Um início de ano estupendo! | Unifai Pular para o conteúdo principal

Conto, com a Reitora

Um início de ano estupendo!

Iniciar um ano letivo, um novo ciclo, um novo curso, uma nova etapa é sempre momento de grande expectativa. E nada melhor do que começar, recomeçar, sabendo-se coberto pelas bênçãos de Deus. É a ele que recorro, primeiramente para agradecer, paradoxalmente, o excelente ano de 2016. Quando muitos pareciam desorientados pelos rumos do País, nós do UNIFAI estávamos pavimentando uma rota que começa agora a surtir efeitos.

E quero dar minhas boas-vindas particularmente a quem ingressa no Centro Universitário Assunção e aos que já estão conosco nessa caminhada rumo ao conhecimento e ao crescimento profissional. Queremos que se sintam em casa e aproveitem o que de bom nossa instituição tem a oferecer. E tem muito! Mais do que imaginam!

Também para dar as boas-vindas a vocês, ingressantes e veteranos, o Grão-chanceler da instituição, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, nos honrou com sua presença na grandiosa celebração da noite do dia 10 de março em nosso auditório. Nesse momento de ação de graças, estiveram conosco, ainda, o reitor do Seminário de Filosofia Santo Cura D'Ars, da Arquidiocese de São Paulo, Pe. Frank Antonio de Almeida, e o secretário do Cardeal, Pe. Pedro Augusto Ciola de Almeida. Juntos, eles celebraram para uma assembleia participativa, formada por alunos novos e veteranos dos vários cursos, e por coordenadores, professores e funcionários. A animação litúrgica ficou por conta dos seminaristas da Arquidiocese. Realmente um grande encontro!

Aproveitei a celebração para agradecer a Deus pelas conquistas do UNIFAI no decorrer de 2016, torná-las conhecidas de todos os presentes, e reafirmar nosso compromisso com todos os alunos no sentido de fazer, enquanto estiverem conosco, um tempo de aprendizado, de partilha, de esperança.

Grandes foram as conquistas do UNIFAI em 2016 e que culminaram nesse excelente início de 2017, quando tivemos abertura de turmas em praticamente todos os cursos. Para os que não puderam compartilhar conosco da celebração, faço questão de destacar aqui algumas delas:

A parceria do UNIFAI com a PUC-SP tem permitido maior qualificação de nossos docentes. Em 2016, três de nossos professores se tornaram doutores: Valéria Garrido, em Educação; Edineide Maria De Oliveira, em Ciências Sociais com foco em Administração; e Jean Rodrigues Siqueira, em Filosofia. E ganhamos dois novos mestres: Maria Cecilia Rizzi Lima, em Educação: História, Política, Sociedade; e José Rubens Demoro Almeida, em Direito. Nossos parabéns a todos.

Outro motivo de comemoração foi o recredenciamento junto ao Ministério da Educação, por mais três anos, do UNIFAI como Centro Universitário. Embora já tivéssemos cumprido todas as exigências, especialmente no quesito qualidade de ensino, o processo esbarrou na burocracia de gabinete e estava parado desde 2003. Isso atrapalhou nossos avanços como Instituição de Ensino Superior nas áreas de pesquisa e extensão.

Neste início de ano letivo uma coisa também nos chamou a atenção: o considerável número de alunos transferidos de outras instituições, inclusive de instituições que foram adquiridas por grandes grupos econômicos. A boa procura demonstra que a sociedade começa a diferenciar instituições de ensino sérias daquelas que optaram por transformar a educação em mais um produto de consumo.

Temos de comemorar, ainda, o crescimento do número de interessados em nossos cursos de Pós-graduação. O mercado está retraído, mas as pessoas insistem no aperfeiçoamento profissional, sabendo que podem contar com a experiência, a qualidade e a tradição do UNIFAI.

Por último, não posso deixar de destacar os projetos em andamento da Pastoral Universitária: o de celebrar, com momentos reflexivos na Capela do UNIFAI, a presença de Maria na história da Salvação ao longo deste ano. Nossa instituição faz coro com a Igreja, que em 2017 celebra os 300 anos de Aparecida;

Em andamento na Pastoral Universitária, ainda, o Curso de Cultura e Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados e o Programa "Abraço: ampliando horizontes, construindo laços". Este último, desenvolvido com o apoio da Vara da Infância e Juventude do Foro Regional de Santo Amaro, envolve nossos cursos de Pedagogia, Serviço Social e Direito na capacitação de interessados em apadrinhar afetivamente crianças e adolescentes com poucas perspectivas de reintegração familiar ou adoção. Um belo trabalho, sem dúvida.

Como podem ver, o UNIFAI vive um grande momento e tem todos os motivos para comemorar, mas é a confiança de vocês em nosso trabalho e o esforço de todos que ajudarão a manter o fôlego e as melhores perspectivas em um ano que já começou abençoado e tem tudo para continuar estupendo!

Reitor Prof. Dr. Pe Edelcio Ottaviani

São Paulo, 07/03/2017

Imagem de uma mulher branca, loira de cabelos lisos, sorrindo com um fundo escuro.

Profª. Drª. Karen Ambra

Reitora do Centro Universitário Assunção - UNIFAI