
Filosofia (Licenciatura)
Sobre o Curso
O Curso forma licenciados em Filosofia, uma disciplina que se desenvolve pela reflexão crítica e sistematizada da relação do homem com o universo. O curso oferece análise não apenas das correntes clássicas do pensamento ocidental, mas também dos pensadores que despontam em nossa contemporaneidade. Em um ambiente valorizado pela articulação entre as diferentes áreas do saber, estende suas especificidades como base ao desenvolvimento de outras ciências, tais como Teologia, Psicologia, História, Direito e demais campos que necessitem de uma visão mais ampla da realidade complexa em que vivemos. Apresenta os fundamentos da Ética, os princípios de uma economia justa e as condições necessárias para um agir político responsável. É um curso indicado aos interessados em dar aulas para o Ensino Médio e possivelmente também no ensino fundamental (encontra-se na Assembleia Legislativa de São Paulo Projeto de Lei para introduzir a disciplina também no fundamental dos colégios da rede pública); aos graduados em outras áreas que queiram complementar a formação e aos que desejam enriquecer o conhecimento e desenvolver espírito crítico e reflexivo.
Perfil do Profissional
Estudar Filosofia exige gosto pela leitura; bom raciocínio lógico, gosto pelas áreas de humanas, aguçado espírito crítico/questionador e vontade de decifrar o mundo e de articular novas propostas para mudanças de realidades sociais.
Em que trabalha o Profissional
Habilita-se a dar aulas em escolas de Ensino médio e a desenvolver e aplicar projetos educacionais em escolas e empresas; desenvolve pesquisas, presta consultoria para instituições científicas, artísticas e culturais e pode dedicar-se à carreira acadêmica como pesquisador em áreas de lógica, filosofia da ciência, ética, estética, filosofia da arte ou da política, entre outras. Embora seja uma carreira em ascensão graças à nova política de ensino, que institui a volta da disciplina no ensino médio, a atuação do profissional de Filosofia vai muito além do meio acadêmico. Em outros países é grande a procura do profissional para atuar em hospitais, no meio corporativo e em organizações do terceiro setor. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse profissional encontra campo de trabalho em organizações empresariais para conduzir processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento de mão de obra. Também no Brasil devem surgir novas demandas para o trabalho do filósofo diante de um mercado globalizado e cada vez mais competitivo.
Matriz Curricular
Estrutura Curricular
Curso: 00004 - Filosofia
Habilitação: 1 - Licenciado em Filosofia
Grade: 16 - grade 2023/1
Matriz Aplicada: 11930
PERÍODO DA DISCIPLINA | CÓDIGO DA DISCIPLINA | DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (HORA AULA) | CARGA HORÁRIA (HORAS) |
1 | EXT - 156478 | História da Filosofia Clássica | 40 | 33,33 |
1 | 151197 | História da Filosofia Platônica | 40 | 33,33 |
1 | 150667 | Introdução à Lógica | 80 | 66,67 |
1 | 151832 | Introdução ao Pensamento Histórico-Filosófico | 80 | 66,67 |
1 | 150686 | Introdução ao Pensamento Teológico | 40 | 33,33 |
1 | 150841 | Métodos e Técnicas de Pesquisa | 40 | 33,33 |
1 | 150879 | Oficina de Interpretação de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
1 | 151848 | Práticas Pedagógicas Orientadas e Caracterização | 40 | 33,33 |
2 | 150334 | Diversidade Étnico Cultural | 40 | 33,33 |
2 | 150612 | História da Filosofia Helenística e Romana | 80 | 66,67 |
2 | 151201 | História da Filosofia Patrística | 80 | 66,67 |
2 | 150679 | Introdução ao Grego | 40 | 33,33 |
2 | 150820 | Memória, Pensamento e História | 40 | 33,33 |
2 | EXT - 156479 | Oficina de Didática: Trajetória Histórica e Formação do Professor | 40 | 33,33 |
2 | 151853 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 40 | 33,33 |
2 | 151856 | Técnicas de Linguagem e Comunicação para docentes | 40 | 33,33 |
3 | 151828 | História da Filosofia Medieval Escolástica | 40 | 33,33 |
3 | EXT - 156480 | História da Filosofia Moderna: do Renascimento ao Empirismo | 80 | 66,67 |
3 | 151837 | Metafísica Aristotélica - Tomista | 80 | 66,67 |
3 | 151839 | Oficina de Didática: Reflexões da Docência | 40 | 33,33 |
3 | 151841 | Oficina de Produção de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
3 | 151843 | Práticas e Técnicas Assistivas à Inclusão | 40 | 33,33 |
3 | EXT - 156481 | Socilogia Clássica | 80 | 66,67 |
4 | 150456 | Filosofia Política Moderna | 40 | 33,33 |
4 | 151806 | Fundamentos da Ética Natural e Direitos Humanos | 40 | 33,33 |
4 | 150617 | História da Filosofia Moderna: Idealismo Transcendental | 80 | 66,67 |
4 | 150779 | Lógica Simbólica | 80 | 66,67 |
4 | EXT - 156483 | Oficina de Entendimento e Elaboração do Processo Avaliativo | 40 | 33,33 |
4 | 150934 | Política Educacional e Organização da Educação Brasileira | 40 | 33,33 |
4 | EXT - 156482 | Sociologia Contemporânea | 80 | 66,67 |
5 | 151802 | Epistemologia Moderna (Teoria do Conhecimento) | 80 | 66,67 |
5 | 150445 | Filosofia das Ciências Naturais | 40 | 33,33 |
5 | 150455 | Filosofia Política Contemporânea | 40 | 33,33 |
5 | EXT - 156484 | História da Filosofia Contemporânea: da Dialética ao Perspectivismo | 80 | 66,67 |
5 | 151844 | Práticas Inclusivas para Surdos (LIBRAS) | 40 | 33,33 |
5 | 151849 | Práticas Pedagógicas Orientadas em Filosofia e História | 40 | 33,33 |
5 | 151027 | Psicologia Geral | 80 | 66,67 |
6 | 150046 | Ambiente e Sustentabilidade | 40 | 33,33 |
6 | EXT - 156485 | Epistemologia Contemporânea (Teoria do Conhecimento) | 80 | 66,67 |
6 | 150444 | Filosofia da Linguagem | 80 | 66,67 |
6 | EXT - 156486 | História da Filosofia Contemporânea: Fenomenologia e Existencialismo | 80 | 66,67 |
6 | 151196 | Introdução ao Latim | 80 | 66,67 |
6 | 151838 | Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia e História no Ensino Médio | 40 | 33,33 |
7 | 152745 | Antropologia Filosófica | 80 | 66,67 |
7 | 150333 | Discussão Sobre as Práticas Observadas no Ensino Fundamental e Médio | 40 | 33,33 |
7 | EXT - 156488 | Ética Contemporânea | 80 | 66,67 |
7 | EXT - 156487 | Filosofia das Religiões | 80 | 66,67 |
7 | 152743 | Leitura de Textos Originais em Grego - Filosofia | 40 | 33,33 |
7 | 150735 | Leitura de Textos Originais em Latim | 40 | 33,33 |
7 | 152748 | Práticas Pedagógicas Orientadas - Filosofia | 40 | 33,33 |
8 | 150098 | Atividades Complementares/Orientação | 10 | 8,33 |
8 | 151187 | Estágio Supervisionado | 40 | 33,33 |
8 | 152747 | Estética Contemporânea | 80 | 66,67 |
8 | EXT - 156489 | Filosofia da Educação | 80 | 66,67 |
8 | 156496 | Filosofia da Mente | 80 | 66,67 |
8 | 156495 | Filosofia e Decolonialismo | 80 | 66,67 |
8 | 150700 | Laboratório de Materiais e Recursos Tecnológicos | 80 | 66,67 |
8 | 151178 | Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação | 40 | 33,33 |
Produção e Apresentação de TCC | 40 | 33,33 | ||
Atividades Complementares | 240 | 200,00 | ||
Estágio in loco | 480 | 400,00 | ||
Carga Horária Total do Curso | 4050 h/a | 3375 horas |
Corpo Docente

