O País em estado de emergência | Unifai Pular para o conteúdo principal

Conto, com a Reitora

O País em estado de emergência

Quem tem acompanhado minhas ideias neste espaço deve ter percebido o tom otimista com o qual tenho me pronunciado a respeito dos rumos de nossa instituição, sobretudo no que toca à qualidade de nosso ensino. Tenho louvado o esforço de coordenadores e professores dos diferentes cursos na aplicação de estratégias inovadoras de aprendizagem e qualificação cada vez maior do corpo docente, na contramão do que tem acontecido com várias Instituições Superiores de Ensino (IES), que visam ao lucro acima de tudo e oferecem ao público educação de qualidade duvidosa. 

A transferência crescente para o UNIFAI de alunos vindos de instituições renomadas, e que foram absorvidas por grandes grupos educacionais, é um sinal disso. Estão descobrindo o UNIFAI, pois “ele é mais do que você imagina”! Certo, é preciso qualidade, mas também é preciso ser sustentável. Um corpo docente qualificado e uma infraestrutura adequada a um bom ensino custam caro, ainda mais para uma instituição que não contou num passado próximo com os fomentos do governo em grande escala e que beneficiaram esses grupos educacionais. Este é o nosso próximo desafio: crescimento sustentável. 

Quando ando pela instituição, sinto algo de positivo no ar. Mas há fatos que corroboram isso. O Curso de Serviço recebeu conceito ENADE 4, uma nota espetacular diante dos muitos desafios por que passou o curso! O resultado, referente a 2016, consta da Portaria nº 697, de 31.08.2017, publicada no Diário Oficial da União em 01/09/2017. Também tivemos há pouco outra grande notícia. Todos os cursos oferecidos pelo UNIFAI foram contemplados com estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) no ano de 2017. Publicado pela Editora Abril, o Guia é instrumento relevante para o aluno na busca por um curso superior de qualidade.

Mais do que comemorar o bom momento de nossa instituição, quero agradecer imensamente a todos os que contribuíram para que isso acontecesse, funcionários, professores, coordenadores e também vocês alunos, particularmente por seu empenho no ENADE. Quero agradecer e parabenizar a professora Alessandra Medeiros pelos esforços na coordenação do Curso de Serviço Social e a todos os demais coordenadores. O reconhecimento do trabalho de todos vocês está aí, na nota e nas estrelas. Agradeço também aos alunos que têm confiado a nós a tarefa de bem prepará-los não apenas para o mercado, mas para a sociedade, que tanto necessita de bons e comprometidos profissionais com ética e qualificação pessoal. 

Como podem ver, o nosso desafio é justamente esse: oferecer ensino de qualidade a preços acessíveis. Como sabem, o UNIFAI é uma instituição sem fins lucrativos, mas tem as mesmas obrigações e deveres de uma organização de mercado. Nesse sentido, manter a qualidade e ao mesmo tempo ser sustentável, viável economicamente, é sempre um grande desafio. Por isso, continuamos contando com vocês para fazer o UNIFAI mais conhecido entre os amigos, colegas e familiares. Vocês, mais do que ninguém, acompanham de perto o empenho dos professores e funcionários em oferecer o melhor e fazer do UNIFAI uma instituição responsável e confiável.
Meu muito obrigado a todos!

Reitor Prof. Dr. Pe Edelcio Ottaviani

São Paulo, 17/09/2017

Imagem de uma mulher branca, loira de cabelos lisos, sorrindo com um fundo escuro.

Profª. Drª. Karen Ambra

Reitora do Centro Universitário Assunção - UNIFAI