
Administração (Bacharelado)
Sobre o Curso
O curso de Administração forma o profissional requisitado em praticamente todos os departamentos de uma organização privada ou pública, responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento dos recursos humanos, materiais, financeiros e mercadológicos. Este profissional conduz as relações entre companhia e empregados, participando dos processos de recrutamento, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de categoria. Traça planos de carreira e programas de benefícios e incentivos. Coordena os recursos materiais da companhia, controlando compra e estocagem de matérias-primas e produtos finais. No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com publicidade e marketing, na promoção de vendas de produtos e/ou serviços.* "A atividade profissional do Administrador, como profissão, liberal ou não, compreende: elaboração dos pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização; pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral.” (artigo 3° do decreto 61.934/67, que regulamenta a profissão).
Perfil do Profissional
Organização, disciplina, planejamento, domínio de cálculo e estatística, empreendedorismo, criatividade, flexibilidade, capacidade de liderança e gosto por trabalhar em equipe, bom conhecimento em finanças e contabilidade.
Em que trabalha o Profissional
Administração de RH
Cuida das relações entre funcionários e empresa, coordena seleção e admissão, planos de carreira e de salários, programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.
Administração Financeira
Organiza e coordena as atividades financeiras, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.
Administração Hoteleira
Gerencia hotéis, flats, pousadas e parques temáticos. Supervisiona o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.
Administração de Produção
Supervisiona o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.
Administração Esportiva
Gerencia times e equipes, promove competições e cuida do marketing esportivo de uma associação ou de uma empresa. Em órgãos oficiais, ajuda a definir políticas para o esporte.
Administração Rural
Controla processo de produção, distribuição e comercialização de produtos em empresas rurais e agroindustriais.
Administração do Terceiro Setor
Planeja e coordena as operações de ONGs, gerindo captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.
Auditoria e Perícia
Acompanha a análise de documentos de diversos setores de uma organização, elabora exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia, como questões financeiras ou de RH.
Comércio Exterior
Administra e planeja negociações de importação e exportação.
Controladoria
Planeja e gerencia o orçamento de empresas, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.
Empreendedorismo
Define as estratégias de criação e direção de um empreendimento, ou de uma nova unidade de negócio, avaliando oportunidades, concorrência e gestão de pessoas.
Gestão Ambiental
Gerencia recursos físicos, humanos e financeiros para adoção de políticas e realização de projetos de sustentabilidade ambiental.
Gestão de Qualidade
Aperfeiçoa os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias; coordena programas que melhoram a qualidade de vida de funcionários e clientes.
logística
Estabelece e administra o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.
marketing
Define as estratégias de atuação, estuda as necessidades dos clientes, desenvolve produtos e serviços e planeja as vendas.
Sistemas de Informação
Gerencia sistemas de tecnologia de informação, atualizando equipamentos e programas.
*Fonte: Guia do Estudante Abril
Matriz Curricular
Estrutura Curricular
Curso: 00001 - Administração
Habilitação: 1 - Bacharel em Administração
Grade: 38 - grade 2019/1
PERÍODO DA DISCIPLINA | CÓDIGO DA DISCIPLINA | DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (HORA AULA) | CARGA HORÁRIA (HORAS) |
1 | 150070 | Antropologia Teológica | 40 | |
1 | 150123 | Capital Humano nas Organizações | 80 | |
1 | 150424 | Ética e Cidadania | 40 | |
1 | 150559 | Gestão Estratégica de Marketing | 80 | |
1 | 150824 | Mercado e Sociedade | 80 | |
