo, é Líder de Treinamentos e Consultor de Comunicação. Atua como docente do curso livre Social Media Training e no Programa de Pós-graduação da Cásper Líbero. Ainda no meio acadêmico, é membro dos grupos de pesquisa InfluCOM e AlgortmCOM.

Prof. Me. Julio Cesar Fernandes

Prof. Me. Julio Cesar Fernandes

Acesse o Lattes

Pesquisador de televisão, mestre em Comunicação com ênfase em televisão pela Universidade Metodista de São Paulo, com bolsa da CAPES, atualmente ocupa o cargo de supervisor executivo de operações do Jornalismo da TV Globo. Além disso, é professor no curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e na disciplina de Pós-Graduação em Produção de Transmídia. Possui MBA em gestão estratégica de pessoas e desenvolvimento humano de gestores pela Fundação Getúlio Vargas. Julio tem experiência em produção, programação e roteiro em rádio, televisão e mídia out of home, com foco nas áreas de jornalismo, esporte e entretenimento. Anteriormente, foi diretor do programa de rádio "Recapitulando, a respeito da história da telenovela brasileira" na Rádio Metodista Online entre 2006 e 2008, quando recebeu o prêmio APCA em São Paulo. Ao longo de sua carreira, trabalhou nas emissoras de TV Mundo Maior, Cultura, Bandeirantes, Sportv, Globo News e, desde 2009, está na TV Globo. Julio também desempenhou o papel de coordenador do Jornal Hoje e do evento mensal Bem-estar Global, realizado em várias cidades do país. Além disso, foi produtor de reportagem dos telejornais SPTV (1ª e 2ª edição), Bom Dia São Paulo e Antena Paulista. Ele possui experiência na cobertura de grandes eventos, como Carnaval, Eleições e Fórmula 1. É autor do livro intitulado "A memória televisiva como produto cultural: um estudo de caso das telenovelas no Canal Viva", com prefácio de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Julio também atuou como professor universitário no curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), além de ministrar cursos livres no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e em Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Atualmente, ele também leciona nos cursos de Pós-Graduação em TV na Universidade Anhembi Morumbi.

Prof. Me. Anderson Phillip Perri

Prof. Me. Anderson Phillip Perri

Acesse o Lattes

Formado em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado desde 2007. Recentemente, conclui o Mestrado em Comunicação, com ênfase em Comunicação na Contemporaneidade, com uma linha de pesquisa voltada para o Jornalismo, Imagem e Entretenimento, em 2022. Graduado em História pela Universidade de São Paulo em 2014, o que me permitiu desenvolver uma visão mais ampla sobre a sociedade e a cultura, além de agregar conhecimentos complementares. Atualmente, é professor universitário do curso de Bacharelado em Audiovisual na unidade do SENAC em Santo Amaro, onde leciono a disciplina de Introdução à Produção do Audiovisual, buscando transmitir aos alunos os conceitos e as técnicas mais atualizados do mercado. Assistente de direção do programa diário do SBT, que tem foco em notícias e matérias factuais, principalmente relacionadas a celebridades e novelas. Como roteirista e produtor, é responsável por produzir e escrever matérias, tanto de redação quanto externas, com foco em entrevistas e eventos com famosos, sempre buscando trazer informações relevantes e exclusivas para o público.

Prof. Me. Marciliano Antonio Silva Junior

Prof. Me. Marciliano Antonio Silva Junior

Acesse o Lattes

Consultor e membro do Grupo de Pesquisa AlgoritmCOM, Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. MBA pela Fundação Instituto de Administração, FIA; Pós-Graduado em Marketing pela ESPM e com graduação em Comunicação - Publicidade e Propaganda. Com mais de 35 anos de atuação em gestão de grandes empresas do setor de Comunicação, foi diretor do Jornal Valor Econômico e do Grupo Abril - São Paulo, Brasil.

Ficou com dúvidas?