Qualidade reconhecida: cursos de graduação do UNIFAI são estrelados no Guia da Faculdade 2021 | Unifai Pular para o conteúdo principal

Conto, com a Reitora

É com alegria e satisfação que conto uma bela notícia para quem já é parte do UNIFAI ou está pensando em (re)ingressar. Vários cursos de graduação do Centro Universitário foram estrelados e constam no Guia da Faculdade 2021.

Para entendimento de como funciona a atribuição das estrelas e a importância disso, vou fazer um resumo. O Guia da Faculdade, fruto de uma parceria firmada (no fim de 2018) entre o jornal O Estado de S. Paulo e a empresa Quero Educação, teve a sua edição mais recente publicada no último domingo, dia 24/10/2021.

Foram analisados mais de 16 mil cursos de Bacharelado e de Licenciatura oferecidos no país (devidamente cadastrados no MEC e com pelo menos uma turma formada), por meio da metodologia denominada “avaliação por pares”. Participaram dela, de modo voluntário, mais de 9 mil professores universitários que responderam a questionários avaliativos considerando-se o Projeto Pedagógico do Curso, o corpo docente e a infraestrutura.

A partir destes 3 eixos e de indicadores específicos, cada curso recebeu de 1 a 5 estrelas, atribuídas a partir dos conceitos de qualidade que resultaram da análise feita por 6 professores.

O conceito muito bom, representado por 4 estrelas, foi considerado para os seguintes cursos oferecidos pelo UNIFAI (e apresentados aqui em ordem alfabética): bacharelado em Filosofia, Biblioteconomia, licenciatura em Filosofia, Pedagogia e Serviço Social. O conceito bom, correspondente a 3 estrelas, foi atribuído para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, e Licenciatura em História.

Obviamente, assim como é o caso do UNIFAI, toda Instituição de Ensino Superior deve estar em dia com suas obrigações junto ao Ministério da Educação e, com isso, assegurar o fornecimento de diplomas e certificados para aqueles que concluem os cursos oferecidos. No entanto, a nossa busca contínua é pelo aperfeiçoamento do trabalho acadêmico desenvolvido e, sobremaneira, motivada pelo desejo de oferecer as melhores condições possíveis para aqueles que buscam transformar a própria vida. Assim sendo, o olhar avaliativo externo e decorrente reconhecimento de qualidade dos nossos cursos, constante no Guia da Faculdade 2021, renovam os nossos esforços rumo ao aprimoramento.

Todo bom resultado frutifica do engajamento individual somado ao trabalho coletivo, por isso aproveito para agradecer aos nossos professores, que não apenas têm formação, experiência e titulação, mas vocação para ensinar, vontade de aprender e disponibilidade para colaborar. Que em plena pandemia se reinventaram e continuam se reinventando, que com olhar sensível, vontade inesgotável e crença indomável buscam fazer a diferença na vida dos nossos estudantes. Agradeço também aos funcionários do corpo técnico-administrativo que, mesmo remotamente, se dedicaram para dar continuidade ao trabalho, reestruturando processos e criando soluções para os desafios que se impuseram na pandemia. Neste momento, o apoio da nossa mantenedora, a Fundação São Paulo, foi absolutamente imprescindível.

Os sentimentos de orgulho e de pertencimento, a uma Instituição séria e de qualidade reconhecida, não são passageiros, mas marcam quem opta pelo Centro Universitário Assunção e ajudam a delinear o futuro. Todos temos o poder da escolha, mas a força das consequências é implacável. Estudar tem impacto transformador na vida. Por isso, o UNIFAI continuará firme na missão de ensinar com qualidade, de acolher com excelência e de lutar para incluir.

Profa. Karen Ambra

São Paulo, 26/10/2021

Imagem de uma mulher branca, loira de cabelos lisos, sorrindo com um fundo escuro.

Profª. Drª. Karen Ambra

Reitora do Centro Universitário Assunção - UNIFAI