1 | 151163 | Teoria Geral e Fundamentos da Administração | 80 | |
2 | 150154 | Comunicação e Expressão | 80 | |
2 | 150174 | Contabilidade Básica | 80 | |
2 | 150392 | Estatística Aplicada | 40 | |
2 | 150564 | Gestão Estratégica Empresarial | 80 | |
2 | 150802 | Matemática Financeira Aplicada | 80 | |
2 | 150859 | Noções de Direito | 40 | |
3 | 150197 | Contabilidade Gerencial e Financeira | 80 | |
3 | 150479 | Fundamentos das Ciências Sociais | 40 | |
3 | 150728 | Legislação Social e Trabalhista | 80 | |
3 | 150784 | Macroeconomia | 40 | |
3 | 150833 | Metodologia do Trabalho Científico | 80 | |
3 | 150845 | Métodos Quantitativos | 80 | |
4 | 150028 | Administração Financeira e Orçamentária I | 80 | |
4 | 150138 | Comércio Exterior | 40 | |
4 | 150178 | Contabilidade Comercial | 40 | |
4 | 150780 | Logística | 40 | |
4 | 150826 | Mercado Internacional | 40 | |
4 | 150912 | Planejamento e Controle da Produção | 80 | |
4 | 151046 | Redação Empresarial | 80 | |
5 | 150029 | Administração Financeira e Orçamentária II | 80 | |
5 | 150304 | Direito Empresarial | 40 | |
5 | 150376 | Empreendedorismo e Inovação | 80 | |
5 | 150558 | Gestão Estratégica da Informação | 80 | |
5 | 151016 | Psicologia Aplicada à Administração I | 40 | |
5 | 151158 | Teoria das Organizações I | 80 | |
6 | 150010 | Administração de Materiais I | 40 | |
6 | 150026 | Administração e Sistema de Informação | 80 | |
6 | 150036 | Administração Mercadológica | 80 | |
6 | 150855 | Negociação | 40 | |
6 | 151017 | Psicologia Aplicada à Administração II | 40 | |
6 | 151106 | Sustentabilidade Social e Meio Ambiente | 40 | |
6 | 151159 | Teoria das Organizações II | 80 | |
7 | 150011 | Administração de Materiais II | 40 | |
7 | 150014 | Administração de Recursos Humanos | 80 | |
7 | 150373 | Elaboração e Análise de Projetos I | 80 | |
7 | 150538 | Gestão de Riscos Corporativos | 40 | |
7 | 150560 | Gestão Estratégica de Negócios | 80 | |
7 | 151151 | Teoria da Administração Contemporânea I | 80 | |
8 | 150097 | Atividades Complementares/Orientação | 10 | |
8 | 150330 | Direito Tributário | 40 | |
8 | 150374 | Elaboração e Análise de Projetos II | 80 | |
8 | 150389 | Estágio Supervisionado | 40 | |
8 | 150579 | Governança Corporativa | 40 | |
8 | 150658 | Inteligência Competitiva | 40 | |
8 | 150699 | Jogos de Empresas | 40 | |
8 | 151052 | Redes de Negócios na Organização | 80 | |
8 | 151152 | Teoria da Administração Contemporânea II | 80 | |
8 | 151178 | Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação | 40 | |
Produção e Apresentação de TCC | 40 | |||
Estágio in loco | 320 | |||
Atividades Complementares | 160 | |||
Carga Horária Total do Curso | 3.906 h/a | 3.255 horas |
Carga Total Curso 3.255 horas
Autorizacao: Decreto n° 90.821 de 18/01/1985
Reconhecimento: Portaria MEC nº. 503, de 27.09.1988 (D.O.U. em 29.09.1988)
Renovação: Portaria MEC nº. 702, de 18.12.2013 (D.O.U. em 19.12.2013)
A disciplina de LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais é ofertada como disciplina opcional, todos os semestres, para todos os alunos que desejarem se matricular, em dias e horários compatíveis com o horário das aulas do curso, dentro do número de vagas disponíveis.
Legenda: (ATPD - Atividades Teóricas e Práticas das Disciplinas referente aos cursos de Licenciatura; SELET - Disciplinas Seletivas referente ao curso de Filosofia; EAD - Disciplinas que serão ministradas através de ensino à distância.)
Corpo Docente
Ficou com dúvidas?
Os portadores de diploma de graduação são dispensados de Processo Seletivo.
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No ato da matrícula, o candidato deve entregar uma declaração atualizada da escola informando que concluiu o Ensino Médio e que seu histórico escolar está em fase de confecção. O mesmo também deve conter o prazo no qual o documento ficará pronto.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Sim. A Instituição é credenciada junto ao Governo Federal nos programas ProUni e FIES.
A Instituição possui uma Política de Descontos e Bolsa Filantrópica. Clique aqui conheça todas as modalidades de desconto
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193