Domingos Zamagna

Karen Ambra
Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2005) em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Instituição onde a Graduação em Pedagogia foi concluída (no ano de 2001). No UNIFAI (Centro Universitário Assunção), é a atual Reitora (para o mandato 2020-2024), foi Vice-reitora (jan. 2013 - out. 2020) e Pró-reitora Comunitária (de 2010 a 2012). Atua, ainda, como Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Cultura (desde junho de 2012), sendo a Professora e Orientadora (dos Trabalhos de Conclusão de Curso) na referida Especialização. Outrossim, exerce a docência na Licenciatura em Pedagogia, História e Filosofia. Foi professora na Educação Básica, tanto na Educação Infantil como nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. É autora do livro Aprendendo a conviver: as regras na brincadeira de faz de conta (2012). Os seguintes temas são tanto objeto de interesse e pesquisa como de atuação: Psicologia da Educação; Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem Infantis; Educação Infantil; Metodologia de Pesquisa e o Brincar

Jean Rodrigues Siqueira
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017) e Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (desde 2020), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Licenciado em História pelo Centro Universitário Nove de Julho (2007) e Bacharel em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2001). Atualmente é professor do curso de Graduação em Filosofia do Centro Universitário Assunção e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização, Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo” da mesma instituição.

Laez Barbosa Fonseca

Leomar Nascimento de Jesus
Ficou com dúvidas?
Os portadores de diploma de graduação são dispensados de Processo Seletivo.
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No ato da matrícula, o candidato deve entregar uma declaração atualizada da escola informando que concluiu o Ensino Médio e que seu histórico escolar está em fase de confecção. O mesmo também deve conter o prazo no qual o documento ficará pronto.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Sim. A Instituição é credenciada junto ao Governo Federal nos programas ProUni e FIES.
A Instituição possui uma Política de Descontos e Bolsa Filantrópica. Clique aqui conheça todas as modalidades de desconto
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193